grande problema com partições("quase" inacreditave

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

grande problema com partições("quase" inacreditave

Mensagempor kebrus » Quinta Mar 16, 2006 23:46

bem, eu nunca pensei que algo como isto fosse possivel... por favor leiam até ao fim e já percebem, já estou esgotado de ideias quanto ao que tenho de fazer para por isto tudo bem...

então é assim, tudo começou quando a firewall bloqueou o que não devia e me lixou o windows, nao conseguia resolver o problema e decidi instalar o windows por cima do anterior para tentar pelo menos copiar os ficheiros importantes para outra partição e depois formatar... e foi então que começaram os problemas mesmos sérios...

tenho dois discos, um antigo ide de 60gb e um novo 160gb sata, cada um com duas partições (uma para o windows e outra pra tralha, apesar de só ter um instalado), a partição onde estava o windows que se foi era a primeira (20gb) no disco de 160, e ao tentar instalar o windows por cima, talvez porque o cd estivesse riscado ou assim, ele na parte de copiar os ficheiros para o disco acusou que tres deles estavam corrompidos, como nao tinha mais nenhum SO instalado em partição nenhuma pus ignorar com a esperança que não fossem importantes... mas pelos vistos um deles era importante (ficheiro ntldr)

ele instalou e iniciou o windows, instalei algumas drivers, programa para gravar cds e pouco mais, só suficiente para poder copiar os ficheiros para outra partição ou cds, ainda consegui fazer algumas coisas, até que entretanto ao copiar ficheiros ele começou a dizer que eles estavam corruptos (o que era impossivel porque tinha acabado de aceder a eles) até que reiniciou e fez o checkdisk do windows, corrigiu uma cambada de erros, os ficheiros passaram a estar acessiveis na mesma, até que começou novamente os problemas e desta vez ele reiniciou e já não ligava o windows (dando o erro "ntldr file missing"... quem diria -_- ) não querendo mexer mais, decidi instalar provisoriamente no outro disco o windows (agora com um cd limpinho) para tentar recuperar os dados da outra partiçao do outro disco, fi-lo sem problemas, mas infelizmente, mesmo experimentando mais de dez programs diferentes de recuperação de dados, muito pouco recuperei, enquanto recuperava os ficheiros e tentava recuperar a partição sem a formatar, o erro mudou e passou a dizer "tabela de partições inválida ou corrupta"

decidi de uma vez por todas formatar a partição em questão e instalar o windows lá, ele copia os ficheiros da instalação, mas quando iniciava, o mesmo erro das tabelas de partiçoes ficava, e nao deixava continuar instalação, pesquisei até me cansar, tanto sobre o erro como sobre programas que recuperam esse erro e até agora, os únicos que foram mais/menos uteis são o norton partition magic (este é o da praxe, já o tinha) o table doctor 3 e o DIY diskpatch

o diskpatch faz um scan à área do disco que quero e ele faz os reparos que tem a fazer, incluindo erros da tabela de partiçoes, problema: se fizer um scan ao disco inteiro e só disser para reparar a partição 1, ele faz, mas não deixa activar a segunda e portanto depois nao aparece no disco, ou aparece como espaço nao particionado (onde tenho MUITA coisa que nao quero perder), se fizer um scan a tudo e escolher as duas partiçoes pra reparar, fica tudo na mesmo e o erro das tabelas fica

com a ajuda do partition magic tinha tentado formatar a partir dali e instalar, mas nada, o erro continua, ele proprio às vezes acusava um erro na partição em questão e resolvia-o... ...várias vezes

o table doctor 3 parece reparar qualquer coisa, pois ele deixava de dar o erro das tabelas de partições e voltava ao erro do ntldr depois de tentar instalar o windows, algo estranho porque já tinha um cd limpinho e o ntldr era copiado sem dar erro nenhum

mas... (e aqui começa a parte realmente estranha)

depois de reparos do table doctor e partição criada pelo partition magic, tantando instalar windows, depois de ele copiar os ficheiros, quando reinicia para continuar a instalação já dá um erro novo, ele tenta ligar-se pelo cd mas diz que à um disk error e para inserir o cd (quando ele já está lá dentro) e portanto nao continua a instalação, massss agora está a parte gira que nunca tinha ouvido falar, se tentar inciar o outro windows que instalei provisóriamente no outro disco aparece para escolher qual dos windows quero iniciar (o provisorio ou o novo) e se escolher o novo ele até continua a instalação e fico com o windows instalado na partição onde quero e com uma letra na drive diferente de c: , é normal ter mais de um SO instalado, o que não é normal, é que se instalar sem ter o outro disco (provisorio) ligado ele continua a dar o erro das tabelas, e se retirar agora o disco de lá, ele dá o erro de inserir o cd só iniciando se for a partir do outro disco...

ou seja, se quero ter na partição que quero o windows a correr que possa aceder a todo lado tenho um disco dependente do outro, se quero o windows indepente nessa partição, corrijo o problema das tabelas mas de pois não posso aceder à outra partição, o único que funciona bem, é o windows provisório, mas nao quero o windows nesse...

por favor, digam-me o que fazer, dêm mais ideias porque já esgotei quse tudo de combinações possiveis, a única coisa que quero é formatar a partição em questão e instalar lá o windows.... o que está a parecer complicado

PS: uma ideia que ainda não experimentei: fazer resize à partição de 140gb para ocupar o espaço da outra de 20gb e assim aí instalar o windows e mais tarde voltar a fazer resize e separar essa partição em duas novamente
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 17:53

Mensagempor gandamaluko » Sexta Mar 17, 2006 1:06

Apenas com o disco sata instalado, quando chega À parte onde vês as partições tenta eliminar a partição de 20Gb e cria-la novamente.
De dêr erro, indica qual é.

Cumps
LC Power 550W Super Silent rev2.0
Asrock Dual-SATA2
AMD 64 3200+
Twinmos 2*512 DDR400
ATI PowerColor x1800 GTO (256MB)
WD 200GB 7200 SATA 8Mb Cache
Pinnacle PCTV Pro
Pioneer 107D
Plextor PX-116A2
Yamaha CRW3420E
gandamaluko
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Abr 23, 2005 19:01

Mensagempor kebrus » Sexta Mar 17, 2006 2:22

depois de tudo o que já fiz, até pode ser que seja diferente, mas antes de experimentar o partition magic e o table doctor experimentei fazer isso várias vezes e dava sempre o erro de tabela de partição, em todo o caso, amanhã (hoje por acaso) eu vou experimentar fazer isso novamente e digo o erro
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SkyWalker » Sexta Mar 17, 2006 10:20

O que eu te sugiria é que, caso seja possivel, arranjes um disco para instalar o Windows XP.
Pelo que dizes é de todo conveniente, porque, perante os problemas que estás a ter, quanto mais mexeres nos discos, pior.

A solução seria qualquer coisa do género:

1. Ligar só o disco para instalar o XP, e uma drive de DVD ou CD.
2. Instalar XP e configurar tudo certinho
3. Ligar o disco de 160 para fazer os backups.

Quando acabasses, a solução será formatar o disco de 160G.
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor gandamaluko » Sexta Mar 17, 2006 13:16

Faz Backup dos dados para DVD ou para o disco sem problemas e usa um cd do Linux para limpar todas as partições.

Fica bem :)
LC Power 550W Super Silent rev2.0
Asrock Dual-SATA2
AMD 64 3200+
Twinmos 2*512 DDR400
ATI PowerColor x1800 GTO (256MB)
WD 200GB 7200 SATA 8Mb Cache
Pinnacle PCTV Pro
Pioneer 107D
Plextor PX-116A2
Yamaha CRW3420E
gandamaluko
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Abr 23, 2005 19:01

Mensagempor kebrus » Sexta Mar 17, 2006 16:46

pois, realmente já tinha pensado em limpar o disco inteiro, só que fazer backup de tudo o que tenho no disco é de loucos, porque tenho cerca de 120gb ocupados só de coisas que não quero apagar, e não posso passar uma parte desses ficheiros para o meu outro disco, porque tambem esse já tah cheio :o não é por acaso que o nome do de utilizador da minha sessão é "tralha" já venho a guardar cenas desde 2002/2003... e nunca gostei muito de guardar coisas em cds/dvds

já agora, talvez não tenham percebido, mas eu neste momento consigo aceder as duas partiçoes do disco de 160gb normalmente, e tenho um windows instalado no outro disco provisoriamente, o problema está mesmo se tentar instalar o windows sem ter o disco provisorio ligado, pois ele nem sequer consegue concluir a instalação do windows ficando-se pelo erro das tabelas logo ao primeiro reiniciar

talvez a melhor solução seja mesmo o backup, talvez peça um disco emprestado a alguem ou compre um novo e faça pra lá o backup (visto que pra mim espaço no disco foi sempre o maior problema)
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor kebrus » Sexta Mar 17, 2006 17:57

ok, já me decidi, já comprei um disco novo para onde vou fazer o backup

obrigado pelas sugestões, depois quando o disco chegar, fizer o backup e limpar o disco por completo eu aviso se correu bem ou não

decidi comprar um disco novo, porque assim asseguro-me que não perco as minhas coisas, já foi mau ter perdido a partição do windows que tinha alguns ficheiros importantes (tipo ambiente de trabalho e pasta meus documentos), mas seria ainda pior perder esta partição, prefiro dar algum dinheiro a perder tudo

cumps ;)
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante