Saudações
Eu cá já experimentei várias distribuições - Mandrake 10, 10.1, 2005 LE, Suse 9.2, Knoppix 3.3, 3.4, 3.7, Vector Linux 5, Gentoo 2004.3, Ubuntu 5.04 e Kubuntu 5.0.4.
Portanto já fui desde um extremo ao outro em termos de facilidade de utilização. Eu cá experimentaria distribuições de Linux pela seguinte ordem:
1º - Ubuntu/Kubuntu 5.04 - de longe a mais fácil de utilizar, o que significa que também serve perfeitamente para aqueles que não se querem chatear com o so e só querem é fazer o seu trabalho normal. O ideal é sacar o DVD, pois trás a versão live e a versão de instalação no mesmo disco.
2º - Vector Linux 5 SOHO - Poderia ser a mais fácil, mas não funciona bem com hardware moderno e a instalação de software não é tão fácil como o Ubuntu. Tem a vantagem de ter uma navegação na net mais fácil, pois já tem o flash player, java e leitor de vídeos integrados com o firefox.
3º Mandrake/Mandriva 2005 LE - Esta é a distribuição que aconselho para aqueles que querem começar a sujar as mãos nas entranhas do sistema operativo. Para quem quer fazer configuração avançada, implica umas idas ocasionais à linha de comandos, mas pode-se fazer muita coisa no painel de controlo. Quem não quiser/puder sacar muitas distribuições, pode começar directamente por esta pois é aquela mais equilibrada, mas tenha-se em conta o que referi acerca do Ubuntu, não é por acaso que está em 1º.
4º Gentoo 2005.0 - Definitivamente, esta á uma distribuição a evitar pelos iniciados. Tá bem que tem um guia de instalação mas o problema é que mesmo com ele e se nunca mexeste em Linux ou não entendes determinadas terminologias técnicas de Linux nunca irás conseguir acabar uma instalação que se anuncia longa, morosa e que entra a 100 e sai a 200 da tua cabeça. As vantagens associadas a esta distribuição é a possibilidade de aprender a fundo o Linux (desde que tenhas um bom acesso à net para tirar eventuais dúvidas), a rapidez do sistema e a facilidade de instalar/desinstalar/actualizar programas. No caso de rapidez, o Vector Linux está ao mesmo nível e a gestão de programas está ao nível do Ubuntu, por isso tira daí as tuas conclusões.
Seja como fôr, o Linux é um sistema que vale bem a pena investigar. Eu por exemplo ainda só uso o Windows por causa de programas CAD/CAM 3D e por causa de um ou dois jogos, de resto já o teria enterrado à muito tempo. Da minha experiência posso dizer que uma distribuição Linux em geral não é mais rápida que o Windows a arrancar, mas é mais rápida em tudo o resto, é ultra estável e por enquanto e muito dificilmente tem/terá virus ou worms, porcarias spyware e outras maldições do windows.
Não te esqueças que o Linux não é assim tão difícil de utilizar, isso não passa dum mito. O Linux já atingiu um excelente patamar de qualidade a nível de interface gráfico, por isso não há razão nenhuma para não experimentar o Linux. Depois temos a filosofia open source e por outro lado a ganância da microsoft, mas disso acho que já muitos sabem, nem vale a pena comentar.
Até à próxima e espero que o post tenha agradado