Linux > Algumas questoes

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor AMDista » Quarta Mai 04, 2005 17:03

:cry:
Pronto, j tou a ver que vai ser complicado começar a fazer alguma coisa no linux...
É que eu nao percebo nada dakilo... nao consigo fazer nada de geito... instalei nem sei como...
Ninguem sabe um link com manuais, e ja agora a melhor versão para iniciados, e onde posso arranjá-lo...
iMac 17" - MacOsX Snow Leopard
F.Siemens AMILO S1520 - Ubuntu Netbook Remix
AMDista
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jan 29, 2005 11:58

Mensagempor Kayn » Quarta Mai 04, 2005 17:27

se disseres qual acabaste por instalar...

a mim o ke me fo** sempre é o puto do speedtouch 330 ke é uma real mer** para se instalar. a unica vez ke consegui por a dar foi com scripts obscuros e nem seker tinha controlo sobre a ligacao, quando tava ligado, qdo nao tava, qto tempo tava...

akela de ke a distribuicao do lnx ja traz suporte pro modem é uma boa palhacada. inda nao vi um a funcionar direito so com "janelas".
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tretabyte » Quinta Mai 05, 2005 8:55

Boas,
AMDista Escreveu::cry:
Pronto, j tou a ver que vai ser complicado começar a fazer alguma coisa no linux...
É que eu nao percebo nada dakilo... nao consigo fazer nada de geito... instalei nem sei como...
Ninguem sabe um link com manuais, e ja agora a melhor versão para iniciados, e onde posso arranjá-lo...

jovem, linux nao é bem next next finish reboot!!

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor int » Quinta Mai 05, 2005 9:20

Eu tive esse speedtouch usb, e tinha conseguido instalar-lo num router WL500g, isso sim foi dificil...

Aqui tens tres maneirias faceis:

Speedtouch RPM for Red Hat Linux
ALCATEL USB ADSL MODEM SPEEDTOUCH 330
Linux kernel driver for SpeedTouch USB modems

Quando a um linux facil de instalar e de usar aconsenho para 1ª vez o Mandrake, mas um linux que esta a avançar muito rapidamente, e penso que em breve estara entre os melhores, é o Ubuntu, principalmente entre a comunidades academicas... é feito a partir do debian, o que garante fiabilidade, mas não tem a demora de novas actualizações etc..
fica bem
int
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 8:25

Mensagempor arkannis » Quinta Mai 05, 2005 17:58

obrigado pelas respostas...

mas resumindo, acham que não me conseguia safar com o gentoo?
é que se as configurações tem que ser obrigatoriamente feitas todas a unha é provavel que não consiga :?

ou por exemplo... o sistema é capaz de instalar todo o hardware de base (cpu, gfx, disco, etc...) e só é preciso instalar os perifericos manualmente :?:

e ubuntu? é mais simples na instalação?
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor metralha761 » Sexta Mai 06, 2005 9:58

http://gentoo-wiki.com/Main_Page <--- o site recomendado pa quem quer iniciar

No gentoo, após estar instalado, que nao é dificil, usas o emerge [pacote], depois é só configurar as coisas pa ficarem perfeitas ;)

Eu agora ando a devorar manuais do gentoo tidados do site que indiquei. E tou a deparar pk é tão "complicado" a instalação, és tu que escolhes td ao pormenor que queres, quanto mais especifico, mais rapido fica o sistema.

Depois, como fazes grande parte das coisas á mão, ficas a conhecer onde andam a coisas, quando existir panick, resolves as coisas mt facilmente.

Este é o reverso da meldalha, da mt trabalho e exige grande aprendizagem, mas depois percebes as coisas.

Com o linux, podes ter a mesma base durante anos. Não é como o windows, que tens um problemita e reinstall.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor metralha761 » Sexta Mai 06, 2005 10:05

arkannis Escreveu:obrigado pelas respostas...

mas resumindo, acham que não me conseguia safar com o gentoo?
é que se as configurações tem que ser obrigatoriamente feitas todas a unha é provavel que não consiga :?

ou por exemplo... o sistema é capaz de instalar todo o hardware de base (cpu, gfx, disco, etc...) e só é preciso instalar os perifericos manualmente :?:

e ubuntu? é mais simples na instalação?

Como o treta disse, aqui num há next next next. No linux só existe, ou tens vontade de aprender e entras pelas entranhas a dentro, ou ficas pelo windows.

Eu quando peguei no linux, no fundo, não sabia nada, pergunta ao treta, andei varias vezes a chatealo, e tou grato pela ajuda dele.

O site que indiquei, é excelente, eu ja converti alguns textos em PDF, se quiseres meto no meu site, os que recomendo a ler para iniciados.

MEsmo antes de instalar o gentoo, existem algumas coisas a ler pa sabermos logo o que escolher quando instalamos e ficar o mais perfeito possivel ;)
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor chocobanana » Terça Mai 17, 2005 22:13

Saudações

Eu cá já experimentei várias distribuições - Mandrake 10, 10.1, 2005 LE, Suse 9.2, Knoppix 3.3, 3.4, 3.7, Vector Linux 5, Gentoo 2004.3, Ubuntu 5.04 e Kubuntu 5.0.4.

Portanto já fui desde um extremo ao outro em termos de facilidade de utilização. Eu cá experimentaria distribuições de Linux pela seguinte ordem:

1º - Ubuntu/Kubuntu 5.04 - de longe a mais fácil de utilizar, o que significa que também serve perfeitamente para aqueles que não se querem chatear com o so e só querem é fazer o seu trabalho normal. O ideal é sacar o DVD, pois trás a versão live e a versão de instalação no mesmo disco.

2º - Vector Linux 5 SOHO - Poderia ser a mais fácil, mas não funciona bem com hardware moderno e a instalação de software não é tão fácil como o Ubuntu. Tem a vantagem de ter uma navegação na net mais fácil, pois já tem o flash player, java e leitor de vídeos integrados com o firefox.

3º Mandrake/Mandriva 2005 LE - Esta é a distribuição que aconselho para aqueles que querem começar a sujar as mãos nas entranhas do sistema operativo. Para quem quer fazer configuração avançada, implica umas idas ocasionais à linha de comandos, mas pode-se fazer muita coisa no painel de controlo. Quem não quiser/puder sacar muitas distribuições, pode começar directamente por esta pois é aquela mais equilibrada, mas tenha-se em conta o que referi acerca do Ubuntu, não é por acaso que está em 1º.

4º Gentoo 2005.0 - Definitivamente, esta á uma distribuição a evitar pelos iniciados. Tá bem que tem um guia de instalação mas o problema é que mesmo com ele e se nunca mexeste em Linux ou não entendes determinadas terminologias técnicas de Linux nunca irás conseguir acabar uma instalação que se anuncia longa, morosa e que entra a 100 e sai a 200 da tua cabeça. As vantagens associadas a esta distribuição é a possibilidade de aprender a fundo o Linux (desde que tenhas um bom acesso à net para tirar eventuais dúvidas), a rapidez do sistema e a facilidade de instalar/desinstalar/actualizar programas. No caso de rapidez, o Vector Linux está ao mesmo nível e a gestão de programas está ao nível do Ubuntu, por isso tira daí as tuas conclusões.

Seja como fôr, o Linux é um sistema que vale bem a pena investigar. Eu por exemplo ainda só uso o Windows por causa de programas CAD/CAM 3D e por causa de um ou dois jogos, de resto já o teria enterrado à muito tempo. Da minha experiência posso dizer que uma distribuição Linux em geral não é mais rápida que o Windows a arrancar, mas é mais rápida em tudo o resto, é ultra estável e por enquanto e muito dificilmente tem/terá virus ou worms, porcarias spyware e outras maldições do windows.

Não te esqueças que o Linux não é assim tão difícil de utilizar, isso não passa dum mito. O Linux já atingiu um excelente patamar de qualidade a nível de interface gráfico, por isso não há razão nenhuma para não experimentar o Linux. Depois temos a filosofia open source e por outro lado a ganância da microsoft, mas disso acho que já muitos sabem, nem vale a pena comentar.

Até à próxima e espero que o post tenha agradado :D
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor arkannis » Terça Mai 17, 2005 22:35

o post foi excelente!
perfect! obrigado pelo esforço...
então parece que já me decidi... sou capaz de ir para o Mandrake 10 e depois mais tarde se achar que começa a ficar muito incompleto entao experimento o gentoo... é sempre um bom desafio :P

agora é so esperar pelo upgrade para 2mb/s da Sapo e ter um bocadito de tempo pa arranjar espaço em disco :P :lol:
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor chocobanana » Terça Mai 17, 2005 22:40

Ainda vem que te conviu. :)

Já que vais para o mandrake, experimenta antes a última versão que agora se chama Mandriva 2005 LE
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor arkannis » Terça Mai 17, 2005 23:30

chocobanana Escreveu:Ainda vem que te conviu. :)

Já que vais para o mandrake, experimenta antes a última versão que agora se chama Mandriva 2005 LE

LE = Light Edition?
nao sou grande adepto de edições "cortadas" :?
.
Imagem

arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor chocobanana » Quarta Mai 18, 2005 8:58

Olá

LE significa "Limited Edition" e neste caso corresponde à versão normal 10.2, não se trata de nenhuma versão cortada.

A razão deste nome deve-se à transição da imagem corporativa da Mandrake, pois adquiriu uma outra empresa de Linux, e vai passar a denominar de forma diferente os seus produtos.

Seja como for podes sacar esta versão à confiança, eu próprio já a tenho e posso dizer-te que funciona na perfeição.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mai 18, 2005 10:08

Boas,
1 coisa vos digo.. se andam naquela de user linux (ou tentar) so para terem a mania que sao leets fiquem-se pelo windows...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor arkannis » Quarta Mai 18, 2005 13:56

Tretabyte Escreveu:Boas,
1 coisa vos digo.. se andam naquela de user linux (ou tentar) so para terem a mania que sao leets fiquem-se pelo windows...

sem mais
Tretabyte

nao... é mesmo só para aprender e acima de tudo para ver ou nao se gosto...

até posso nao gostar daquilo e aí goodbye... até porque nunca deixarei de usar o windows, por enquanto pelo menos :wink:
.
Imagem

arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Paionense » Quarta Mai 18, 2005 15:42

metralha761 Escreveu:
Como o treta disse, aqui num há next next next. No linux só existe, ou tens vontade de aprender e entras pelas entranhas a dentro, ou ficas pelo windows.

Eu quando peguei no linux, no fundo, não sabia nada, pergunta ao treta, andei varias vezes a chatealo, e tou grato pela ajuda dele.

O site que indiquei, é excelente, eu ja converti alguns textos em PDF, se quiseres meto no meu site, os que recomendo a ler para iniciados.

MEsmo antes de instalar o gentoo, existem algumas coisas a ler pa sabermos logo o que escolher quando instalamos e ficar o mais perfeito possivel ;)

No outro dia, o metralha aconselhou-me tb ler uns textos acerca do gentoo em inglês e aquilo ~percebes-se muito bem. Pelo que li aquilo funciona por um sistema de flags em que instalas aquilo que pretendes ver no teu sistema, ou seja em comparação com outras distribuições parece-me a mim que permite uma ultra-personalização do teu sistema.

Realmente, e pelo que li, aquilo vai dar um trabalhão a instalar, mas vais ganhando o gosto naquilo que tas a criar no teu pc. No fundo es o artista do teu SO.

Eu aconselho o ppl, a ir para o gentoo, pq temos aqui no forum, pelo menos 2 barras que nos podem ajudar sempre que necessário :D

Já agora, metralha, depois de ler tudo aquilo o que faço a seguir :)
Paionense
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 18, 2003 20:06

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes