s1nnless Escreveu:bem, eu já tentei fazer o que disseste zinko_pt. Consigo fazer cd /home, mas não consigo fazer cd /nome de utilizador nem cd /desktop
Depois de fazeres
cd/home
Faz dir. De seguida fazes cd/* , onde no lugar do asterisco colocas o nome que te aparecer na lista
Um exemplo pode ser
cd/home
cd /carlos
cd /Desktop
sugo gedit teste.txt
É que dentro da pasta home, deverá estar uma pasta com o nome do utilizador que criaste quando instalaste o Feisty. E dentro dessa pasta com o nome do user, deverá estar uma pasta chamada Desktop.
Outra coisa que podes experimentar é usar a tecla Tab. Quando estás dentro de uma pasta e fazes cd /medi sem dar o Enter, e carregas no Tab a consola completa-te o nome medi se houver uma pasta, por exemplo media. Se houver mais que uma pasta começada por medi ou nenhuma pasta começada por medi, a consola deverá emitir um bip, sinalizando a impossibilidade de completar o nome.
Se estiveres dentro da pasta home, se fizeres cd / e carregares na tecla Tab, a consola deverá colocar-te automaticamente o nome da única pasta existente.
A estrutura de pastas é algo semelhante ao Windows.
Eu ajudo-te no que puder, tal como quando eu iniciei-me no Ubuntu fui muito ajudado aqui.
Mas vamos resolver 1 problema de cada vez. No final vais-te sentir muito mais confortável com este SO, vais ver