Ubuntu 7.04

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor zinko_pt » Quarta Mai 02, 2007 10:59

s1nnless Escreveu:bem, eu já tentei fazer o que disseste zinko_pt. Consigo fazer cd /home, mas não consigo fazer cd /nome de utilizador nem cd /desktop

Depois de fazeres
cd/home

Faz dir. De seguida fazes cd/* , onde no lugar do asterisco colocas o nome que te aparecer na lista

Um exemplo pode ser
cd/home
cd /carlos
cd /Desktop
sugo gedit teste.txt

É que dentro da pasta home, deverá estar uma pasta com o nome do utilizador que criaste quando instalaste o Feisty. E dentro dessa pasta com o nome do user, deverá estar uma pasta chamada Desktop.

Outra coisa que podes experimentar é usar a tecla Tab. Quando estás dentro de uma pasta e fazes cd /medi sem dar o Enter, e carregas no Tab a consola completa-te o nome medi se houver uma pasta, por exemplo media. Se houver mais que uma pasta começada por medi ou nenhuma pasta começada por medi, a consola deverá emitir um bip, sinalizando a impossibilidade de completar o nome.
Se estiveres dentro da pasta home, se fizeres cd / e carregares na tecla Tab, a consola deverá colocar-te automaticamente o nome da única pasta existente.

A estrutura de pastas é algo semelhante ao Windows.
Eu ajudo-te no que puder, tal como quando eu iniciei-me no Ubuntu fui muito ajudado aqui.

Mas vamos resolver 1 problema de cada vez. No final vais-te sentir muito mais confortável com este SO, vais ver :wink:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Posturas » Quarta Mai 02, 2007 13:15

s1nnless Escreveu:bem, eu já tentei fazer o que disseste zinko_pt. Consigo fazer cd /home, mas não consigo fazer cd /nome de utilizador nem cd /desktop

Obviamente que não... tens de fazer:

cd /home/nome_de_utilizador/Desktop

Isto porque não existem /nome_de_utilizador nem /Desktop.

Quanto muito teria de ser feito:

cd /home
cd nome_de_utilizador
cd Desktop
(Atenção que o linux é case sensative)

Quanto ao problema do gedit, cheira-me a problema de permissões, não me parece que o gedit tenha permissão de usar xserver (isto acontece quando se tenta lançar o gedit fora do xserver, o que dúvido que seja o caso). Agora que é um problema estranho lá isso é, e para o resolver, provavelmente tens de fornecer mais info que apenas a mensagem de erro, porque depende muito do contexto em que se está.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Raicjay » Quarta Mai 02, 2007 21:28

zinko_pt Escreveu:
Raicjay Escreveu:Ola a todos, eu tenho um problema com o meu Ubuntu 7.04.
Quando utilizo o live cd tudo funciona correctamente com o acesso á internet.O problema é quando instalo no dico rigido , porque quando vou na consola configurar a net não esta a funcionar.Eu na consola escrevo sudo pppoeconf e enves de aparecer o inicio da configuração não , aparece a palavra password mas não da para escrever mais nada.
Se alguem me conseguir ajudar agradecia.

Podes dizer qual a ligação que estás a usar a o router para aceder à net?

Estou ligado pela porta de ethernet e o modem é o D-link DSL-302T
Raicjay
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 04, 2006 19:50

Mensagempor Overclocker » Quarta Mai 02, 2007 23:01

Perguntas estupidas.... :oops: :oops:

Tem Firewall?

O Emule funciona aqui?

O Nero funciona?

O Kaspersky funciona?

De 1 forma geral, existe compatibilidade com o software mais comum?

Obrigado.
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Azarael » Quinta Mai 03, 2007 0:11

Firewall integrada. E é decente pelo o que parece.

Emule não. O aMule sim.

Nero for Linux. Mas acho que há outros programas.

Não é extritamente necessário anti-virus.

Nem todo o software têm versão Linux, mas deve haver equivalentes.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor zinko_pt » Quinta Mai 03, 2007 9:56

Raicjay Escreveu:
zinko_pt Escreveu:
Quando utilizo o live cd tudo funciona correctamente com o acesso á internet.O problema é quando instalo no dico rigido , porque quando vou na consola configurar a net não esta a funcionar.Eu na consola escrevo sudo pppoeconf e enves de aparecer o inicio da configuração não , aparece a palavra password mas não da para escrever mais nada.

Podes dizer qual a ligação que estás a usar a o router para aceder à net?

Estou ligado pela porta de ethernet e o modem é o D-link DSL-302T

Errr... o que eu queria dizer era que tipo de ligação física (ou não) tens à net (router).

Se for USB ou WiFi, pode dar mais trabalho. Se for RJ45, é de caras!

Por exemplo, tenho um router (sem USB) e a ligação por RJ45 é sem espinhas. Por outro lado uso uma Pen USB WiFi Gigabyte que também não precisei de configurar nada.

Se for RJ45 (LAN), só tens que ter o router configurado para DHCP (ou não) e o SO configurado de acordo com a definição do router.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Quinta Mai 03, 2007 10:04

Overclocker Escreveu:Perguntas estupidas.... :oops: :oops:

Tem Firewall? - Firestarter (creio que é este o nome), mas o Ubuntu já de si é muito seguro

O Emule funciona aqui? - amule, como já foi referido e para mim, melhor do que o emule a gerir as ligações

O Nero funciona? - Brasero, e outras ferramentas gratuitas, incluindo criação de DVD-Vídeo com menus. Também ferramentas de ID3Tag (creio que é este o nome para etiquetas para MP3 e que eu uso para ver o nome do álbum e música no autorádio sem leitor MP3, mas com CD text).

O Kaspersky funciona? - Existe antivirus, mas não creio que necessites

De 1 forma geral, existe compatibilidade com o software mais comum?
M$Office= OpenOffice, e pode até ter o IE6 completo com SP no Ubuntu, embora eu não veja necessidade para tal.

Obrigado.

Vê as respostas a encarnado. A maior parte delas encontra-as em http://www.ubuntuguide.org em ENG e PT-PT
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Quinta Mai 03, 2007 10:17

Quando escreves sudo qualquer-coisa, pede-te sempre uma password.

Sudo é o equivalente, creio, a super-user. Tens que colocar a password que usas para entrar no Ubuntu. Vais ter que usá-la algumas vezes. É uma medida de segurança, que só agora a M$ colocou no Vista.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Quinta Mai 03, 2007 10:23

Só uns reparos, que acho que são necessários:

1. Firewall - o Firestarter é só o frontend para o iptables/netfilter, que são módulos de kernel para criar regras/filtrar tráfego, respectivamente.

2. Sobre o Nero - apesar de existir o NeroLinux, nada... mas mesmo NADA, bate o K3b, que é A ferramenta por excelência de gravação de cd/dvd.

3. Antivirus - só é necessário em caso de ser preciso proteger uma rede/partição Windows disponíveis. Ou seja, o AV só serve mesmo para proteger o Windows, e não para vírus específicos de Linux (que, in the wild são... hmmmm... zero?)

4. Existem várias soluções de software de produtividade (Office): o OpenOffice.org é o mais conhecido, mas para situações mais light, eu recomendo o AbiWord (rápido e muito leve nos recursos) para texto, o Gnumeric (idem) para folha de cálculo e afins. Outros recursos que recomendo, muito a sério, HomeBank (gestão de contas bancárias), GnuCash (excelente programa de contabilidade, caseira e não só!), também recomendo o Scribus (para paginação, criação de PDF's com uma estrutura diferente da convencional de ficheiro Word), e muitas mais coisas por aí.

Já agora, para quem ainda não descobriu, o melhor software (eu chamo-lhe isso, mas é só mesmo um script Python) para apresentações... KeyJnote - também existe um binário Windows. Não usem a versão dos repos (outdated), vão buscar ao site e experimentem... nunca mais na vida pensam em fazer apresentações (ao vivo) com PowerPoints :P

Em último caso, para quem precisa MESMO de utilizar ambiente Windows, para algum tipo de programa cujo equivalente em Linux ainda não chega lá (o meu caso com o QuarkXpress, InDesign, Photoshop e Adobe Acrobat Professional - e neste caso só porque o the GIMP só faz CMYK "virtual" :P) usem o Virtualbox, criem uma versão nLiteada do Windows só para isso e vão ver que não se arrependem.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor zinko_pt » Quinta Mai 03, 2007 10:40

Venham de lá mais reparos! :lol:

Tenho que ver essa ferramenta de apresentações. O MacOS tem uma que creio chamar-se KeyNote e é simplesmente espectacular.

Partilha de conhecimentos, precisam-se! :wink:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Quinta Mai 03, 2007 10:47

zinko_pt Escreveu:

Sudo é o equivalente, creio, a super-user. Tens que colocar a password que usas para entrar no Ubuntu. Vais ter que usá-la algumas vezes. É uma medida de segurança, que só agora a M$ colocou no Vista.
Hehe, OK :P

Sudo = super user do. Ubuntu tem um modelo diferente da maioria das distros Linux. Utiliza-se o sudo em vez de su, apenas, porque não existe uma conta root por defeito. Existem sudoers, utilizadores com poderes de administração do sistema.

Na grande maioria das distros, acede-se à conta de root através do comando su apenas, e a partir daí tem-se poderes de root, bastando fazer por exemplo apt-get update para actualizar a cache de Apt (não é necessário escrever sempre sudo para, escreve-se su uma vez na sessão de terminal).

Em Ubuntu, faz-se sudo e durante um tempo determinado não é necessário inserir a password, mas é sempre preciso utilizar o termo sudo para ter poderes administrativos. Quando se usa su, só fazendo exit na janela de terminal é que se deixa de ter poderes administrativos... ou fechando a janela de terminal, como é óbvio.

Claro que também é possível activar a conta de root em Ubuntu, mas o modelo sudo além de prático também é seguro e, para pessoal mais distraído, evita dissabores.

Só para acabar, para lançar apps no terminal, usa-se o sudo, mas para apps GUI convém utilizar o gksudo (por uma questão de coerência).

Já agora... mais alguém usa o mutt (cliente de email)?

Imagem

Comecei a usá-lo há uns dois meses e nunca mais quis outra coisa :P

O Keynote é overkill :P (just kidding)

O KeyJnote é simplesmente perfeito, é tipo uma versão redux do Keynote. Como é um script em python, podes fazer as alterações que quiseres (free e opensource, como é óbvio, mas eu recomendo alguma coisa que não o seja - tirando o Opera, que é só free, e eu respeito, acho que deve continuar e é a 8ª Maravilha do Mundo).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Overclocker » Quinta Mai 03, 2007 19:07

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Agora é .........experimentar! :lol:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Raicjay » Quinta Mai 03, 2007 21:07

zinko_pt Escreveu:

Pois é exactamente isso que eu faço, mas quando aparece para eu meter a password o teclado não funciona, sendo que eu não consigo colocar a password.E esse o problema que eu tenho.
Raicjay
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 04, 2006 19:50

Mensagempor Onyros » Quinta Mai 03, 2007 21:38

Raicjay Escreveu:
zinko_pt Escreveu:

Pois é exactamente isso que eu faço, mas quando aparece para eu meter a password o teclado não funciona, sendo que eu não consigo colocar a password.E esse o problema que eu tenho.
O teclado não funciona, ou são só os caracteres que não aparecem? É que no terminal, quando tens que inserir a password não há feedback no ecrã, mas o teclado funciona ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Mai 03, 2007 22:03

lol mete a pass e dá enter sem olhares para o monitor. Se funcar tá bom :)

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38