Ok... are you ready?
Firefox (tema iFox, um
pager no canto superior direito com 4 desktops virtuais em que basta fazer deslizar o scroll do rato numa zona livre do ecrã para mudar de desktop, ou levar o rato até ao extremo de uma das pontas laterais do ecrã para mudar, um
terminal transparente no canto inferior esquerdo, e o
Elive Panel onde se configura por GUI quase a totalidade da distro. Além disso, repararam que tem uma "doca" em baixo, centrada? Muito Mac OS X (ou Object Dock), chama-se
Engage. Também tem o
menu Enlightenment resultante de clicar com o botão direito do rato, com os programas favoritos (que se escolhem num menuzinho de config).
Elive Essence (que é, basicamente o XMMS), aquele programinha tipo Winamp que está no canto superior esquerdo - começa por defeito a tocar um chill-outzinho que encaixa bem no aspecto da distro; tem o
gFTP o meu cliente de FTP preferido para Linux, a par do Filezilla; depois está o
MPlayer com a skin default na esquerda, em baixo (é a default, mas não a do Elive... o Elive vem com uma do Terminator que, para mim, é horripilante). Tem também o
Menu de config Enlightenment, quando se carrega numa zona livre do desktop com o botão esquerdo do rato.
Uma imagem do desktop, mais clean, com o XMMS no topo, minimizado e outra imagem de configuração do Elive Panel. Aproveito esta para falar da detecção de hardware... Fantástica, é só o que tenho a dizer: além disso, permite, pelo menos em ATi, escolher entre drivers proprietários (fglrx) e os GPL (radeon), ou VESA. Permitiu-me escolher (e depois aplicou bem) a resolução 1280x800, que noutras distros é uma dor de cabeça para conseguir. Wireless e som, perfeitos. No Live CD não detecta laptops (logo, tudo o que lhes está associado, throttling e afins), mas após instalado usa um kernel diferente e tem uma série de módulos carregados no kernel que o Live CD não carrega (daí ser tão rápido, talvez o Live CD mais rápido a nível de utilização que já experimentei).
O "systray" é no topo esquerdo, podem ver-se os ícones dos programas minimizados (naquele caso, OpenOffice.org Writer, Firefox e GIMP), uma demo do
MPlayer em modo MultVideo (os 5 ecrãs, com o do meio maior), mais uma aparição do
XMMS no topo direito, ao lado do
pager, mais uma vez o
terminal transparente (reparem no blur dos ícones da doca), e o
Scite que faz highlight em tempo real a inúmeros tipos de linguagens (naquele caso é uma página simples de CSS).
Tem tudo o que a imagem anterior tinha... menos o
ALT+TAB.
Quando se carrega em ALT+TAB, o Enlightenment faz um scroll pelos programas abertos e minimizados... e coloca o cursor do rato em cima do programa seleccionado. Dito assim parece um bocado abstracto, mas dá MUITO jeito.
OpenOffice.org aberto,
xpad (post-its no ecrã) do lado direito, o
Alsa Mixer de GNOME (muito mais bonito com o tipo de letra do Elive), e uma demo do Enlightement para Embedded (que empancou comigo, não passou do screen inicial).
Para acabar... o tipo de memória RAM que o "bicharoco" consome. Com o OpenOffice aberto (minimizado), Firefox, the GIMP, Elive Panel, a doca, o XMMS a bombar, o
Thunar aberto (file-manager), duas instâncias do terminal... fica com 201MB de RAM ocupada. Isto, tendo em conta que é um Live CD (que carrega algumas coisas para a RAM para não ter tantos acessos ao CD).
Eles dizem que corre com 64MB de RAM e um processador de 100MHz. Eu digo que corre, razoavelmente, num PC com um Pentium II e 128MB de RAM. A gráfica não precisa de ser xpto, mas ajuda a tornar tudo mais "snappy".
Eu estou, acima de tudo, surpreendido é com a sensação de velocidade em tudo o que se faz com o Elive. E, como já disse, podendo usar os repos de Debian, é uma distro a ter em mente, nem que seja para um dual-boot