Qual o melhor linux?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Red_Beret » Segunda Out 09, 2006 16:26

ppl, para usar em laptop's, que live cd's é que aconselham? (de preferencia, que dê para usar redes wireless sem ter de partir a cabeça a tentar)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor SkylineGTR » Segunda Out 09, 2006 19:35

Red_Beret Escreveu:ppl, para usar em laptop's, que live cd's é que aconselham? (de preferencia, que dê para usar redes wireless sem ter de partir a cabeça a tentar)

Eu uso Ubuntu no meu sem problemas, embora não seja a versão Live mas sim a Install.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor XE » Terça Out 10, 2006 1:37

2 dúvidas de um nabo? Um live CD é so uma demonstração ou pode correr tambem como SO em CD?

Estou indeciso entre Ubuntu e Mandriva. Se houver alguem que tenha a mesma indecisao que eu apite. Mas pelo que tenho lido em 10min Ubuntu tem mais adeptos que Mandriva.
XE
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jan 31, 2004 22:43

Mensagempor ribamar » Terça Out 10, 2006 10:18

Ubuntu rules.

Eu ja testei há uns tempos Mandrake 8, na altura tinha o KDE e Gnome instalados, e quando se fazia logon escolhia-se um deles. Na altura curtia mais o KDE, mas agora estoua curtir bue o Gnome no Ubuntu, e acho que não vou mudar nos próximos tempos.

Quanto a Live Cd, o que acontece é que o Live CD arranca o SO sem instalar nada, podendo testar-se as funcionalidades deste, não sei até que ponto com limitações, pois eu mal corri o Live Cd do Ubuntu, instalei logo de seguida o SO completo.

Concluindo, recomendo Ubuntu, pois estou muito contente com ele, apesar das horas que já perdi a instakar software e hardware, mas isso porque era tudo novo para mim...

Nada como visitar os forums das distros para se ter uma ideia melhor de como se fazer as coisas e resolver os problemas que vão surgindo.

Cumps
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 08, 2006 19:22

Mensagempor joaozx » Terça Out 10, 2006 12:15

Quanto a Live Cd, o que acontece é que o Live CD arranca o SO sem instalar nada, podendo testar-se as funcionalidades deste

É exactamente isso. uma outra distro live cd é o kurumin , tras até um acelerador da drive de cd, para que testes ao maximo.
É uma distro baseada em debian stable, como o ubuntu, mas que usa o kde.
É a que uso e aconselho é muito completa, acho que nao perdes nada em experimentar. :wink:
Se quiseres deixo-te um link para download nacional: http://darkstar.ist.utl.pt/
Nao tem apenas o kurumin, mas varias distros, tudo down nacional. 8)
Cumps...

joao
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor ribamar » Quarta Out 11, 2006 13:57

Epa, já estou há 3 horas a tentar resolver um problema no Ubuntu, a procurar respostas em sites, forums, faq's, etc, e não consigo resolver isto.
É o seguinte.

Hoje vou pa ver um video no MPlayer, e dá o seguinte erro:

"Erro opening/initializing the selected video_output (-vo) device"

Pelas pesquisas que já fiz, há quem contorne este problema usando como video output a driver x11. Só que isso traz problemas. A descodificação dos filmes em full-screen fica lenta. Alias, no site do MPlayer diz para nunca usar este driver.

Ou seja, como é que eu ponho o meu driver XV a funcionar de novo? Acho que isto ficou assim quando instalei as novas drivers da placa gráfica (ati-driver-installer-8.28.8.run). Eu estou a trabalhar num portatil com grafica Ati Mobility X1300.

Quando faço fglrxinfo no terminal mostra:

Código: Seleccionar todos
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.4.1)

Isto está correcto?

Alguém faz ideia de como resolver este problema?
Cumps
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Onyros » Quarta Out 11, 2006 23:40

Estás sem aceleração 3D. Ou seja... "instalaste" os drivers da gráfica.

Mais uma vez, o método infalível para ATi ---> http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu ... tion_Guide (método 2).

-----

Já agora um OffTopic... Experimentem o Live CD de Elive (Revolution). Enlightenment 17 é simplesmente brutal, e eles fizeram um trabalho excelente na distro.

http://www.elivecd.org/

Já meto umas pics quando fizer um boot em Elive. Apesar do eye-candy todo, é incrivelmente leve (para tudo o que tem)... e tem Debian no core ;) (um mundo de software nos repos oficiais de Debian etch, e vem com os repos de Marillat por default).

Para quem acha piada a Mac OS X (look e afins), mas gosta da flexibilidade de Linux (e de não ter tudo escondido por debaixo da "capota"), é incontornável.

Aliás, só acho que não é ainda uma distro famosíssima porque a equipa de "marketing" deles é profundamente idiota e os devs são arrogantes como tudo.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Kayn » Quinta Out 12, 2006 0:44

ja tinha ouvido falar mas nunca o experimentei. Tens algum sitio de onde o sakar? porque o link free deles, nao tem nada dentro.
Se gostar mesmo ate sou gajo de passar a usar e contribuir. Mas queria experimentar primeiro. Tipo, eyecandy em sshots é impecavel e tudo mais mas daí a eu gostar de trabalhar com ele vai um salto esticado...
Em todo o caso, isto é montes de Mac-alike. O eyecandy é impecavel, realmente, parece montes de bem conseguido.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor AMSRocha » Quinta Out 12, 2006 12:26

Ribamar tenta na consola por o seguinte:

mplayer -vm xv -ao alsa -fs -zoom teu_video.avi

Caso obtenhas algum erro, posta o erro...Como já andei ás voltas no mplayer pode ser que te possa ajudar...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor Red_Beret » Quinta Out 12, 2006 13:30

Kayn Escreveu:ja tinha ouvido falar mas nunca o experimentei. Tens algum sitio de onde o sakar? porque o link free deles, nao tem nada dentro.
Se gostar mesmo ate sou gajo de passar a usar e contribuir. Mas queria experimentar primeiro. Tipo, eyecandy em sshots é impecavel e tudo mais mas daí a eu gostar de trabalhar com ele vai um salto esticado...
Em todo o caso, isto é montes de Mac-alike. O eyecandy é impecavel, realmente, parece montes de bem conseguido.

Encontrei este - http://www.distromania.com/distro_info?distro=695
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Onyros » Quinta Out 12, 2006 15:08

Hehe, o jeito que esse link me tinha dado há 3 noites atrás... :P

Acabei por demorar 3 dias a sacar o iso por um torrent manhoso qualquer, que me estava sempre a dar erro e a bloquear.

O link por ftp é lentíssimo, por http tem uma velocidade fixe, já agora ;)

Se entretanto não conseguirem sacar bem por aí, digam qualquer coisa que eu faço um upload do iso para um servidor fixe para sacar.

Ontem experimentei o Elive num Pentium III a 733MHz, com 256MB de RAM e uma nVidia TNT de 32MB e fiquei muito surpreendido. É mais rápido do que Ubuntu...com Fluxbox!, naquela máquina. (Claro que com Gentoo a conversa é outra)

E sem perder nada do eye-candy todo. Além disso, tem um pacote de software muito fixe... tirando o Firefox e o Thunderbird que eu risquei da minha lista, por razões que não têm nada a ver com aquela disputa idiota do logo do Firefox e afins, mas por razões muito próprias.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Quinta Out 12, 2006 16:25

Ok... are you ready? :P

Imagem

Firefox (tema iFox, um pager no canto superior direito com 4 desktops virtuais em que basta fazer deslizar o scroll do rato numa zona livre do ecrã para mudar de desktop, ou levar o rato até ao extremo de uma das pontas laterais do ecrã para mudar, um terminal transparente no canto inferior esquerdo, e o Elive Panel onde se configura por GUI quase a totalidade da distro. Além disso, repararam que tem uma "doca" em baixo, centrada? Muito Mac OS X (ou Object Dock), chama-se Engage. Também tem o menu Enlightenment resultante de clicar com o botão direito do rato, com os programas favoritos (que se escolhem num menuzinho de config).

Imagem

Elive Essence (que é, basicamente o XMMS), aquele programinha tipo Winamp que está no canto superior esquerdo - começa por defeito a tocar um chill-outzinho que encaixa bem no aspecto da distro; tem o gFTP o meu cliente de FTP preferido para Linux, a par do Filezilla; depois está o MPlayer com a skin default na esquerda, em baixo (é a default, mas não a do Elive... o Elive vem com uma do Terminator que, para mim, é horripilante). Tem também o Menu de config Enlightenment, quando se carrega numa zona livre do desktop com o botão esquerdo do rato.

Imagem

Uma imagem do desktop, mais clean, com o XMMS no topo, minimizado e outra imagem de configuração do Elive Panel. Aproveito esta para falar da detecção de hardware... Fantástica, é só o que tenho a dizer: além disso, permite, pelo menos em ATi, escolher entre drivers proprietários (fglrx) e os GPL (radeon), ou VESA. Permitiu-me escolher (e depois aplicou bem) a resolução 1280x800, que noutras distros é uma dor de cabeça para conseguir. Wireless e som, perfeitos. No Live CD não detecta laptops (logo, tudo o que lhes está associado, throttling e afins), mas após instalado usa um kernel diferente e tem uma série de módulos carregados no kernel que o Live CD não carrega (daí ser tão rápido, talvez o Live CD mais rápido a nível de utilização que já experimentei).

Imagem

O "systray" é no topo esquerdo, podem ver-se os ícones dos programas minimizados (naquele caso, OpenOffice.org Writer, Firefox e GIMP), uma demo do MPlayer em modo MultVideo (os 5 ecrãs, com o do meio maior), mais uma aparição do XMMS no topo direito, ao lado do pager, mais uma vez o terminal transparente (reparem no blur dos ícones da doca), e o Scite que faz highlight em tempo real a inúmeros tipos de linguagens (naquele caso é uma página simples de CSS).

Imagem

Tem tudo o que a imagem anterior tinha... menos o ALT+TAB.
Quando se carrega em ALT+TAB, o Enlightenment faz um scroll pelos programas abertos e minimizados... e coloca o cursor do rato em cima do programa seleccionado. Dito assim parece um bocado abstracto, mas dá MUITO jeito.

Imagem

OpenOffice.org aberto, xpad (post-its no ecrã) do lado direito, o Alsa Mixer de GNOME (muito mais bonito com o tipo de letra do Elive), e uma demo do Enlightement para Embedded (que empancou comigo, não passou do screen inicial).

Imagem

Para acabar... o tipo de memória RAM que o "bicharoco" consome. Com o OpenOffice aberto (minimizado), Firefox, the GIMP, Elive Panel, a doca, o XMMS a bombar, o Thunar aberto (file-manager), duas instâncias do terminal... fica com 201MB de RAM ocupada. Isto, tendo em conta que é um Live CD (que carrega algumas coisas para a RAM para não ter tantos acessos ao CD).

Eles dizem que corre com 64MB de RAM e um processador de 100MHz. Eu digo que corre, razoavelmente, num PC com um Pentium II e 128MB de RAM. A gráfica não precisa de ser xpto, mas ajuda a tornar tudo mais "snappy".

Eu estou, acima de tudo, surpreendido é com a sensação de velocidade em tudo o que se faz com o Elive. E, como já disse, podendo usar os repos de Debian, é uma distro a ter em mente, nem que seja para um dual-boot ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor ribamar » Quinta Out 12, 2006 18:53

AMSRocha Escreveu:Ribamar tenta na consola por o seguinte:

mplayer -vm xv -ao alsa -fs -zoom teu_video.avi

Caso obtenhas algum erro, posta o erro...Como já andei ás voltas no mplayer pode ser que te possa ajudar...

Já resolvi o problema, instalei as novas drivers da ati

Thanks anyway mate
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ribamar » Quinta Out 12, 2006 19:03

Onyros, se me dissesses que essa distro ja vinha c o aiglx e compiz tudo impecavelmente instalado e configurado até trocava o meu "valioso" Ubuntu (valioso pois já perdi horas a configurá-lo e a aprender a trabalhar c ele, visto que sou novo nestas andanças, e Linux em laptops geralmente há mais dificuldades devido a um ou outro factor).

Anyway, acho que se quisesse punha o meu Ubuntu assim todo xpto tb, bastava sacar temas e outras cenas.

Já agora, algum programa de benchmark para testar se a minha maquina com a configuração que tenho está com desempenho? É que quer se queira quer não, isto no inicio instala-se muitos packages que acabam por depois não ser usados (por exemplo, para resolver um problema de codecs lembro-me que instalei 3 ou 4 packages de uma vez, se calhar so era preciso 1 deles, se calhar os outros ao serem carregados para o SO estão a tirar performance, etc). Por exemplo neste momento o System monitor acusa 281 MB de RAM ocupada e 0 MB de swap, mas ha algum prog que faça um teste geral ao sistema e que de classificaçao para se poderem comparar configurações/máquinas? Tipo o Sandra, ou o 3dmark para o win? N sei se estes têm versao linux. alguem sabe?

cumps pa tds [ ]
Imagem
Imagem
ribamar
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Quinta Out 12, 2006 20:50

Muito fixe, realmente. Mas esse wallpaper... GOT TO GO! :mrgreen:

Quando tiver os limites menos perto da linha de agua vou experimentar.

Se ainda nao tivesse nenhum linux instalado, era mesmo gajo pra instalar e usar esse, ponto final. Mas agora com o ubuntu instalado e a funcionar 5 estrelas, nao me esta a apetecer voltar as configs...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante