Help!!! XP e VISTA 64-bit incompatíveis no arranque???

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Help!!! XP e VISTA 64-bit incompatíveis no arranque???

Mensagempor redbaron » Quarta Fev 14, 2007 9:09

Viva!
Tenho dois discos em raid 0 (apenas uma imagem) onde tinha instalado dois windows XP nas partições "C" e "D". Tudo bem. Apareciam-me os dois sistemas operatívos no arranque. Resolvi então instalar de raiz um Vista 64-bit na partição "C" e nunca mais tive opção de arranque. Arranca directamente o Vista e mesmo no startup and recovery só me aparece por delault o vista. Serão incompatíveis? Há alguma maneira de criar um boot loader para poder aceder ao Xp que está na partição "D"?

Agradeço a quem me puder ajudar.
redbaron
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 03, 2004 8:40

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Fev 14, 2007 10:32

Sim, há.
Procura pelo ficheiro BOOT.INI no disco C:
Aqui fica um exemplo:

Código: Seleccionar todos
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="Windows 2000 Professional" /fastdetect

Como editar o ficheiro Boot.ini no Windows XP @ microsoft.com
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor redbaron » Quarta Fev 14, 2007 12:06

Sim isso era no Windows XP. Até se podia editar directamente no startup and recovery. O problema é que o Vista nem sequer tem esse ficheiro (pelo menos com esse nome) e no startup and recovery nem reconhece o outro sitema operativo (XP). É uma das grandes desvantagens do raid, pois de outra forma arrancaria pela bios escolhendo a drive.
redbaron
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 03, 2004 8:40

Mensagempor mitsutiks » Segunda Fev 19, 2007 2:44

Boas!a mim acontece exactamente o contrario... arranka sempre o Xp... os passos sao sos mesmos??

obrigado!
MitsuTikS BioHaZarD PC
Mother: DFI UT Ultra-D NF4 ||
cpu: Venice 3000+@2792Mhz Watercooled ||
grafica: X800GT Watercooled || 2Gb dualchanel ddr400 || WD 250GB 16mb
dvd-rw NEC 3540 & dvd samsung || LC SS 550w || Rad: nexos 360 ||
mitsutiks
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 22, 2005 15:12

Mensagempor Kayn » Segunda Fev 19, 2007 2:51

completamente offtopic, mas sinceramente aconselhava-te a cagar pro vista neste momento.

Demasiado bonito e demasiadamente pouco funcional, ainda com DEMASIADOS problemas.

Instalei-o anteontem e ao fim da manha ja tinha formatado e instalado outra vez o XP...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor tntnt » Segunda Fev 19, 2007 5:25

Kayn Escreveu:completamente offtopic, mas sinceramente aconselhava-te a cagar pro vista neste momento.

Demasiado bonito e demasiadamente pouco funcional, ainda com DEMASIADOS problemas.

Instalei-o anteontem e ao fim da manha ja tinha formatado e instalado outra vez o XP...

Dando continuidade ao offtopic, mas apenas pelo interesse da questão!

Kayn, q defeitos de maior encontraste no vista? Qual era a edição?~

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor ghost_matrix » Segunda Fev 19, 2007 12:43

Será por o XP ser 32bit, e o Vista 64bit?
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Fev 19, 2007 13:00

microsoft Escreveu:Windows Vista introduces a new boot loader architecture; a new firmware-independent boot configuration and storage system called Boot Configuration Data (BCD); and a new boot option editing tool, BCDEdit (BCDEdit.exe). These components are designed to load Windows more quickly and more securely.

Guide - Edit the Windows Vista Boot Menu Options - BCDEDIT

Imagem
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Kayn » Terça Fev 20, 2007 11:53

tntnt Escreveu:Dando continuidade ao offtopic, mas apenas pelo interesse da questão!

Kayn, q defeitos de maior encontraste no vista? Qual era a edição?
cumps

A versao que eu instalei é a retail ultimate x86.

O windows corre bem, em termos de desempenho no meu pc. Nao engasga, abre tudo rapido, etc. Teve uma avaliação de 3.9.

Mas por algum motivo estranho está CONSTANTEMENTE a fazer acessos massivos ao disco por nada. De tal maneira que o disco nunca para, mesmo quando eu nao estou a fazer nada. Irrita-me porque nao encontro justificação, ta sempre a fazer barulho e ja pra nao dizer que a longo prazo deve-me desgastar o disco muito mais rapido.

Nao corre em condições grande parte do software que eu considero essencial. A um nivel mais mundano, posso dizer que, do nada, nem o emule ele correu decentemente. Deu um erro estranho que tinha a ver com ligacoes UDP ao abrir e depois nunca ligava a servidor nenhum com um erro que dizia que "qualquer coisa nao era um socket". Nao pensei muito mais no assunto, mas houve mais software que deu problemas estranhos e que eu preciso.
Nem o firefox conseguiu ir buscar os plugins dele automaticamente.

Configuração de firewall. Por algum motivo, mesmo com a firewall desactivada e sem razao aparente, havia ligacoes a portas que simplesmente eu nao conseguia fazer. O router tava bem configurado (as mesmas definicoes estao a funcionar em XP e em Linux), e eu nao encontrei mais nada que me pudesse estar a bloquear no Vista. Mas a verdade é que nao consegui.

O som. O windows nao me configurou o som automaticamente, o que tudo bem na mesma. A minha board tem 2 tipos de drivers distintos que posso instalar para o som. Mas com nenhum dos 2 consegui por som 5.1 a funcionar. Na melhor das hipoteses, consegui por o som de tras a tocar ao mesmo tempo que o da frente, nas colunas da frente. Nao ha actualizacoes melhores neste campo pra mim, por isso, pra ja nao consigo ter 5.1 no vista.

Conclusao pra mim:
Se um S.O. nao corre o meu software essencial e nao faz o que eu quero de uma maneira satisfatoria, entao nao gosto, não preciso, nao quero, e considero fraco esse S.O. É mesmo assim tao simples.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante