linux em pc velho

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

linux em pc velho

Mensagempor adolfo dias » Terça Jun 24, 2008 11:26

viva

estou a pensar dar uns passos no linux.
a minha experiencia com linux é 0, por isso precisava de algo user friendly.
a questão prende-se com que distro usar, pois o pc é MT velho.
a máquina em questão é composta por um P133, 40mb de ram, uma gráfica qq ati slot PCI, som numa placa ISA e finalmente um disco de 1.5gb ou 4gb conforme a necessidade.

TIA
adolfo dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 07, 2007 19:33

Mensagempor ReDsOuL » Terça Jun 24, 2008 11:36

para esse PC acho que Slackware 4.0

cumpz
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor joaozx » Terça Jun 24, 2008 13:59

Uma vez que tu és iniciante eu recomendaria o DSL (dam small linux) ou o Dizinha. São distribuições muito leves e certamente que irás ficar satisfeito.
Quanto tiveres mais experiencia em linux, aí poderas experimentar outras distribuiçoes como o slackware, debian, gentoo, etc...
qualquer uma delas , bem configurada rodará satisfatoriamente.
para esse PC acho que Slackware 4.0

Citando "apimente.br" utilizador avançado de linux do fórum "Guia do Hardware" e com o qual eu partilho totalmente a opinião:
"Sempre que alguém pergunta sobre a melhor distribuição para máquinas com poucos recursos recebe a resposta para usar versões pré-históricas das distribuições, na minha opinião isso é totalmente errado, explicando os dois motivos que na minha opinião desaconselham usar versões antigas das distribuições:
1º O ritmo de desenvolvimento do Kernel do Linux e dos demais Softwares Livres é muito intenso, assim usar uma versão de mais de 2 anos de lançamento é pedir para ter dores de cabeça com problemas de configuração e também muitos problemas de segurança que já foram resolvidos nas versões atuais.
2º Na minha máquina (Pentium III/600 MHz/256MiB RAM) venho usando o Mandrake desde a versão 8.algumacoisa e sempre que sai uma nova versão percebo melhoras de desempenho (a mais perceptível foi quando o kernel passou de 2.4 para 2.6).

Nesses casos o que precisa ser feito é escolher os serviços necessários e usar um Gerenciador de Janelas leve como o IceWM. "

P.S. Recomendo que leias também o guia FOCA optimo tanto para quem está a começar como para quem é utilizador avançado:http://focalinux.cipsga.org.br/download.html.

Cumps...
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor adolfo dias » Terça Jun 24, 2008 19:48

obrigado pelas respostas

entretanto saquei 3 isos do slack4, pois n sabia qual delas seria...

slackware 4.0 install.iso
slackware 4.0 internet archives.iso
slackware 4.0 live.iso

vou entretanto ver esse DSL, mas se me puderem esclarecer em relação ao slack agradeço
adolfo dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaozx » Terça Jun 24, 2008 20:05

a minha experiencia com linux é 0, por isso precisava de algo user friendly

Surgeria que experimentasses primeiros umas distros live-cd(corres o sistema apartir do cd), como o damn small linux( 50 MB only) como te sugeri pois se não gostares não precisas de instalar além de que nas distros live-cd o sistema já está preparado para rodar. Para alguem com a tua experiencia em linux o slack vai ser uma experiencia e tanto(tanto podes desistir como adorar linux). O slack é optimo para a aprender e apanhar enquanto não se aprende (experiencia própria), mas é a DISTRO para mim.
Sugeria + uma vez que ao experimentares, experimentes as versões mais novas das distros. Linux não é windows. Lá por a versão ser nova não quer dizer que consuma muito mais recursos, (o slack é prova disso, p.e.)
mas se me puderem esclarecer em relação ao slack agradeço

É só perguntar.

P.S. http://www.distrowatch.com é um site que tem informação todas as distros que existem, dá uma olhada.

Cumps...
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor adolfo dias » Terça Jun 24, 2008 20:19

joaozx Escreveu:
a minha experiencia com linux é 0, por isso precisava de algo user friendly

Surgeria que experimentasses primeiros umas distros live-cd(corres o sistema apartir do cd), como o damn small linux( 50 MB only) como te sugeri pois se não gostares não precisas de instalar além de que nas distros live-cd o sistema já está preparado para rodar. Para alguem com a tua experiencia em linux o slack vai ser uma experiencia e tanto(tanto podes desistir como adorar linux). O slack é optimo para a aprender e apanhar enquanto não se aprende (experiencia própria), mas é a DISTRO para mim.
Sugeria + uma vez que ao experimentares, experimentes as versões mais novas das distros. Linux não é windows. Lá por a versão ser nova não quer dizer que consuma muito mais recursos, (o slack é prova disso, p.e.)
mas se me puderem esclarecer em relação ao slack agradeço

É só perguntar.

P.S. http://www.distrowatch.com é um site que tem informação todas as distros que existem, dá uma olhada.

Cumps...

mas eu n tenho windows instalado no pc.
construí aquele pc especialmente para me dedicar ao linux
é possivel correr na mm por cd?
nesse site aparecem apenas as versões do slack. n encontra nd relativo aquelas "edições2 que saquei
adolfo dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaozx » Terça Jun 24, 2008 21:28

mas eu n tenho windows instalado no pc.

Não percebi. Quem é que falou em windows?
é possivel correr na mm por cd?

Em todas as distro Live-cd podes dar o boot pelo cd, (se tiveres drive de cd's é claro). Ao dar o boot pelo cd estas a utilizar o hardware e apenas o sistema que tens no cd. Em momento algum ou forma interferem com o sistema que tens instalado no disco.

nesse site aparecem apenas as versões do slack. n encontra nd relativo aquelas "edições2 que saquei

Nesse site aparecem informações todas as versões de todas as distros (site, desenvolvedor, pacotes incluídos e muito mais, praticamente tudo acerca desta). Logo estão lá todas as informações sobre o slackware desde a primeira versão. (selecciona o slackware que esta na tabela do ranking das distros mais usadas na posição 12 e direcciona-te para uma "sub-página" que contém toda a informação que te referi).
Cumps....
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jun 25, 2008 2:23

joaozx, tens experiência no Damn Small Linux?
Gravei um CD com a ultima versão para experimentar o Live, mas não consigo pôr a net a funcionar.
Uso router. Fui à parte do Netcardconfig e coloquei o IP, Gateway, etc. Depois pus Apply mas não dá, noto também quando lá volto que as configurações desaparecem :roll: Consegues ajudar?

Peço desculpa ao dono do tópico pelo offtopic.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor adolfo dias » Quarta Jun 25, 2008 9:07

joaozx, sim já vi essa tabela. o que estou a dizer é que n encontro nd relativamente aos "internet archives" "install" e "live"

a ideia tb seria instalar o linux no disco para ir brincando e aprendendo aos poucos
adolfo dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaozx » Quarta Jun 25, 2008 10:23

joaozx, tens experiência no Damn Small Linux?

Nunca utilizei.

Fui à parte do Netcardconfig e coloquei o IP, Gateway, etc. Depois pus Apply mas não dá, noto também quando lá volto que as configurações desaparecem Rolling Eyes Consegues ajudar?

Quais são as aplicações que este usa para configurar a internet.(o teu router nao tem uma pagina propria de configuração)? Normalmente quando utilizei router no linux (já não mexo em linux á uns meses:? )configurava pela pagina e tinha net no linux automaticamente.

o que estou a dizer é que n encontro nd relativamente aos "internet archives" "install" e "live"

Não percebi. :?
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Silvergti » Quarta Jun 25, 2008 10:28

para começar a usar linux, o melhor é mesmo instalar numa máquina.

Os live cd's são lentos e assim fartas-te logo e ficas com uma ideia errada. O melhor é instalares uma qualquer distribuição e começares a usar o linux no dia a dia.

Deixa o windows só para os jogos e/ou aplicações especificas.

cumps!
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jun 25, 2008 11:26

Quais são as aplicações que este usa para configurar a internet.(o teu router nao tem uma pagina propria de configuração)? Normalmente quando utilizei router no linux (já não mexo em linux á uns meses:? )configurava pela pagina e tinha net no linux automaticamente.

No Ubuntu, eu consigo facilmente pôr a net a funcionar através dum programa que lá vem.
O mais estranho é que o DSL nem dá para aceder à pagina do router :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor joaozx » Quarta Jun 25, 2008 11:52

Talvez aqui: http://groups.google.com/group/damn-small-linux-brasil alguem te consiga ajudar pois estao mais familiarizados com essa distro.
Cumps...
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor adolfo dias » Quarta Jun 25, 2008 11:54

joaozx Escreveu:Não percebi. :?

Imagem

quando saquei o slack 4.0 tinha esses 3 isos. nesse site n encontro as diferenças entre cada um

silvergti a ideia era essa. fiz aquele pc especificamente para linux, pelo que queria instalar lá. que distro recomendas então? o dsl dá para instalar ou só para live cd?
será preferivel o slack ou outro?
adolfo dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaozx » Quarta Jun 25, 2008 14:08

quando saquei o slack 4.0 tinha esses 3 isos

sim. agora percebi. eu acho que só necessita o primeiro ou entao todos mas por uma sequencia. normalmente as distros actuais (inclusive versoes actuais do slack) trazem so uma imagem.iso ou varias imagens denominadas xx-cd1.iso, xx-cd2.iso e assim sucessivamente, ou seja tem uma sequencia na instalação. No caso do slack 4 como já é muito antigo provavelmente terá um guia para a instalaçao e quais as imagens a utilizar e a sua sequencia ( se assim for).

o dsl dá para instalar ou só para live cd?

qualquer live cd dá para instalar se assim for a sua vontade.

será preferivel o slack ou outro?

a perferencia é com cada um. o slack é uma boa opção pois tem um vasta e muito boa documentação sobre ele pois é das mais antigas. alem de que é uma distro base para muitas outras. mas se voce nao percebe mesmo nada de linux vai se tornar um pouco dificil utiliza-la no inicio expecialmente o slack pois precisa de configurar quase tudo na mao( até a roda do rato) e nao tem um gestor de dependencias (pacotes necessarios ao funcionamento dos programas), tem que instalar pacote a pacote se necessario (pois é essa a filosofia do slack). Mas se queres mesmo experimentar o slack , aconselhava-te a experimentar o Vectorlinux que é baseado no slack e é uma distro muito leve(uma das mais rápidas que já testei) e compacta. Esta disponivel em live-cd e é uma boa opçao para ver como o slack funciona.

P.S. Uma distro similar ao DSL é o Dizinha é brazileira e é tambem muito leve e compacta.

Cumps...
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes