No caso dos clássicos portugueses, lembro-me de ver á algum tempo um documentário de como foram "reparados".
Algumas partes chegaram a ser restauradas frame a frame.
Isto é pegavam numa frame e corrigiam os defeitos que encontravam, com photoshop ou algo semelhante, não me recordo correctamente.
Ora aquilo em principio deve estar a 24 frames por segundo.. ou 20, n sou grande conhecedor dos pormenores técnicos do cinema em 1940-50 (acho eu que foi por esta data). Por tanto estão a ver o trabalho que foi posto naquelas restaurações.
Quanto a melhorar a qualidade da imagem, Uma boa opção para começar é o virtualdub, e os seus inumeros filtros.
www.virtualdub.org
Programa opensource, com gui, todo pipi.
Quando se sentirem mais "corajosos" passem para avisynth, esse sim com filtros poderosíssimos á sua desposição. Open source novamente, mas se, gui algum, tem uma curva de aprendizagem mais longa que o virtualdub.
No entanto os resultados conseguidos com avisynth e os filtros correctos para a ocasião podem rivalizar algums trabalhos profissionais maior parte das vezes.
para mais info sobre avysinth eu recomento os forums do doom9.
www.doom9.org
é onde a dev team do avisynth posta e discute, alem de maior parte do pessoal que cria os filtros/plugins.
Espero ter sido de ajuda.