Multi-threaded games will start hitting this year?

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor badboi » Quarta Jun 22, 2005 1:55

Sim basicamente é isso mas inves de uma personagem, serão as personagens do jogo todo. Claro que não poderam evoluir de uma forma tão complexa como a nossa evolução do jogo, mas o simples interagir umas com as outras e tomarem um partido favoravel em relação a nós ou um partido contrário a nós é muito aliciante.

Exemplo:
És um cavaleiro andante que vais a uma aldeia e ajudas uma pobre rapariga de ser comida por um monstro. Essa rapariga ao voltar para a aldeia começa a interagir com outras personagens e pode acontecer que ela consiga influenciar outra personagem que anda um cavaleiro andante que é boa pessoa e merece ser ajudada. E assim sucessivamente. Mas o contrario também pode acontecer que a primeira personagem com quem ela interagir ser alguém a quem fizeste mal e ser influenciada negativamente por essa segunda personagem. E apesar de a teres salvo a próxima vezes que apanhares essa rapariga no teu jogo ela estará contra ti e tudo o que tu representas. E evoluiu quando tu não estavas nessa área de acção do jogo.

Outro exemplo muito bom é o Sims 2 que tornará possivel que a vizinhança evolua a medida que tu estar a evoluir no jogo.

Imagina um FPS em que tu fazes um movimento repetitivo qualquer e que influencia as outras personagens a explorar esse movimento repetitivo teu para te matar.

Mas atenção isso hoje só não é possivel ser feito devido ao nivel de complexidade de processamento de dados necessário e não por falta de desenvolvimento nesse campo. Logo não vejo porque de não evoluir nesse sentido na PS3.

Sem mais,
Badboi.
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor xirix » Quarta Jun 22, 2005 9:54

Boas,

Acho que esse conceito é interessante, mas o nome não é o mais correcto, já que multi-threading refere-se mais a baixo nível que isso que estão a explicar.

Já agora uma olhada no wikipedia.

O multi-threading que conheço está relacionado com programação em si. Pela descrição do badboi, passa a ser mais um conceito a nível de jogos do que outra coisa.

Abraço
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Creative Byte » Quarta Jun 22, 2005 10:32

Boas,

Os processadores permitem a execução de vários threads em simultaneo mas a aplicação tem de estar desenvolvida para utilizar isso, é como as instrucções SSE se uma aplicação não indicar que quer utilizar as instrucções SSE o processador simplesmente não as utiliza.

BadBoi, penso que não vai ser só o A.I. que vái ganhar com os processadores dual-core e o multithread o motor de disica dos jogos tb, imagina num jogo de carros sentires os buracos da estrada. :)

Puderá surgir o processamento multithread em processadores dual-core nas gráficas para partilhar o processo de gerar a imagem e a modificação dos meshes directamente no processador da gráfica utilizando todo o potencial das placas gráficas de hoje e libertando ainda mais o processador central para outros motores. :D
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor badboi » Quarta Jun 22, 2005 18:39

Boas,

Eu estava a explicar o que o multithread poderá trazer ao jogos e não o que é. Acho que isso já todos mais ou menos têm ideia do que será.

Eu por acaso quando estava a escrever sobre a parte gráfica lembrei-me disso dos processadores de dual-core nas gráficas e não quis entrar por ai porque isso será sempre feito atraves dos drives e não do jogo em si. Ou seja, um jogo não deverá vir optimizado para aproveitar a capacidade multithread que a gráfica poderá ter mas sim os drives pegam no thread do jogo a nivel gráfico e subdividem em dois ou mais.

Mas há um mundo de hipoteses que agora provavelmente nem estamos a ver. ;) O que interessa é o aumento significativo da capacidade de cálculo aplicado aos jogos.

Sem mais,
Badboi.
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor LoGiKZ » Quinta Jun 23, 2005 11:13

Badboi

Realmente se isso chegar a acontecer, esse método que falas de aproveitamento desta nova tecnologia, os jogos irão ficar cada vez mais entusiasmantes e tornar-se-ão desafios mt maiores e dinâmicos que os actuais...

Não me consigo imaginar a parar agora de jogar um joguito qualquer e logo quando o ligar de novo a história já estar com um rumo diferente... por um lado pode tornar-se confuso, mas por outro é um desafio mt mais agressivo que o normal das personagens estáticas. Gostei dessa ideia!! 8O

------------------------------------------

Hehehe só espero que não avancemos demais na IA, pq todos já sabemos que a partir de certo ponto é impossível controlar tudo o que as personagens "pensam".
Não quero imaginar um futuro em que um computador irá ter um núcleo inteligente que pensa por mim, espero que fique pelos joguinhos e n avance para outros meios... :? Eu gosto da sensacão de controlo, claro que neste momento nos referimos aos jogos, mas este é apenas o primeiro passo para algo maior! E eu receio isso, a ver vamos... :wink:

Foi só um pensamento hehe :lol:
DFI Lanparty NF4 SLI-D / AMD Athlon64 4000+ San Diego / OCZ ModStream 520W/ Caixa CMStacker preta (em modding)
2 x 512 Mushkin Redline Extreme XP4000
Asus X800XT 256Mg / 2 x Seagate 160Gb Sata

Watercooled mainly by: AquaComputer & Alphacool
LoGiKZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jun 14, 2005 1:07

Mensagempor BadBoyB » Terça Jul 05, 2005 16:33

Boas ppl!

É o meu primeiro post, mas fico contente de ver que o ppl se interessa e está atento às novidades no mundo da informática!

Qnt ao assunto em questão, confesso que estou à espera de ver algumas melhorias com a utilização dos processadores dual core, mas como já foi dito antes, não será tanto um aumento em termos de velocidade (FPS), mas sim de complexidade, tal como disse o badboi! 8)

No entanto, para quem se pergunta para quando chegarão os jogos que utilizem dual cores, não falta tanto assim! Basta sabermos que o motor de jogo Unreal 3 utiliza dual threading e que grande parte dos grandes jogos utilizam este motor. :D

Defacto serão jogos pra sair durante o ano de 2006, mas como será evidente, não será uma mudança drástica, isto porque grande parte dos utilizadores ainda terão pc's com processadores single thread, e nenhuma companhia vai cair no erro de programar um jogo que só funcione em Dual Cores e assim limitando o mercado! :?

Será um passo inevitável, mas ainda leverá algum tempo até acontecer a mudança definitiva, e até lá podem descansar pq os vossos processadores single thread servem perfeitamente! Na altura que for mesmo preciso um Dual Core, já estará mesmo na altura de mudar de pc! :P

Quanto ao funcionamento em si, julgo que, esquecendo um pouco agora as utilizações de varios programas em simultaneo (que têm um ganho bastante significativo), em relação aos jogos abre novas possibilidades em termos de interação e complexidade do jogo em si! Tanto no desenrolar do jogo em si, tal como o badboi disse, mas na possibilidade de interagirmos com o ambiente de uma maneira nunca possível antes. :wink:

Digo isto porque, também está previsto sair "supostamente" para o final deste ano, a primeira placa PPU (Physics Processing Unit), que liberta do processador grande parte dos calculos em termos dos motores fisicos dos jogos. Isto partindo do pressuposto que o jogo é programado com códigos para tal, mas mais uma vez, o exemplo do motor Unreal 3 já inclui estas mesmas linhas de código! :)

O único senão desta nova placa é que será mais outro investimento em addons para um pc! Se bem que já se fala em incluir o chip (PPU) nas futuras motherboards.

Se tudo correr como apresentam, axo que o objectivo dos processadores no futuro será para uma questão de A.I., o que infelizmente axo que ainda é uma área pouco trabalhada (também devido à dificuldade de programação).

Isto é a minha "pequena" opinião acerca do futuro dos processadores, e dos dual core em especifico! 8)
"If electricity comes from electrons, does morality come from morons?" 8O
BadBoyB
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 05, 2005 16:12

Mensagempor blackspawn » Quarta Jul 06, 2005 9:07

No que toca a jogos não tenho bem a certeza mas a maioria dos programas hoje em dia são multi-threaded (vão ao task manager do XP e activem a coluna dos thread counts e vejam por voces próprios). Com os processadores dual core vai ser é possivel correr 2 threads em simultaneo (em tempo real).
O grande problema de utilizar vários threads num programa é garantir a sincronização destes (no que toca a acesso/modificação e leitura de variaveis) de modo a que tudo funcione como é esperado.
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor rosas » Quarta Jul 06, 2005 9:47

black, acho q o q se discute aqui eh a nivel da concepçao e nao da utilizaçao.
ao q te referes na sincronizaçao, eh realmente O ponto q causa mais problemas.
imaginem um jogo em equipa (futebol, fps, etc) e ficar a espera q outro jogador tenha uma reacçao credivel. se a sincronizaçao nao for efectuada da melhor forma, o prazer de jogo vai diminuir ou ate desaparecer.

agora vejam a coisa desta forma.
em termos graficos, multi thread nao interessa, a nao ser q seja a nivel de gpu. som idem aspas.
o q interessa eh a nivel de AI.
e sinceramente q tem a dizer do AI do q anda por aí?
eu acho fraquinho. uns melhores q outros, mas num patamar q nao chega ao mediano.
de q vai servir isto tudo, se a programaçao de AI continua a ser ma?
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Anterior

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante