Com o objectivo de dar a conhecer o jogo por dentro a quem ainda não tenha muita informação acerca do mesmo, decidi criar este tópico para fazer um pequeno relato da minha experiência no FML até agora.
Penso que será positivo ir explicando como funciona o jogo ao mesmo tempo que faço o relato, para que quem nunca o tenha jogado fique com umas noções de como é estar ingame.
Experiência na Beta
A minha actividade no FML começou no GW 24 Haynes, através de um convite por parte da SI. Já me tinha registado para as Betas anteriores e recebido dois convites, mas visto só ter lido os respectivos emails muito tarde, perdi as oportunidades.
O Haynes foi um GW de stress testing, que foi sobrecarregado com mais de 3000 jogadores para avaliar as capacidades de resposta dos servidores do FML (note-se que cada GW de FML é construido de forma a albergar no máximo 1000 utilizadores, com uma database de 50000 jogadores no jogo).
A minha primeira participação não correu muito bem: mais de 3000 jogadores num GW torna o jogo infernal. Senti bastantes dificuldades em formar um plantel sólido (basta dizer que o meu jogador mais conhecido era o João Martins, o irmão do Carlos Martins, LOL
No decorrer deste GW a SI sentiu necessidade de fazer um reset ao servidor para efectuar mais testes, situação que aceitei com naturalidade, visto ser esta a função de um beta tester. Era também uma oportunidade de experimentar outra abordagem ao jogo agora que já tinha alguma experiência.
Esta segunda tentativa correu-me de forma bastante positiva. Nunca saí dos top 200 e fui subindo gradualmente até à nona posição do GW na véspera deste fechar, precisamente ontem. Convém notar que desta vez já "só" participaram 1800 jogadores. Também no ranking de formação tive bastante sucesso, chegando ao pico de segundo lugar e oscilando entre o quinto e o terceiro até ao encerramento do GW. Vou ter saudades desta equipa
A decisão
Na altura de tomar uma decisão sobre a continuidade no jogo, comparei as qualidades com os defeitos e acabei por me sentir satisfeito com a generalidade deste. O FML diverte e, se o jogador tiver capacidade para delinear um plano a longo prazo, consegue ser um desafio que nos mantém interessados diariamente.
As qualidades:
-o jogo entretém a qualquer altura, seja por 5 minutos, para fazer uns pequenos ajustes no nosso clube, ler as novidades, conversar com um amigo, ou durante horas, a participar em competições ou a pesquisar reforços para o nosso plantel. A acção está sempre a decorrer, temos mesmo a sensação que o jogo tem vida.
-o espírito de comunidade, se tiverem sorte no GW em que entrarem (eu felizmente tive, o Fowler tem pessoal impecável), é formidável. A qualquer altura podemos interagir nos chats com centenas de jogadores de todo o mundo, esclarecer duvidas, etc...
-é FM, ou seja, viciante!
Os defeitos:
-considero a mensalidade algo elevada. Os britânicos certamente não acharão isto, mas tendo em conta o nosso nível de vida, acho-a exagerada.
-se tivermos o azar de cair de pára-quedas num GW a experiência pode ser difícil e o jogo perde um bocado da piada. Tenham alguém conhecido no GW que escolherem, ou informem-se muito bem sobre o que se está a passar lá dentro antes de se inscreverem
Decidi inscrever-me no GW Fernandez, infelizmente não por muito inteligentes razões: gostava do símbolo do GW e do nome (chamo-me Fernando
Contudo, no dia em que o servidor arrancou tive um péssimo início. Fiquei bastante tempo sem conseguir fazer login, visto o congestionamento que se verificava, e quando o fiz, senti um lag irritante que acabou por se atenuar lentamente. Aprendi de vez a lição dos servidores cheios e de começar na hora de arranque.
Contactei o suporte a explicar a minha situação e transferi-me para um GW mais vazio: o Fowler, onde me encontro actualmente.
Este servidor encontrava-se, na altura em que arrancou, com cerca de 50% de ocupação, ou seja: metade do Fernandez. Isto conferiu-me alguma segurança pois sabia que iriam haver vários jogadores de qualidade bloqueados, e assim, uma garantia de conseguir construir um plantel equilibrado na altura de começar. Elaborei então uma shortlist com cerca de 200 jogadores de top, baseado na database do FM08, de pesquisas na demo do FM09 e no GW24 que decorria antes do Fowler arrancar.
Fowler
Feito o registo no site e efectuado o pagamento, fiz o download do jogo, muito leve, uma vez que, ao contrário dos FMXX, as databases estão alojadas no servidor. O jogador apenas tem que iniciar o jogo, fazer login, e está pronto a jogar. O tempo está sempre a decorrer: um mês em tempo real equivale a uma temporada ingame.
O servidor arrancou, e devo dizer que tive uma experiência completamente oposta do que no Fernandez. Tinha a shortlist ao meu lado e fui pesquisando os jogadores por ordem de preferência. Consegui integrar no plantel grande parte dos jogadores que havia referenciado, tendo apenas feito uns pequenos ajustes antes de o confirmar.
Quando se entra pela primeira vez deparamo-nos com um plantel vazio que é necessário preencher no mínimo com 16 jogadores. Para isso temos à nossa disposição 500.000 unidades monetárias para gastar em alguns dos 50000 jogadores da database. Nem todos os jogadores estão disponíveis no início. Por cada utilizador que faz login, é desbloqueada uma onda de jogadores, bons, maus, estrelas, nabos. Isto serve para permitir que cada jogador que entre tenha oportunidade de construir um plantel equilibrado. O problema com os servidores cheios é que todos os jogadores estão desbloqueados, e as equipas que progridem mais depressa economicamente, ficam logo com eles, criando um fosso irrecuperável entre os jogadores. Nos servidores mais vazios (até mais ou menos 80%), existe uma grande quantidade de bons jogadores bloqueados, o que permite a quem entre pela primeira vez construir um plantel competitivo e talvez apanhar uma estrela.
Uma vez encontrados os 16 jogadores, ha que tirá-los do desemprego e assinar contrato com eles. O nosso plantel fica confirmado e o jogo começa.
Até agora as coisas têm-me corrido de forma satisfatória. Comecei no top 100 apesar de no início ter desprezado intencionalmente a vertente competitiva, para me concentrar nas skills e nas finanças. Isto foi-me lentamente custando lugares no ranking com o passar do tempo, mas nada de extraordinário. Ontem arranquei então com a competição (início de temporada no servidor), e até agora está tudo a correr muito bem: sou dos candidatos a vencer a liga em que estou inserido.
Isto já se reflectiu numa pequena subida no ranking, vamos ver se continua :p
Encontrei alguns portugueses no GW, um dos quais já conhecia do Haynes, o Luís Tavares, um tipo porreiro com quem fiz uma parceria de cooperação. Espero conhecer melhor os outros com o tempo.
No geral, e até ao momento da criação deste post, encontro-me bastante satisfeito com o FML. Apesar dos defeitos, e da mensalidade que considero algo elevada, a verdade é que o jogo me diverte, sem que tenha necessariamente que estar constantemente agarrado ao mesmo. É engraçado voltar a casa e ir logo ao PC consultar as notícias e ver o que aconteceu durante a nossa ausência.
Recomendo a todas as pobres almas que tiveram a paciência de ler até aqui, que se juntem ao Fowler. Encontra-se a 68% de ocupação, valor que considero dentro do ideal para o FML. Não é pouco, o que afasta o perigo de se entrar num servidor quase vazio que não durará mais do que algumas semanas, nem é muito, o que significa haverem ainda imensos jogadores por desbloquear, alguns, confirmo-o eu através da minha shortlist, de qualidade mundial, tais como: Messi, Tevez, Henry, Aimar, Giovani, Anelka, Lucho, Suazo, etc... isto é apenas o que eu encontrei na minha shortlist.
http://www.footballmanagerlive.com/game ... p?p_page=3
Qualquer dúvida ou questão, não hesitem em colocá-la aqui no tópico!