Football Manager Live

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Football Manager Live

Mensagempor Lost Heaven » Terça Nov 25, 2008 20:58

Viva!

Com o objectivo de dar a conhecer o jogo por dentro a quem ainda não tenha muita informação acerca do mesmo, decidi criar este tópico para fazer um pequeno relato da minha experiência no FML até agora.
Penso que será positivo ir explicando como funciona o jogo ao mesmo tempo que faço o relato, para que quem nunca o tenha jogado fique com umas noções de como é estar ingame.

Imagem

Experiência na Beta
A minha actividade no FML começou no GW 24 Haynes, através de um convite por parte da SI. Já me tinha registado para as Betas anteriores e recebido dois convites, mas visto só ter lido os respectivos emails muito tarde, perdi as oportunidades.
O Haynes foi um GW de stress testing, que foi sobrecarregado com mais de 3000 jogadores para avaliar as capacidades de resposta dos servidores do FML (note-se que cada GW de FML é construido de forma a albergar no máximo 1000 utilizadores, com uma database de 50000 jogadores no jogo).
Imagem
A minha primeira participação não correu muito bem: mais de 3000 jogadores num GW torna o jogo infernal. Senti bastantes dificuldades em formar um plantel sólido (basta dizer que o meu jogador mais conhecido era o João Martins, o irmão do Carlos Martins, LOL :roll: ). Ainda assim penso que a nível de desempenho não me portei mal, tendo oscilado entre os lugares 400 e 200 entre mais de 3000 (já não me recordo ao certo das posições exactas). No ranking de jovens consegui, no entanto, chegar ao quinto lugar uma vez.
No decorrer deste GW a SI sentiu necessidade de fazer um reset ao servidor para efectuar mais testes, situação que aceitei com naturalidade, visto ser esta a função de um beta tester. Era também uma oportunidade de experimentar outra abordagem ao jogo agora que já tinha alguma experiência.
Esta segunda tentativa correu-me de forma bastante positiva. Nunca saí dos top 200 e fui subindo gradualmente até à nona posição do GW na véspera deste fechar, precisamente ontem. Convém notar que desta vez já "só" participaram 1800 jogadores. Também no ranking de formação tive bastante sucesso, chegando ao pico de segundo lugar e oscilando entre o quinto e o terceiro até ao encerramento do GW. Vou ter saudades desta equipa :)

A decisão
Na altura de tomar uma decisão sobre a continuidade no jogo, comparei as qualidades com os defeitos e acabei por me sentir satisfeito com a generalidade deste. O FML diverte e, se o jogador tiver capacidade para delinear um plano a longo prazo, consegue ser um desafio que nos mantém interessados diariamente.

As qualidades:
-o jogo entretém a qualquer altura, seja por 5 minutos, para fazer uns pequenos ajustes no nosso clube, ler as novidades, conversar com um amigo, ou durante horas, a participar em competições ou a pesquisar reforços para o nosso plantel. A acção está sempre a decorrer, temos mesmo a sensação que o jogo tem vida.
-o espírito de comunidade, se tiverem sorte no GW em que entrarem (eu felizmente tive, o Fowler tem pessoal impecável), é formidável. A qualquer altura podemos interagir nos chats com centenas de jogadores de todo o mundo, esclarecer duvidas, etc...
-é FM, ou seja, viciante! :D

Os defeitos:
-considero a mensalidade algo elevada. Os britânicos certamente não acharão isto, mas tendo em conta o nosso nível de vida, acho-a exagerada.
-se tivermos o azar de cair de pára-quedas num GW a experiência pode ser difícil e o jogo perde um bocado da piada. Tenham alguém conhecido no GW que escolherem, ou informem-se muito bem sobre o que se está a passar lá dentro antes de se inscreverem

Imagem

Decidi inscrever-me no GW Fernandez, infelizmente não por muito inteligentes razões: gostava do símbolo do GW e do nome (chamo-me Fernando :lol: ). Em minha defesa tenho a dizer que me parecia haver vários jogadores portugueses naquele servidor, situação que é sempre agradável.
Contudo, no dia em que o servidor arrancou tive um péssimo início. Fiquei bastante tempo sem conseguir fazer login, visto o congestionamento que se verificava, e quando o fiz, senti um lag irritante que acabou por se atenuar lentamente. Aprendi de vez a lição dos servidores cheios e de começar na hora de arranque.
Contactei o suporte a explicar a minha situação e transferi-me para um GW mais vazio: o Fowler, onde me encontro actualmente.
Este servidor encontrava-se, na altura em que arrancou, com cerca de 50% de ocupação, ou seja: metade do Fernandez. Isto conferiu-me alguma segurança pois sabia que iriam haver vários jogadores de qualidade bloqueados, e assim, uma garantia de conseguir construir um plantel equilibrado na altura de começar. Elaborei então uma shortlist com cerca de 200 jogadores de top, baseado na database do FM08, de pesquisas na demo do FM09 e no GW24 que decorria antes do Fowler arrancar.

Fowler
Feito o registo no site e efectuado o pagamento, fiz o download do jogo, muito leve, uma vez que, ao contrário dos FMXX, as databases estão alojadas no servidor. O jogador apenas tem que iniciar o jogo, fazer login, e está pronto a jogar. O tempo está sempre a decorrer: um mês em tempo real equivale a uma temporada ingame.
O servidor arrancou, e devo dizer que tive uma experiência completamente oposta do que no Fernandez. Tinha a shortlist ao meu lado e fui pesquisando os jogadores por ordem de preferência. Consegui integrar no plantel grande parte dos jogadores que havia referenciado, tendo apenas feito uns pequenos ajustes antes de o confirmar.
Imagem
Quando se entra pela primeira vez deparamo-nos com um plantel vazio que é necessário preencher no mínimo com 16 jogadores. Para isso temos à nossa disposição 500.000 unidades monetárias para gastar em alguns dos 50000 jogadores da database. Nem todos os jogadores estão disponíveis no início. Por cada utilizador que faz login, é desbloqueada uma onda de jogadores, bons, maus, estrelas, nabos. Isto serve para permitir que cada jogador que entre tenha oportunidade de construir um plantel equilibrado. O problema com os servidores cheios é que todos os jogadores estão desbloqueados, e as equipas que progridem mais depressa economicamente, ficam logo com eles, criando um fosso irrecuperável entre os jogadores. Nos servidores mais vazios (até mais ou menos 80%), existe uma grande quantidade de bons jogadores bloqueados, o que permite a quem entre pela primeira vez construir um plantel competitivo e talvez apanhar uma estrela.
Uma vez encontrados os 16 jogadores, ha que tirá-los do desemprego e assinar contrato com eles. O nosso plantel fica confirmado e o jogo começa.
Imagem
Até agora as coisas têm-me corrido de forma satisfatória. Comecei no top 100 apesar de no início ter desprezado intencionalmente a vertente competitiva, para me concentrar nas skills e nas finanças. Isto foi-me lentamente custando lugares no ranking com o passar do tempo, mas nada de extraordinário. Ontem arranquei então com a competição (início de temporada no servidor), e até agora está tudo a correr muito bem: sou dos candidatos a vencer a liga em que estou inserido.
Imagem
Isto já se reflectiu numa pequena subida no ranking, vamos ver se continua :p
Imagem

Encontrei alguns portugueses no GW, um dos quais já conhecia do Haynes, o Luís Tavares, um tipo porreiro com quem fiz uma parceria de cooperação. Espero conhecer melhor os outros com o tempo.
Imagem

No geral, e até ao momento da criação deste post, encontro-me bastante satisfeito com o FML. Apesar dos defeitos, e da mensalidade que considero algo elevada, a verdade é que o jogo me diverte, sem que tenha necessariamente que estar constantemente agarrado ao mesmo. É engraçado voltar a casa e ir logo ao PC consultar as notícias e ver o que aconteceu durante a nossa ausência.

Recomendo a todas as pobres almas que tiveram a paciência de ler até aqui, que se juntem ao Fowler. Encontra-se a 68% de ocupação, valor que considero dentro do ideal para o FML. Não é pouco, o que afasta o perigo de se entrar num servidor quase vazio que não durará mais do que algumas semanas, nem é muito, o que significa haverem ainda imensos jogadores por desbloquear, alguns, confirmo-o eu através da minha shortlist, de qualidade mundial, tais como: Messi, Tevez, Henry, Aimar, Giovani, Anelka, Lucho, Suazo, etc... isto é apenas o que eu encontrei na minha shortlist.
Imagem

http://www.footballmanagerlive.com/game ... p?p_page=3
Qualquer dúvida ou questão, não hesitem em colocá-la aqui no tópico! :wink:
Lost Heaven
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 14, 2006 3:06

Mensagempor kollin » Quinta Nov 27, 2008 22:16

ahahahahahahahaha
adorei o post...adoro a ideia...
tenho pena é de n me poder juntar...
o meu pc é antigo e mal corre o Fm2009...
n valia a pena :s
mas fala la de + cenas,mtu fixe a ideia :)
boa sorte pro resto do campeonato ;)
cumps
kollin
Novato
Novato

Registado: Sábado Nov 22, 2008 14:29

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Nov 27, 2008 23:27

mas o jogo corre no servidor, não no teu pc. nao tens problema nenhum em jogar isto.

pena é ser pago.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Lost Heaven » Sexta Nov 28, 2008 3:05

É exactamente o que Bad_Cop disse :)

O jogo é super leve, até já o consegui pôr a correr no meu EeePC.
Nos outros FMs, o que consome mais recursos é precisamente a database. Neste caso, a database está no servidor deles e tu limitas-te a aceder à informação.
A instalação ocupa menos de 100 MB.

Se a mensalidade fosse assim mais para o levezinho também :D
Lost Heaven
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 14, 2006 3:06

Mensagempor MiLLeS » Sexta Nov 28, 2008 9:26

Parabens pelo post, eu que adoro FM fiquei mais esclarecido... pena mesmo que a mensalidade seja puxadita, mas já agora metes aqui as tabelas de preços?

Cump's
Redes e coiso e tal
MiLLeS
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 29, 2004 15:14

Mensagempor kollin » Sexta Nov 28, 2008 11:32

hum ah é...definitivamente...nao percebo nada disto xD
pois pena é ser pago :?
kollin
Novato
Novato

Mensagempor DarkJR » Sexta Nov 28, 2008 14:22

se fosse algo do genero o jogo custa 50€ mas temos garantia de servidor bom até 2011 ainda pagava.. agora usar o sistema WOW da blizzard não vou a bola com tal função.. andar a pagar ao mes para jogar.. eu pago ao ano 50€ para jogar na Xbox porque tenho um sem fim de coisas lá.. é jogos para download, demos, musicas, filmes, etc.. etc.. ali é um mero jogo que sei que não vou passar o mes todo agarrado aquilo.. ao fim de um ano já paguei a saga toda dos FM's anteriores e dos que vêm nos proximos anos

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor kollin » Sexta Nov 28, 2008 16:32

50€ é puxado :?
kollin
Novato
Novato

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Nov 28, 2008 17:16

DarkJR Escreveu:se fosse algo do genero o jogo custa 50€ mas temos garantia de servidor bom até 2011 ainda pagava.. agora usar o sistema WOW da blizzard não vou a bola com tal função.. andar a pagar ao mes para jogar.. eu pago ao ano 50€ para jogar na Xbox porque tenho um sem fim de coisas lá.. é jogos para download, demos, musicas, filmes, etc.. etc.. ali é um mero jogo que sei que não vou passar o mes todo agarrado aquilo.. ao fim de um ano já paguei a saga toda dos FM's anteriores e dos que vêm nos proximos anos

darkJr

este tipo de jogos têm mesmo de ser suportados assim. o servidor é demasiado despendioso para se poder pagar simplesmente com o preço do jogo, para não falar das actualizações constantes, protecção de dados, manutenção, etc.

nesta do fmlive tambem esperava pagar, só acho estranho ser tao caro quando ainda nem sequer muita gente aderiu.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Nov 28, 2008 21:02

joguem antes hattrick...e deixem de ser roubados :P
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor DarkJR » Sexta Nov 28, 2008 21:54

Bad_Cop Escreveu:
DarkJR Escreveu:se fosse algo do genero o jogo custa 50€ mas temos garantia de servidor bom até 2011 ainda pagava.. agora usar o sistema WOW da blizzard não vou a bola com tal função.. andar a pagar ao mes para jogar.. eu pago ao ano 50€ para jogar na Xbox porque tenho um sem fim de coisas lá.. é jogos para download, demos, musicas, filmes, etc.. etc.. ali é um mero jogo que sei que não vou passar o mes todo agarrado aquilo.. ao fim de um ano já paguei a saga toda dos FM's anteriores e dos que vêm nos proximos anos

darkJr

este tipo de jogos têm mesmo de ser suportados assim. o servidor é demasiado despendioso para se poder pagar simplesmente com o preço do jogo, para não falar das actualizações constantes, protecção de dados, manutenção, etc.

nesta do fmlive tambem esperava pagar, só acho estranho ser tao caro quando ainda nem sequer muita gente aderiu.

o rival do WOW e que simplesmente deixou a blizzard humilhada e que para mim continua a humilhar senão tou em erro no nome é Guild Wars onde pagavas 50€ pelo jogo e o servidor tinha muito menos bugs e falhas que tem todos os da blizzard (sim eu já joguei WOW na blizzard e meu deus vá de LAG!) o que eu digo é.. pessoalmente tu com 50€ o jogo a 100.000 jogadores dá quanto? achas que esse valor não paga o servidor durante uns 3 anos pelo menos?? as empresas de jogos viram a blizzard a fazer milhões e agora julgam que aquilo é uma mina de ouro pagar para jogar ao mês.. eu pago os tais 50€ pelo Live Gold ao ano.. não chega a 5€ por mes.. isto e eu jogo tudo o que quero online e saco o que me apetece e afins, achas giro pagar praticamente 50€ por mes? faz as contas ao ano e diz-me se vale a pena tu pagares 600€ por ano por um FM09 online..

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Nov 29, 2008 0:32

andes de falar, pelo menos informa-te.

Imagem

qualquer uma das modalidades sao menos de 10€ por mes, um pco mais que o gold. o que te estás a esquecer é que no FM online tens um servidor que está a processar informaçao da maneira que aquele está, em tempo real. não é um simples servidor de "storage" e de gameplay como os do live.

quanto aos mmorpgs, se deixar-mos o interesse próprio de lado (eu tb prefiro pagar 50€ e não me chatear mais), é fácil de ver que a melhor maneira de manter e lucrar com um mmorpg é usando as mensalidades.
olha para um servidor pirata, por exemplo, e tenta informar-te sobre os custos do servidor durante o ano (basta olhar para o dinheiro que necessitam em doações). depois faz as contas e diz-me se é viável lucrar com o jogo cobrando só o preço inicial.
o guild wars pode funcionar, parece que tem funcionado, mas tambem usam uma politica de servidores difrente. e claro que lançar expansões pagas como eles lançam tambem ajuda. não sei é porque olhas para o guild wars como "a regra" quando deves olhar para ele como "a excepção" dado que a grande maioria dos mmorps sao pagos mensalmente.

e não sei mesmo onde está a vergonha da blizzard, dado que a editora do guild wars (NCSoft) tinha e tem o lineage 2 com mensalidades muito mais agressivas do que o WoW. e sim, o lineage 2 é anterior ao Guild Wars. para alem de que o wow é o mmorpg mais famoso, doa a quem doer.

não digo que não ache caro, porque acho, mas tambem não vivo com ilusões. se os servers privados em que joguei precisavam de uma média de dezenas de € por jogador por ano, muito mais precisam os oficiais com mais gm's, melhores servidores, melhor protecção de dados e claro, o desenvolvimento e o lucro.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DarkJR » Sábado Nov 29, 2008 0:55

Bad_Cop Escreveu:andes de falar, pelo menos informa-te.

Imagem

qualquer uma das modalidades sao menos de 10€ por mes, um pco mais que o gold. o que te estás a esquecer é que no FM online tens um servidor que está a processar informaçao da maneira que aquele está, em tempo real. não é um simples servidor de "storage" e de gameplay como os do live.

quanto aos mmorpgs, se deixar-mos o interesse próprio de lado (eu tb prefiro pagar 50€ e não me chatear mais), é fácil de ver que a melhor maneira de manter e lucrar com um mmorpg é usando as mensalidades.
olha para um servidor pirata, por exemplo, e tenta informar-te sobre os custos do servidor durante o ano (basta olhar para o dinheiro que necessitam em doações). depois faz as contas e diz-me se é viável lucrar com o jogo cobrando só o preço inicial.
o guild wars pode funcionar, parece que tem funcionado, mas tambem usam uma politica de servidores difrente. e claro que lançar expansões pagas como eles lançam tambem ajuda. não sei é porque olhas para o guild wars como "a regra" quando deves olhar para ele como "a excepção" dado que a grande maioria dos mmorps sao pagos mensalmente.

e não sei mesmo onde está a vergonha da blizzard, dado que a editora do guild wars (NCSoft) tinha e tem o lineage 2 com mensalidades muito mais agressivas do que o WoW. e sim, o lineage 2 é anterior ao Guild Wars. para alem de que o wow é o mmorpg mais famoso, doa a quem doer.

não digo que não ache caro, porque acho, mas tambem não vivo com ilusões. se os servers privados em que joguei precisavam de uma média de dezenas de € por jogador por ano, muito mais precisam os oficiais com mais gm's, melhores servidores, melhor protecção de dados e claro, o desenvolvimento e o lucro.

o que tinha lido a uns tempos era muito mais de mensalidade que isto que apresentaste.. como tal peço desculpa pelos valores errados mas não deixa de ser uma barbaridade os preços ao ano.. quanto ao WOW não é o mais famoso e se não acreditas procura na lista de MMORPG de os mais votados ou os mais apreciados e logo vez o WOW sempre no TOP 5 mas nunca em 1º ;) (dados vistos a uns 3 meses atrás) e quanto ao GW foi o que eu falei dele e não do seu anterior.. até porque nunca gostei de jogos pagos ao preço de ouro.. quanto ao LIVE da xbox.. pessoalmente é uma atitude muito mais digna ter acesso a tudo por 50€ ao ano que ter acesso a 1 jogo por ano a 65€.. lá porque tem servidor e não sei que.. eu sei quanto custa um servidor para jogos online que suportem até 100.000 jogadores e pagas em menos de 1 ano com 100.000 utilizadores.. esses gajos usam servers na malasia e afins que são ao preço da agua.. são politicas como estas que me faz ter orgulho em sacar jogos na net.. eu sempre fui da opinião jogos a 25€ é o preço justo.. pagar 50\60\70€ por um jogo?? mas tu tás a pagar o que? a renda da casa da sra da limpeza do edificio onde fizeram o jogo.. só pode.. a uns anos o GT da ps quando saiu tava já na altura a 10 contos (50€) venderam mais de 20 milhões de copias.. o que dá coisa de 1 bilião de euros.. vais dizer-me que custou 1 bilião fazer o GT?? o jogo custou perto de 4 Milhões na altura.. e facturaram 1 bilião.. (ou mil milhões como queiram) achas isto justo para um jogador? para alguém que todos os anos gasta mais umas dezenas no mesmo jogo com outro nome e aspecto? eu desde que soube da situação do GT que deixei-me de comprar jogos superiores a 25€.. por isso é que 90% dos meus jogos vêm de fora..

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Nov 29, 2008 1:00

É muito bonito o pessoal falar, mas esquecem-se da quantidade de pessoas que estão por detrás de fazer e manter um jogo desse género. Não é só custos do servidor! Os programadores, assistencia tecnica... sao pessoas que precisam de ganhar dinheiro como toda a gente!

Com isto não quero dizer que não nos tentam explorar. Mas qual é o negócio que não tenta?

A blizzard por exemplo até seria, provávelmente a empresa com melhor margem para baixar os preços, porque tem o maior numero de subscritores. Mas para que o faria se assim ganha mais?

O que eu gostava de ver era empresas a apostarem em jogos de qualidade que teriam pub bem colocada de forma a podermos jogar de forma gratuita. Acho que isso pode muito bem ser um grande mercado, já se começa a pensar em colocar publicidade nos jogos, só espero que não seja só para ser mais uma fonte de receita, mas sim usar esta estratégia de negócio.

Em jogos tipo wow isto seria complicado inserir, como é obvio, mas em outros até pode parecer natural a publicidade, tal como é normal vermos nas ruas...

EDIT: Em relaçao ao FML axo q tb é exagerado para o tipo de jogo que é. eles não precisam de estar constantemente a fazer alteraçoes tais como equilibrar cenas na jogabilidade, criar texturas e modelos....sei la tanta coisa que mmporg precisam para se manterem vivos. aquilo vai ser ligar eliminar os bugs e depois ficar uma pequena equipa para manter e ir adicionando pequenas funcionalidades...
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor DarkJR » Sábado Nov 29, 2008 2:08

MetalFatigue Escreveu:É muito bonito o pessoal falar, mas esquecem-se da quantidade de pessoas que estão por detrás de fazer e manter um jogo desse género. Não é só custos do servidor! Os programadores, assistencia tecnica... sao pessoas que precisam de ganhar dinheiro como toda a gente!

Com isto não quero dizer que não nos tentam explorar. Mas qual é o negócio que não tenta?

A blizzard por exemplo até seria, provávelmente a empresa com melhor margem para baixar os preços, porque tem o maior numero de subscritores. Mas para que o faria se assim ganha mais?

O que eu gostava de ver era empresas a apostarem em jogos de qualidade que teriam pub bem colocada de forma a podermos jogar de forma gratuita. Acho que isso pode muito bem ser um grande mercado, já se começa a pensar em colocar publicidade nos jogos, só espero que não seja só para ser mais uma fonte de receita, mas sim usar esta estratégia de negócio.

Em jogos tipo wow isto seria complicado inserir, como é obvio, mas em outros até pode parecer natural a publicidade, tal como é normal vermos nas ruas...

EDIT: Em relaçao ao FML axo q tb é exagerado para o tipo de jogo que é. eles não precisam de estar constantemente a fazer alteraçoes tais como equilibrar cenas na jogabilidade, criar texturas e modelos....sei la tanta coisa que mmporg precisam para se manterem vivos. aquilo vai ser ligar eliminar os bugs e depois ficar uma pequena equipa para manter e ir adicionando pequenas funcionalidades...

tu pagas a essa gente toda a vontade com lucros.. eles falam de pirataria.. mas repara.. se fores falar com quem saca jogos e perguntares epah o jogo custa 20-25€ compras? ele secalhar já diz que sim.. outros dizem que não porque acham que roubar é giro.. a verdade é que tens a Simbin uma das maiores (senão a maior) nos Car-Sim e vez os jogos deles (fora de portugal claro) a serem vendidos a 25-30€ já com oferta de outro antigo.. o GTR-E que saiu a meia duzia de meses custa 18€ lá fora.. cá é 30€.. mas tens outros casos.. o GTR e GTR2 sairam a 30€ lá fora e cá era 55€ e por aí a fora.. quanto aos jogos pagos ao mes porque têm server e afins.. eles pagam 5€ ao mês a miudos da malasia e afins para vigiar se aquilo vai abaixo ou não.. o Tech Support da Blizzard por exemplo é Indiano! devem tar nos 10€ ao mes.. pagar o criador do jogo e os designers e afins tá mais que certo.. mas também não lhe vamos pagar 1 Milhão de euros de ordenado só porque fez este jogo.. eles basicamente sai novas versões ou expansões de 1 em 1 ou no maximo de 3 em 3 anos.. a ganhar 5000€ ao mes (que já acho mais de que bom) bastava vender a 25€ que só era necessarias 200 copias vendidas.. isso vendes tu numa game a semana ou talvez ao dia a nivel mundial.. estes jogos podiam até ser pagos ao ano.. mas com custos baixos.. o FM\CM é dos jogos que mais fãs tem.. devem ter pelo menos 1 milhão de pessoas que adora isto.. no lugar de fazerem aos 65 milhoes por ano.. faziam so 20 ou 25.. e pagavam a renda.. o servidor.. os indianos.. o que fosse.. mas pronto.. acho que ja chega que isto é off-topic a mais já :P

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes