Testes AntiVirus

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Testes AntiVirus

Mensagempor TheRza » Quinta Jul 14, 2005 3:14

Como testamos:

"Quer saber como se testa software que trata de algo potencialmente tão letal como os virus do Pc?
Expliquemos a nossa missão. Para começar, temos uma biblioteca de quase 6000 virus vivos e activos, cuidadosamente armazenada em suportes ópticos não reescreviveis. Isto é importante, já que precisamos e certificar nos que a nossa colecção permanece intocada por qualquer dos programas que usamos.
As amostras vão desde alguns dos exemplos mais antigos de virus dos dias de MS DOS, antes do Windows, aos últimos vermes cujos estragos são noticiados na imprensa mainstream de 15 em 15 dias.
Pegámos em duas máquinas - um portátil isolado com o Windows Me e um desktop Pentium 4 ligado em rede, com o Windows XP HoME.
A ambas as máquinas foi dada uma instalação do sistema operativo a partir do zero e as imagens das drives foram passadas para DVD para um futuro restauro. Infectamos cuidadosamente ambas as máquinas com uma grande colecção de virus, escondendo alguns deles em locais dificeis de detectar e dentro de várias camadas de arquivos. Feito isto, passámos a imagem das drives infectadas para dvd.
Quando cada programa foi totalmente testado, restaurámos primeiro o SO original e depois a versão infectada antes de instalarmos o software novo. Isto quer dizer que cada programa foi instalado exactamente no mesmo ambiente, e que nenhum programa limpa o que o outro não conseguiu.
A PCGUIA faz testes destes há muitos anos e tem um procedimento muito seguro, do qual nunca se afasta. Não tente nunca, em circunstância alguma, fazer experiências com virus activos."

retirado da revista PCGUIA, ediçao Janeiro/2005

RESULTADOS :

1º Lugar-> McAfee VirusScan 2004 - 93%
2º Lugar-> Symantec Norton AntiVirus 2005 - 89%
3º Lugar-> Panda Titanium 2004 - 88%
4º Lugar-> F-Secure Anti-Virus 2004 - 85%
5º Lugar-> Trend Micro Pc-Cillin Internet Security 11 - 79%
6º Lugar-> ALWIL Avast Antivirus 4 - 77%
7º Lugar-> Sophos Anti-Virus 3.85 - 70%
8º Lugar-> Grisoft AVG AntiVirus Free Edition (versão 6) - 69%

Outras Edições : Março 2005

Kaspersky Antivirus Personal 5.0 - 85%

Outras Edições : Abril 2005

Bit Defender 8 Professional Plus - 86% (antivirus,firewall e anti-spam)

Nota: atençao que o Kaspersky não é a versão Personal Pro, se calhar por isso é que não levou uma pontuação mais alta!!! :wink:

Nota2: O AVG não é assim tão mau mas a versão em teste foi a 6 e o teste foi feito em Janeiro, não sei se nessa altura havia alguma versão mais actualizada mas se o teste fosse feito agora de certeza que tinha um pontuação mais alta e passava no boa pelo Pc Cillin mas mesmo assim da pa ter uma ideia que enquanto antivirus freeware neste momento é uma boa opção mas ainda não supera nem o Norton nem o McAfee (o que eu uso agora mas a versão 2005) nem algumas outras opções!

Nota3: o AVG foi considerado como tendo o interface mais antiquado mas nao siginfica que não seja eficaz e também foi um bocado criticado por tar a dar mais importância a versão a pagantes do que na freeware! :roll:

Nota4: um dos antivirus que eu ja experimentei e até achei bastante interesssante foi o BitDefender que teve uma pontuação bastante razoavel e é levezinho po sistema!só que claro que o Master deste fórum disse que não gosta deste av mas isso dava outro tópico! :roll:

Nota5: como vêm o Norton o único mal que tem é que pesa bastante em qualquer máquina apesar que quem tem uma maquina nova nao se sinta muito incomodado com isso mas em termos de desempenho ainda ta ai pas curvas! :twisted:

Nota6: acho que os testes que eles fizeram foram bem feitos, acho que têm uma colecção bastante considerável de virus e mesmo que nao gostem da revista isso nao quer dizer que os testes deles nao tenham credibilidade por isso aqueles comentários do tipo "ó testes feitos pela PCGuia... " e outras tretas são escusados! :evil:

Peço desculpa pelo testamento e pelas notas! eheheheheh

Fikem Bem! 8)

PEACE!
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor PapaGigas » Quinta Jul 14, 2005 3:58

PapaGigas Escreveu:Well.. desculpem lá.. com estas brincadeiras nem reparei neste post.. tipo.. na realidade 100 virus é absulutamente insignificante.. o meu conselho no que respeita a esta matéria é simples: descarregam uma colecção minimamente numerosa ( http://infection.hackthisbox.com/ ).. depois instalam o windows de raiz (drivers e afins).. criam uma imagem do sistema com o Symantec Ghost (por exemplo).. e ai sim testam as varias soluções AV do mercado nas vossas amostras (realizando comparativos relativos a velocidade vs. profundidade do scan.. detecção vs. remoção de amostras.. peso do AV no sistema vs. funcionalidades extra (estas tb influenciam no peso do AV.. e muitas delas não servem para ponta de um corno).. etc.. etc.. etc.. tipo.. existem centenas de testes que podem ser realizados.. mas estes para mim são os essenciais).. ;)

s3ntry Escreveu:Para tal poderíamos usar este ficheiro que encontrei quando visitava o fórum do Maxthon que não é mais que um ficheiro ZIP com 593 virus diferentes que foi feito por um gajo para fazer testes de detecção a programas anti-virus. As extensões dos ficheiros deste ZIP foram todas alteradas de EXE para EXF, de modo a impedir que alguém execute algum deles por engano. Temos assim disponível (à falta de melhor) uma base de dados de 593 virus com a qual testar o nosso AV com segurança.

Propunha que se fizessem o seguinte...

Em primeiro lugar dizer qual o AV utilizado, a versão testada e os settings com que estava a correr. Depois fazer os seguintes testes:

1º Teste: Clickar no link para fazer download do ficheiro e ver se o AV bloqueia o download ou não.

2º Teste: Fazer download do ficheiro para o disco e no Windows Explorer, navegar para a pasta onde se encontra o ficheiro e ver se, ao entrar na pasta, o AV alerta a existência de virus nessa pasta.

3º Teste: Copiar o ficheiro para outra pasta e ver se o AV permite a criação do ficheiro noutro local do disco.

4º Teste: Abrir o ficheiro no WinZIP, WinRAR, ou outro programa qualquer de ZIP e ver se o AV deixa abrir o ficheiro ou não.

5º Teste: Descomprimir o conteúdo do ficheiro para uma pasta e ver se o AV o deixa fazer.

6º Teste: Copiar o ficheiro para uma drive externa (floppy, CD, USB, etc.) e depois ligar essa drive externa para ver se o AV detecta os virus no momento em que a drive é ligada.

7º Teste: Enviar o ficheiro por e-mail para vocês mesmos para ver se o AV detecta os virus quando entram por e-mail.

8º Teste: Fazer scan à pasta onde se encontra o ficheiro e ver quantos virus o AV detecta e calcular a taxa de detecção em percentagem.

9º Teste: Alterar a extensão do ficheiro de ZIP para outra coisa qualquer que não tenha associação com nenhuma aplicação e repetir o teste 8 para ver se o AV detecta os ficheiros dentro do ZIP mesmo se o ficheiro não tiver a extensão correcta.

10º Teste: Meter o ficheiro do teste anterior dentro de outro ZIP e repetir novamente o teste 8 para ver se o AV detecta os virus dentro de 2 níveis de compressão.

Não se trata aqui de um teste absoluto, pois é apenas uma pequena amostra de alguns virus, alguns dos quais até acho que já são algo antigos, para além disso o verdadeiro teste seria tentar executar os ficheiros infectados e ver se o AV deixava o sistema ser infectado ou não, mas não acho que devemos ir tão longe :wink: De qq modo acho que seria muito interessante ver na prática até onde os AV que o pessoal utiliza aqui no fórum deixam um virus entrar no disco, mesmo sem ser executado, e como se comparam uns com os outros nesta prevenção.

Tens ai 28552 amostras.. descarrega.. corre os vários testes e comparativos.. e depois diz qq coisa (pode ser que aprendas algo).. :roll:

PS - Esse comparativo tá mais que desactualizado.. e é tudo menos fiável (6000 amostras é "algo".. mas não é significativo).. boa sorte.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor p0p4z » Quinta Jul 14, 2005 11:46

Até pk essas 6000 amostras podem beneficiar o Norton.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Re: Testes AntiVirus

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Jul 14, 2005 12:41

TheRza Escreveu:...temos uma biblioteca de quase 6000 virus vivos e activos...
"temos" ? Presumo que seja a PCGUIA.
Gostava bastante de "possuir" esse ficheiro para poder testa-lo pessoalmente. :roll:
Alguém ?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor PapaGigas » Quinta Jul 14, 2005 17:22

p0p4z Escreveu:Até pk essas 6000 amostras podem beneficiar o Norton.

Well.. por isso é que para mim existem apenas 2 maneiras de realizar comparativos:

1ª -> Utilizar uma colecção selectiva em que as amostras da mesma estejam incluidas em todas as BD's das soluções AV a serem testadas..

2ª -> Avaliar a capacidade de produção de "curas" singulares de cada uma das soluções AV (através de uma colecção genérica e "abastada")..

[PT]CableGuy Escreveu:
TheRza Escreveu:...temos uma biblioteca de quase 6000 virus vivos e activos...
"temos" ? Presumo que seja a PCGUIA.
Gostava bastante de "possuir" esse ficheiro para poder testa-lo pessoalmente. :roll:
Alguém ?

Partilho da mesma opinião.. e subsecrevo inteiramente estas palavras (tb gostava de colocar as patas nesta colecção.. "entre outras")..

PS - Eu gostava principalmente é que este gajo fizesse a p*** da "trade": http://www.virus.gr/english/fullxml/def ... =28&mnu=28 :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor TheRza » Quinta Jul 14, 2005 23:53

p0p4z Escreveu:Até pk essas 6000 amostras podem beneficiar o Norton.

e iam fazer isso pk?!?! :roll: :roll: :roll:
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jul 15, 2005 0:17

O Panda com 88%, com melhor classificação que o Kaspersky e o BitDefender? 8O

Desculpa lá mas tenho de quebrar a Nota6 :lol: Testes da PCGuia :lol: :P
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor TheRza » Sexta Jul 15, 2005 0:22

é assim, a revista nao ia selecionar virus pa benefeciar um ou outro av por isso nao é por ai!

e eu o ke ja vos disse em termos de desempenho o Norton ganha ao AVG!

muita gente aki no forum só ta com o AVG pk é levezinho e nem se sente no pc! nao incomoda, enkanto ke o Norton instalado ja mexe com o pc e ja o torna lento entao ao iniciar....nem se fala! mas é o unico mal nesse av!

e como se costuma dizer "quantidade nao significa qualidade" ,eu acho que com 6000 ja podes fazer um teste em condições e testares kais os melhores av!

ja tou a combinar uns testes com um pc todo velhote de um colega meu e mal tenhas os resultados vou colocar aqui e vamos ver quem vence!

a unica coisa ke vai ser levada em conta é a eficacia do av em "caçar" os virus! o tempo ke ele demora, o "peso" dele no sistema e tudo mais nao vai ser contado!

akabou aqui a discussão entre AVG e NORTON!!!

fikem bem! 8)
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor TheRza » Sexta Jul 15, 2005 0:26

SkylineGTR Escreveu:O Panda com 88%, com melhor classificação que o Kaspersky e o BitDefender? 8O

se lesses a nota1, vias ke se kalhar o Kaspersky nao levou nota maior pk nao é a versao PRO!

e as notas dadas aos av resultam numa série de coisas e nao só nos scans! akilo foi só pa dar uma ideia dos av!
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jul 15, 2005 0:38

TheRza Escreveu:
SkylineGTR Escreveu:O Panda com 88%, com melhor classificação que o Kaspersky e o BitDefender? 8O

se lesses a nota1, vias ke se kalhar o Kaspersky nao levou nota maior pk nao é a versao PRO!

e as notas dadas aos av resultam numa série de coisas e nao só nos scans! akilo foi só pa dar uma ideia dos av!

E...?
Mesmo a versão non Pro bate o Panda na boa... :?

Quanto ao AVG é um bom AV e leve, assim como o NOD32. E quem tem um portatil para trabalho como eu, um destes 2 é melhor que um Norton a pesar o sistema todo.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor TheRza » Sexta Jul 15, 2005 0:53

SkylineGTR Escreveu:
TheRza Escreveu:

E...?
Mesmo a versão non Pro bate o Panda na boa... :?

Quanto ao AVG é um bom AV e leve, assim como o NOD32. E quem tem um portatil para trabalho como eu, um destes 2 é melhor que um Norton a pesar o sistema todo.
~

eu nunka testei o Panda por isso nao te posso confirmar isso mas tens a certeza ou alguém te disse?

mas tambem ninguem disse ke o AVG é um mau av pois nao?!?! :roll:

só que comparado com o Norton só ganha mesmo na "leveza" dele! :lol:
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor paperless » Sexta Jul 15, 2005 0:55

Bem.. só vou dizer uma coisa..confiam numa revista cujos "leitores" elegem a Netcabo o melhor ISP ano apos ano?
Eu n faria isso..
paperless
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 07, 2005 22:04

Mensagempor PapaGigas » Sexta Jul 15, 2005 0:58

TheRza Escreveu:ja tou a combinar uns testes com um pc todo velhote de um colega meu e mal tenhas os resultados vou colocar aqui e vamos ver quem vence!

hummm.. sendo assim.. tá bem.. coloca ai a amostra que vais usar.. e a metodologia usada no decorrer dos comparativos.. boa sorte.. ;)

SkylineGTR Escreveu:Mesmo a versão non Pro bate o Panda na boa... :?

Nem mais.. a realidade é que o software da Panda sucka nas horas do *biip*.. lol.. para mim pc-cillin e panda são os reis dos conflitos.. :roll:

TheRza Escreveu:comparado com o Norton só ganha mesmo na "leveza" dele! :lol:

Well.. e em que é que te baseias para dizeres que o Norton em comparação ao AVG é superior?.. sempre estou para perceber.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Sexta Jul 15, 2005 1:13

paperless Escreveu:Bem.. só vou dizer uma coisa..confiam numa revista cujos "leitores" elegem a Netcabo o melhor ISP ano apos ano?
Eu n faria isso..

É a unica revista em Portugal que se dedica extrictamente a "noobs" (como tal tem muita saida).. alguem leu o comparativo aos browsers?.. :roll:

PS - Só para avisar que me dá uma enorme vontade de rir quando desfolho essa revista.. lol.. tipo.. aquela mer** nunca mais evolui?.. :lol: :lol: :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Azarael » Sexta Jul 15, 2005 1:16

paperless Escreveu:Bem.. só vou dizer uma coisa..confiam numa revista cujos "leitores" elegem a Netcabo o melhor ISP ano apos ano?
Eu n faria isso..

Isso é uma falácia da lógica. Não devemos atacar quêm disse, mas o que disse.

PS: Também acho os resultados do pcguia um bocado rídiculos, e com uma amostra de 6000 vírus não se conclui mt, é preciso mais.
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante