"Quer saber como se testa software que trata de algo potencialmente tão letal como os virus do Pc?
Expliquemos a nossa missão. Para começar, temos uma biblioteca de quase 6000 virus vivos e activos, cuidadosamente armazenada em suportes ópticos não reescreviveis. Isto é importante, já que precisamos e certificar nos que a nossa colecção permanece intocada por qualquer dos programas que usamos.
As amostras vão desde alguns dos exemplos mais antigos de virus dos dias de MS DOS, antes do Windows, aos últimos vermes cujos estragos são noticiados na imprensa mainstream de 15 em 15 dias.
Pegámos em duas máquinas - um portátil isolado com o Windows Me e um desktop Pentium 4 ligado em rede, com o Windows XP HoME.
A ambas as máquinas foi dada uma instalação do sistema operativo a partir do zero e as imagens das drives foram passadas para DVD para um futuro restauro. Infectamos cuidadosamente ambas as máquinas com uma grande colecção de virus, escondendo alguns deles em locais dificeis de detectar e dentro de várias camadas de arquivos. Feito isto, passámos a imagem das drives infectadas para dvd.
Quando cada programa foi totalmente testado, restaurámos primeiro o SO original e depois a versão infectada antes de instalarmos o software novo. Isto quer dizer que cada programa foi instalado exactamente no mesmo ambiente, e que nenhum programa limpa o que o outro não conseguiu.
A PCGUIA faz testes destes há muitos anos e tem um procedimento muito seguro, do qual nunca se afasta. Não tente nunca, em circunstância alguma, fazer experiências com virus activos."
retirado da revista PCGUIA, ediçao Janeiro/2005
RESULTADOS :
1º Lugar-> McAfee VirusScan 2004 - 93%
2º Lugar-> Symantec Norton AntiVirus 2005 - 89%
3º Lugar-> Panda Titanium 2004 - 88%
4º Lugar-> F-Secure Anti-Virus 2004 - 85%
5º Lugar-> Trend Micro Pc-Cillin Internet Security 11 - 79%
6º Lugar-> ALWIL Avast Antivirus 4 - 77%
7º Lugar-> Sophos Anti-Virus 3.85 - 70%
8º Lugar-> Grisoft AVG AntiVirus Free Edition (versão 6) - 69%
Outras Edições : Março 2005
Kaspersky Antivirus Personal 5.0 - 85%
Outras Edições : Abril 2005
Bit Defender 8 Professional Plus - 86% (antivirus,firewall e anti-spam)
Nota: atençao que o Kaspersky não é a versão Personal Pro, se calhar por isso é que não levou uma pontuação mais alta!!!
Nota2: O AVG não é assim tão mau mas a versão em teste foi a 6 e o teste foi feito em Janeiro, não sei se nessa altura havia alguma versão mais actualizada mas se o teste fosse feito agora de certeza que tinha um pontuação mais alta e passava no boa pelo Pc Cillin mas mesmo assim da pa ter uma ideia que enquanto antivirus freeware neste momento é uma boa opção mas ainda não supera nem o Norton nem o McAfee (o que eu uso agora mas a versão 2005) nem algumas outras opções!
Nota3: o AVG foi considerado como tendo o interface mais antiquado mas nao siginfica que não seja eficaz e também foi um bocado criticado por tar a dar mais importância a versão a pagantes do que na freeware!
Nota4: um dos antivirus que eu ja experimentei e até achei bastante interesssante foi o BitDefender que teve uma pontuação bastante razoavel e é levezinho po sistema!só que claro que o Master deste fórum disse que não gosta deste av mas isso dava outro tópico!
Nota5: como vêm o Norton o único mal que tem é que pesa bastante em qualquer máquina apesar que quem tem uma maquina nova nao se sinta muito incomodado com isso mas em termos de desempenho ainda ta ai pas curvas!
Nota6: acho que os testes que eles fizeram foram bem feitos, acho que têm uma colecção bastante considerável de virus e mesmo que nao gostem da revista isso nao quer dizer que os testes deles nao tenham credibilidade por isso aqueles comentários do tipo "ó testes feitos pela PCGuia... " e outras tretas são escusados!
Peço desculpa pelo testamento e pelas notas! eheheheheh
Fikem Bem!
PEACE!