Firewall de hardware(router)

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor G@rlink » Sábado Jan 14, 2006 4:30

Boas,

PapaGigas, antes de mais, "seja bem aparecido" já não o via por cá à já algum tempo... Espero, que por aí esteje tudo a correr bem... :wink:

Agora depois de ler o teu post, as minhas "certezas" passaram a "dúvidas"... :?

Pois estava convicto que podia despensar de FW por software (usava a LnS, só para referencia :wink: ) depois de ter um bom router bem configurado...
Quero com isto dizer, tendo um router com boas opções como WPA-PSK, MAC Address filter, Applications Rules... E com uma boa configuração seguindo os passos do tópico do Tretabyte "Como proteger a nossa rede Wireless"...

No meu caso, posso dizer que tenho um bom router (boa marca e modelo), que me "serve" net para o PC (por ethernet) e portatil (por wireless), configurado com Static DHCP, UPNP desligado, filtragem de MAC Address e todos os outros passos da thread do Tretabyte... A FW do router tem umas alterações nas regras, por exemplo para a porta 113 que me aparecia "Blocked" nos testes online a FWs (Shields Up, PCFlank, Sygate, etc... ).

Com esta configuração estou "Stealthed" em todos os testes de diversos sites que testam FWs... Por esta razão pensava mesmo que a FW do router estava a fazer o mesmo trabalho que a, no meu caso, Look n Stop. Pois quando só tinha a LnS nesses mesmos testes os resultados eram iguais, "Stealthed" em tudo.

PS: Espero não ter dito nenhuma asneira... :roll:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 5:06

G@rlink Escreveu:Espero não ter dito nenhuma asneira... :roll:

Boas..

Só uma.. ou duas (mas tb.. quem é que tá a contar?).. LOL.. o facto de estares stealth não quer dizer NADA.. imagina que tens um trojan com capacidade de "ligar para casa".. a partir do momento em que o sistema estiver comprometido.. é meio caminho andado pró descalábro.. :roll:

PS - Obrigado pela recepção.. lol.. tb é bom estar de volta (em todos os sentidos.. tou de volta ao forum.. e a "portugal").. vemo-nos por ai.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor G@rlink » Sábado Jan 14, 2006 14:39

Boas,

PapaGigas Escreveu:Só uma.. ou duas (mas tb.. quem é que tá a contar?).. LOL.. o facto de estares stealth não quer dizer NADA.. imagina que tens um trojan com capacidade de "ligar para casa".. a partir do momento em que o sistema estiver comprometido.. é meio caminho andado pró descalábro.. :roll:

Ok, então o melhor mesmo é voltar a activar a LnS...

Thanks! :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 14:49

G@rlink Escreveu:então o melhor mesmo é voltar a activar a LnS...

Boas..

Eu continuo a dar preferencia á Outpost Pro.. MAS desde que tenhas controlo sobre as aplicações e servicos que tens a correr.. tá tudo.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor G@rlink » Sábado Jan 14, 2006 14:57

Boas,

PapaGigas Escreveu:Eu continuo a dar preferencia á Outpost Pro.. MAS desde que tenhas controlo sobre as aplicações e servicos que tens a correr.. tá tudo.. ;)

Psst, olha vou-te fazer uma confissão... :D

Por incrivel que pareça nunca testei a Outpost, unicamente por uma questão de perguiça pois tenho consciencia que é uma das, senão a melhor opção no que diz respeito a FW...

É desta que vou experimentar... :wink:

PS: Já agora ainda continuas a confiar mais na versão "2.5.369.369", ou as mais recentes já estão mais "estáveis"?

Cumps
Editado pela última vez por G@rlink em Sábado Jan 14, 2006 14:59, num total de 1 vez.
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mega » Sábado Jan 14, 2006 14:58

PapaGigas Escreveu:
G@rlink Escreveu:então o melhor mesmo é voltar a activar a LnS...

Boas..

Eu continuo a dar preferencia á Outpost Pro.. MAS desde que tenhas controlo sobre as aplicações e servicos que tens a correr.. tá tudo.. ;)

Boas papagigas, já que falas na outpost pro, eu tive 1ns problemas com ela no portátil, quando calhava ficava sem net :? no desktop não dá problemas, e mantenho-a, no portátil meti a McAfee depois de testar outpost(net caía), zoneA(a iniciar era 1 eternidade), kerio(o cpu ia para 100% com a mula) tiny(díficil config)e agora esta tá fixe.Mas tenho pena da outpost não funcionar aqui...
Imagem
Mega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 09, 2005 14:12

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 15:02

G@rlink Escreveu:Já agora ainda continuas a confiar mais na versão "2.5.369.369", ou as mais recentes já estão mais "estáveis"?

Boas..

Segundo sei (e não tenho andado muito dentro da matéria).. as ultimas versões da OP (leia-se: pós-"3") já se encontram muito melhores.. ;)
Editado pela última vez por PapaGigas em Sábado Jan 14, 2006 15:03, num total de 1 vez.
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor brainX » Sábado Jan 14, 2006 15:03

ja agora em termos de freeware o que recomendam?

Sygate, Outpost (FREE claro está) ou ainda outra?
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 15:05

Mega Escreveu:Mas tenho pena da outpost não funcionar aqui...

Boas..

Isso é tudo muito relativo.. tipo.. ainda tens algum log relativo a essa situação?.. é que a bola de cristal ficou em inglaterra.. LOL.. sorry.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 14, 2006 15:07

brainX Escreveu:Sygate, Outpost (FREE claro está) ou ainda outra?

Boas..

Não recomendo a Outpost free a ninguem.. lol.. no entanto tens a Sygate e a Kerio.. 2 boas opções gratuitas (por enquanto.. digo eu).. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Mega » Sábado Jan 14, 2006 15:13

PapaGigas Escreveu:
Mega Escreveu:Mas tenho pena da outpost não funcionar aqui...

Boas..

Isso é tudo muito relativo.. tipo.. ainda tens algum log relativo a essa situação?.. é que a bola de cristal ficou em inglaterra.. LOL.. sorry.. :roll:

Vou-m deixar ficar com a mcAfee, que até parece fixe e leve, depois logo se vê mais la pra frente com outra versão...TKS
Imagem
Mega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 09, 2005 14:12

Mensagempor PapaGigas » Segunda Jan 16, 2006 5:59

Mega Escreveu:Vou-m deixar ficar com a mcAfee, que até parece fixe e leve, depois logo se vê mais la pra frente com outra versão...TKS

Boas..

Uns usam McAfee.. outros Symantec.. outros usam a do windows (os verdadeiros "malucos").. e todos me dão a mesma desculpa.. LOL.. pq?.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Re: Firewall de hardware(router)

Mensagempor carlosamaral » Quarta Jan 25, 2006 16:22

lordanubis Escreveu:Alguem me sabe dizer se quando se tem uma firewall por hardware se pode dispensar a de software? É que o pc fika mt mas mm mt mais rapido a arrancar, mas n keria m**da no meu pc a conta disso...

Depende da Firewall.

Se estivermos a pensar em soluções que custam muito dinheiro, bem podemos dispensar as firewall's por software (nos postos de trabalho), pois de nada servem e muitas vezes ainda atrapalham. A cisco por ex, tem software que não sendo de propriamente de firewall integra com as aplience's, protegento a rede e os computadores contra (quase) tudo.

Existem tambem firewall's por software, mas que estão na "ponta da rede" e são igualmente robustas embora mais lentas, e trabalham mais ou menos da mesma forma que as apliences. Chekpoin VPN, etc.

Tudo o mais, apenas serve para ter em casa...
carlosamaral
Novato
Novato

Registado: Quarta Jan 05, 2005 13:50

Re: Firewall de hardware(router)

Mensagempor PapaGigas » Quarta Jan 25, 2006 19:05

carlosamaral Escreveu:Tudo o mais, apenas serve para ter em casa...

Boas..

Não é bem assim.. lol.. ora imagina que tens uma rede segura num ambiente controlado.. mas não tens qq controlo anti-propagação dentro da mesma (as FW's de que falas são muito boas.. mas têm alguns pontos fracos no que toca a esta matéria).. agora supõe que um utilizador chega e liga o seu laptop á rede da empresa (após ter passado a noite nos seus sites preferidos de XXX).. qual a melhor forma de prevenção?.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes