Projecto em Java ou .Net com base de dados

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Projecto em Java ou .Net com base de dados

Mensagempor nelugo » Quarta Abr 23, 2008 1:16

Boas

Tenho um projecto para gerir um conjunto de dados numa base de dados.
Ao inicio tive a ler sobre como fazê-lo em java e mySql e é preciso usar drivers, os métodos pra obter dados são complexos...

Já trabalhei em Java, mas apenas aplicações simples em BlueJ e nunca soube gravar ficheiros, muito menos operar bases de dados.
De resto tive uma introdução ao C e Pascal...

Tive a explorar a possibilidade Visual J# 2005 express + Microsoft sql server 2005.
Pelo menos no site fala da possibilidade de facilitar a ligação à base de dados mas ainda não encontrei nenhum tuturial sobre como fazê-lo.

Já fiz forms, GUI's desejados para o programa e o pretendido nesta fase é praticamente guardar os dados introduzidos nos forms das janelas nos respectivos campos da BD.

Quanto à base de dados, no caso de usar essa combinação é-me dado a escollher uma base de dados do server sql Microsoft ou uma bd do ms acess. Como serve uma BD residente e o ms acess parece-me simples, penso que será a solução mais produtiva.

Tenho 3 semanas pra por a funcionar uma parte que manipule fichas de pessoas (nome, morada...) aceder, alterar, eliminar...

Gostaria que me auxilia-sem na escolha do software de programação, linguagem de programação, base de dados... indicado e alguns tutoriais que conheçam seriam bem vindos..

Cumprimentos
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Abr 23, 2008 8:47

boas

aconselho-te fazeres em Visual Basic, usando como base de dados o Access...

se quiseres posso ajudar-te na boa!

cumpz

ps. envia MP
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 23, 2008 9:00

boas

podes de facto usar o Access, especialmente se for só para ser usado por um utilizador, numa máquina.
se estiveres a pensar instalar o prog. em várias máquinas, esquece o Access não foi feito para isso.
podes de facto avançar para vb .net e usar odbc para aceder a um SGBD qq...
ex. MySQL

o prencipio de utilização é equivalente...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Fenrir » Quarta Abr 23, 2008 11:08

Boas.

A aplicação é para ser monoposto (utilizada sempre só por uma pessoa)?

Se for monoposto, podes muito bem usar o access apesar que é extremamente aborrecido na minha optica.
Mas se já usaste o access, poderias tentar sql server.
Ah e tenta usar ADO.NET, com ambiente desconexo (basicamente todos os dados que estás a manipular são carregados num objecto especial que torna o processo bem mais interessante, por exemplo toda uma tabela)

À medida que fores desenvolvendo, se a tua escolhe é .NET posso ajudar-te no processo.

Já tens a base de dados "pensada" ?

Se queres brilhar, aconselho utilizares java + HSQLDB(base de dados super leve, usada no openoffice, e totalmente em java) e aconselho-te a usar o IDE eclipse.

http://hsqldb.org/

Também ajudo-te nesses passos, apesar que se decidires pela solução em Java, tenho que re-lembrar mais umas coisitas para ser-te util.

3 semanas é tempo de sobra, isso fazes num dia caso já soubesses utilizar as ferramentas.

Qualquer dúvida está à vontade.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor nelugo » Quarta Abr 23, 2008 12:08

É multi utilizador, a apresentação será feita em mono posto, mas supostamente é pra ser usado por várias pessoas dentro de uma organização.

Já comecei a modelar o sistema, mas como tenho duvidas em alguns aspectos...quero implementar esta parte pra depois completar a modelação em UML.

Tenho dúvidas principalmente em relação ao diagrama de classes. existem as classes de interface com o utilizador, as de controlo, e as de entidade.
Penso que as de interface tratam de exibir os GUI's para que este introduza e leia dados. As de controlo...devem ter operações distintas consoante os casos. As de entidade armazenam dados persistentes sobre as entidades sobre as quais queremos guardar informação(a classe pessoa, por exemplo, guarda o nome, idade, morada...eu em java sei fazer, mas neste cenário imagino que a classe deve ser substituída por uma tabela pessoa...ou os dados são passados da classe pessoa pra tabela pessoa?

Nas classes de interface imagino que os dados são introduzidos nos formulários e através de uma espécie de action listener são passados por parâmetro para a classe entidade (ou tabela entidade?)...
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fenrir » Quarta Abr 23, 2008 13:15

È assim devo-me ter explicado mal, monoposto, é quando só existe uma aplicação ao contrário, de haver por exemplo diversas aplicações clientes em diversas máquinas, e uma aplicação servidor.

Percebi, que sendo monoposto com multi-utilizador, como apenas um utilizador de cada vez irá mexer na aplicação.

No diagrama de classes, o "Interface" é normalmente utilizado para representar os interfaces criados associados às classes. Não é referente ao GUI (Graphical user interface), corrijam-me se estiver enganado, não sou a pessoa mais experiente em UML.

Existem diversas filosofias diferentes para desenvolveres a aplicação, sendo a mais utilizada hoje em dia, a programação orientada aos componentes(em que um componente de uma forma muito básica, é uma classe que implementa um interface). (muito bonito na teorica por acaso).

Isso de guardar os dados num objecto Pessoa, vai do que queres fazer.
Podes guardar do formulário, na BD.
Podes guardar do formulário num objecto Pessoa, e depois guardar na BD.
Etc.

Mas seja como for, as informações que são relevantes, sejam guardadas num objecto da classe Pessoa ou não, mais cedo ou mais tarde vão para a BD, para a tabela Pessoa.

Não sei se é o mais correcto eu viciar o teu raciocinio, pois existem tantas formas diferentes de proceder, e não sei qual o teu nivel de conhecimento, em desenvolvimento de aplicações. Winforms, ou webapps (no prisma .NET)
Qualquer duvida está à vontade.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor vala » Quarta Abr 23, 2008 16:10

Eu aconcelho SQL e java
vala
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 19, 2007 10:25

Mensagempor nelugo » Quinta Abr 24, 2008 0:07

Boas

Obrigado a todos

Descobri uns exemplos de como ligar a base de dados sql server 2005 express ao vb 2008 express e estou bastante entusiasmando. aquilo é praticamente directo...

Pra armazenar dados sobre pessoas, por exemplo, é 3 minutos, fazer os campos, a ligação é directa ao formulário do GUI...

Alguns detalhes exigem manipular queries e alterar código, ai estou indeciso entre VB.net, J#.net ou C#.net...
Para já o VB leva vantagens porque já encontrei um site com vários software de exemplo...
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fenrir » Quinta Abr 24, 2008 10:54

Aconselho C#.net, está a ser muito pedido no mercado de trabalho, apesar que VB.NET de certa forma tb..mas por razões diferentes.

Mas a minha escolha pessoal vai para C#.net.

E sim é facil a ligação e manipulação, tal como te tinha dito.

Mas se queres fazer uma coisa a "sério" opta pela filosofia de programação orientada aos componentes.

Separas o teu código em três partes distintas (e terás de trabalhas com dll's)
Parte do GUI (apenas a parte visual)
Parte do negocio (o que interliga a parte visual, trabalha com a parte visual, e depois "tritura" tudo para a BD, chamando a parte de interligação com a BD)
Parte da interligação com a BD (só responsável por gravar os dados, e ir buscar os dados)

Acho que isso enriquecerá o teu trabalho (e relatorio), mas complica um pouco para quem nao está habituado.

E pesquisa sobre ADO.NET, basicamente podes ir buscar os dados de uma tabela e colocar num objecto muito agil, um datatable, ou um dataset ( e facilmente constroi XML)
Se quiseres saber mais, eu explico, mas também é uma tecnologia 5 estrelas.

Força nisso.

[[]]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nelugo » Quarta Mai 07, 2008 11:34

Boas Pessoal..

Tenho seguído a série de vídeos Forms over data o que tem sido um verdadeiro salva vidas pra mim que não percebia patavina daquilo.

O problema com que me deparo agora é o seguinte:
Eu seguía o exemplo com o visual studio 2008 e criava a base de dados no servidor, mas depois não dava pra exportar o ficheiro local...

Então fiz à maneira do visual basic 2008 express edition, com um ficheiro de base de dados local...

O meu programa lê os dados da base de dados e manipula-os, mas não guarda lá novos dados...nem faz updates...nem deletes...

Experimentei os stored procedures em vez dos comandos predefenidos e também não deu...

Tenho que entregar o protótipo sexta..se me puderem dar uma dica..

Cumps
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor nelugo » Quarta Mai 07, 2008 15:43

...Resolvido...
Tem a ver com actualizar os respectivos table adapters...inté
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante