aprender programaçao

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

aprender programaçao

Mensagempor iniciada » Sexta Jul 20, 2007 17:10

caros colegas de forum, nao percebo nada de programaçao nem sequer a linguagem tecnica, mas por motivos profissionais axo que vou ser "obrigada" a aprender, por isso peço aos entendidos para me ajudarem, como começar...
pois eu nao sei nada de nada

obrigado
Luisa oliveira
iniciada
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 20, 2007 17:02

Mensagempor CR9 » Sexta Jul 20, 2007 19:21

Primeiro tens que saber que linguagem vais trabalhar, depois procura sites na internet dedicados a essa linguagem ou compra livros.

Cumps.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

programaçao

Mensagempor iniciada » Sexta Jul 20, 2007 22:59

desculpe a ignorancia
mas qual e a linguagem mais utilizada?
e se pudesse dar-me algumas dicas como começar agradecia-lhe imenso.
(livros, sites da internet...)

obrigado
Luisa Oliveira
iniciada
Novato
Novato

Mensagempor tntnt » Sábado Jul 21, 2007 0:22

Boas. Em primeiro lugar, convém saber sempre para q é q vai ser utilizada a linguagem. Normalmente não é aprender só por gozo!

Tens várias que são muito utilizadas, como o C e as suas variantes, Java, VBasic, Pascal e depois tens outras "linguagens" mais dedicadas á net e desenvolvimento, como o PHP, HTML, Flash, etc...

Mas convém mesmo saber qual o teu propósito e finalidades.

Pesquisa por aqui, para teres uma ideia:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Re: programaçao

Mensagempor iceangel » Sábado Jul 21, 2007 19:35

iniciada Escreveu:desculpe a ignorancia
mas qual e a linguagem mais utilizada?

Tem mesmo de dizer kal o propósito desta 'iniciação' á programação... Desenvolvimento de aplicações informáticas, de sites e afins... Por experiência própria a minha linguagem favorita, e k penso k seja acessível tbm, é HTML, mas lá está depende para o k precisa, pois esta linguagem pode n se adaptar ás suas necessidades...
Agora em termos de iniciação ás linguagens de programação, no meu caso comecei por apreender as bases no 'velhinho' pascal :P, chegando mais tarde ao VBasic e dpois ao 'horrivel' (para mim...) C++ ... Tenho aki alguns manuais k talvez possa encontrar numa biblioteca ou outros livros k encontra em kualker superficie comercial, ms lá está, é preciso saber k linguagem de programação precisa, ou pelo menos o k pretende com a mesma...

mesmo assim deixo este link:
http://www.criarweb.com/iniciacao_programacao/

cumps :wink:
...a minha assinatura é grande demais para caber aqui...
iceangel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 02, 2007 14:06

Mensagempor Triple » Sábado Jul 21, 2007 23:29

HTML não é uma linguagem de programação =) linguagem de formatação de texto... E nem sei de onde tiram a ideia de que HTML é uma linguagem de programação, até mesmo pelo nome chegam lá.

Para começar, na minha opinião, é possivel aprender com qualquer linguagem. Desde que haja dedicação e empenho.

Se precisa de aprender a programar para alguma coisa deve ser... Motivos profissionais... Web? Aplicações? Necessidade de haver portabilidade dos programas para outras platarformas, como Linux ou Mac OS?

Cumps.
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor _BELGA_ » Domingo Jul 22, 2007 9:55

Acho um pouco precipitado escolher uma linguagem e começar a "programar" assim sem mais nem menos.

Acho que em primeiro deve começar a fazer algoritmos, depois pseudo-código e por fim começar a seguir tutoriais de programação para uma linguagem.
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor CoolMaster » Domingo Jul 22, 2007 12:01

_BELGA_ Escreveu:Acho um pouco precipitado escolher uma linguagem e começar a "programar" assim sem mais nem menos.

Acho que em primeiro deve começar a fazer algoritmos, depois pseudo-código e por fim começar a seguir tutoriais de programação para uma linguagem.

Exactamente, tiraste-me as palavras do teclado :lol:

Só quero complementar que aprender a programar não se aprende de um dia para o outro, caso não se tenha nenhuma base é preciso meses para se começar a ter noção, e mais uns anos para amadurecer. Depois desta fase de 1,2 anos e alguma experiência em pelo menos 2 linguagens torna-se facil aprender uma nova, desde que seja dentro dos paradigmas das outras linguagens já aprendidas.

Com isto quero dizer que o mais dificil é aprender a programar, não é aprender a linguagem. Claro que existem linguagens mais complicadas, possivelmente quem disse que C++ é horrivel no entanto parece que gostou de vb, demonstra isso mesmo, já que o horrivel é o vb, no entanto é mais facil, costumo chama-la de linguagem de programação para os não programadores.
E não, o HTML tambem não é programação, nem sequer faz sentido pensar como programação já que não tem nada a ver com programação.

Conclusão: se não existem bases de programação e se tem que aprender forçozamente para se aceitar um trabalho que irá aparecer em pouco tempo mais vale desistir logo e dar lugar a alguem que tenha conhecimentos para o fazer.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor Triple » Domingo Jul 22, 2007 12:54

CoolMaster acho que vieste assustar a iniciada, é certo que não se aprende a programar em 2 dias... Mas não é assim tãoooo dificil :lol:

Eu acho irrelevante começar ou não com algoritmia... No secundário por exemplo, começa-se com Pseudo-Código e segue-se para Pascal, a unica diferença que se nota é passar a ser em inglês... mudar o sinal de atribuição e promenores pouco ou nada significativos.

Hoje em dia com a informação que há na internet qualquer pessoa aprende a programar por pouco que seja... por isso é escolher uma linguagem que se adapte aos objectivos e usar o google para qualquer coisinha...

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

aprender programaçao

Mensagempor iniciada » Domingo Jul 22, 2007 18:11

boas colegas , é o seguinte o que eu preciso de aprender é isto, apresentam-me um programa novo para trabalhar (FP) e depois caso seja necessario fazer uns ajustes ao programa, tipo alterar algumas funcionalides, ou que se apresente de uma forma diferente no papel, acrescentar algumas funcionaliades ( tipo numa guia de receita, eu ficar com um historico....), saber dar a volta ao que me for aparecendo, o que acontece e que eu posso subir na carreira mas preciso de saber alguma coisa de programaçao...

a todos mto obrigado pela ajudam que vao dando (continuem)
iniciada
Novato
Novato

Mensagempor Triple » Domingo Jul 22, 2007 18:25

Então eles dão-te o source do programa para tu alterares e compilares de novo? se for isso terás que aprender a linguagem do programa... qual é?

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

programaçao

Mensagempor iniciada » Domingo Jul 22, 2007 18:52

eu estou a falar de uma forma em geral, mas sao programas que sao utilizados na funçao publica, contabilidade...

Luisa Oliveira
iniciada
Novato
Novato

Mensagempor Triple » Domingo Jul 22, 2007 23:31

Mas isso é tudo muito vago... os programas são todos feitos na mesma linguagem? eles disponibilizam o código para editares? mas a grande pergunta é mesmo qual a linguagem? Se não souberes vais ter de te informar... :roll:
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Sonik » Segunda Jul 23, 2007 15:24

pascal, visual basic, assembly isso é um tipo de linguagem?
Sonik
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 27, 2006 22:27

Mensagempor CoolMaster » Segunda Jul 23, 2007 15:25

Sonik Escreveu:pascal, visual basic, assembly isso é um tipo de linguagem?

Não se diz "tipos"! Um chines, africano e português não são tipos de pessoas, são pessoas. :roll:
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante