Bem as razões são várias, no entanto as principais serão que o wireless está cada mais presente por toda a casa mas os conteúdos estão muitas vezes espalhados por mais de um PC. É cada vez mais habitual hoje em dia uma pessoa ter um PC de secretária e depois um portátil e dispositivos móveis inteligentes, etc. Os próprios sistemas de multimédia já existentes em algumas casas, ou quem compra uma LCD HD, já tem muitas vezes as respectivas ligações wireless, DLNA, ou até descodificadores H264, X264, Divx, etc. Ou seja muitas vezes os equipamentos mais directos como uma TV já têm a capacidade de eles próprios descodificarem e receberem por wireless os dados, falta-lhes só terem uma fonte central.
Eu sei que estou a recair muito para um uso de multimédia. Isto acontece pois esta ideia partiu daí enquanto equacionava a criação de um HTPC. E depois pensei....Então e se apenas fizesse um servidor com ligação wireless e que fizesse o broadcast para onde eu quisesse? Seja PC, seja LCD...o que eu quiser. Não só tenho um multimédia potente como tenho um gestor de conteúdos completo. Acessível tanto em casas como na Internet.
Bem vou então falar dos objectivos e de o mínimo necessário para tal. E o que penso que é importante em um sistema destes.
Necessidades de HW:
1) Consumo energético muito reduzido.
2) Capaz de facilmente fazer a descompressão e streaming de video Full HD para mais que um PC/LCD
3) A caixa não deve ser demasiado grande, nem feia. Deverá ser capaz de se disfarçar facilmente em, praticamente, qualquer divisão da casa.
4) A caixa deve manter-se silenciosa mas fresca.
5) A caixa deve ter no mínimo 2 baías para discos
6) A MB (Mother Board) deve ter no mínimo 2 Slots PCI-Express de expansão.
7) A MB deverá ter a capacidade de fazer RAID
9) A MB deve ter a capacidade fazer WoL (Wake on LAN)
10) Boa capacidade de armazenamento
Objectivos:
1) Streaming de conteúdos multimédia
2) Backup de PCs e dispositivos
3) Armazenamento de dados
4) Dados acessíveis na internet
5) Controlo remoto dentro ou fora da rede local
Espero não me estar a esquecer de nada. Penso que estes são os factores mais importantes num sistema deste género.
Agora o objectivo é manter este bicho num orçamento inferior a 400€ e desafio-vos a criar um até 300€. Acho que é possível, mas não propriamente fácil.
Pelo que tenho visto já há soluções relativamente económicas à venda que trazem isto tudo o que disse de raíz e até já traz o Windows Home Server (o da Asus até já li que não é caro), no entanto em Portugal ainda não encontrei à venda nada disto.
Desculpem não estar a dar palpites de como o montar, mas estou pouco fora do mercado e sei que há por aí muito bons eruditos de hardware sempre dispostos a dar os seus palpites.
Ao mesmo tempo penso que seja um pedido diferente do habitual para estas pessoas que devem estar fartas de fazer configurações para jogos, produtividade, etc.
Sou sincero, não sei se irei montar um bicho destes para breve, mas estou curioso pelas vossas opiniões. Não só gostaria que dessem configs e as suas razões, mas uma opinião sobre soluções deste género para uma casa.
Um obrigado desde já.