Desafio - Home Server

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Desafio - Home Server

Mensagempor MetalFatigue » Terça Fev 09, 2010 22:21

Pessoal gostava de lançar aqui um desafio para o fórum. Recentemente tenho andado a ponderar construir um Home Server. Porquê?

Bem as razões são várias, no entanto as principais serão que o wireless está cada mais presente por toda a casa mas os conteúdos estão muitas vezes espalhados por mais de um PC. É cada vez mais habitual hoje em dia uma pessoa ter um PC de secretária e depois um portátil e dispositivos móveis inteligentes, etc. Os próprios sistemas de multimédia já existentes em algumas casas, ou quem compra uma LCD HD, já tem muitas vezes as respectivas ligações wireless, DLNA, ou até descodificadores H264, X264, Divx, etc. Ou seja muitas vezes os equipamentos mais directos como uma TV já têm a capacidade de eles próprios descodificarem e receberem por wireless os dados, falta-lhes só terem uma fonte central.

Eu sei que estou a recair muito para um uso de multimédia. Isto acontece pois esta ideia partiu daí enquanto equacionava a criação de um HTPC. E depois pensei....Então e se apenas fizesse um servidor com ligação wireless e que fizesse o broadcast para onde eu quisesse? Seja PC, seja LCD...o que eu quiser. Não só tenho um multimédia potente como tenho um gestor de conteúdos completo. Acessível tanto em casas como na Internet.

Bem vou então falar dos objectivos e de o mínimo necessário para tal. E o que penso que é importante em um sistema destes.

Necessidades de HW:

1) Consumo energético muito reduzido.
2) Capaz de facilmente fazer a descompressão e streaming de video Full HD para mais que um PC/LCD
3) A caixa não deve ser demasiado grande, nem feia. Deverá ser capaz de se disfarçar facilmente em, praticamente, qualquer divisão da casa.
4) A caixa deve manter-se silenciosa mas fresca.
5) A caixa deve ter no mínimo 2 baías para discos
6) A MB (Mother Board) deve ter no mínimo 2 Slots PCI-Express de expansão.
7) A MB deverá ter a capacidade de fazer RAID
8) A MB deve ter uma boa ligação ethernet para ligar a um router Wireless N.
9) A MB deve ter a capacidade fazer WoL (Wake on LAN)
10) Boa capacidade de armazenamento

Objectivos:
1) Streaming de conteúdos multimédia
2) Backup de PCs e dispositivos
3) Armazenamento de dados
4) Dados acessíveis na internet
5) Controlo remoto dentro ou fora da rede local

Espero não me estar a esquecer de nada. Penso que estes são os factores mais importantes num sistema deste género.

Agora o objectivo é manter este bicho num orçamento inferior a 400€ e desafio-vos a criar um até 300€. Acho que é possível, mas não propriamente fácil.

Pelo que tenho visto já há soluções relativamente económicas à venda que trazem isto tudo o que disse de raíz e até já traz o Windows Home Server (o da Asus até já li que não é caro), no entanto em Portugal ainda não encontrei à venda nada disto.

Desculpem não estar a dar palpites de como o montar, mas estou pouco fora do mercado e sei que há por aí muito bons eruditos de hardware sempre dispostos a dar os seus palpites.

Ao mesmo tempo penso que seja um pedido diferente do habitual para estas pessoas que devem estar fartas de fazer configurações para jogos, produtividade, etc.

Sou sincero, não sei se irei montar um bicho destes para breve, mas estou curioso pelas vossas opiniões. Não só gostaria que dessem configs e as suas razões, mas uma opinião sobre soluções deste género para uma casa.

Um obrigado desde já.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 10, 2010 15:25

boas

ok, como deves estar a pensar não és o único a pensar nisso..

vamos a considerações...
modernamente temos soluções com CPUs modernos e de baixo consumo...
neste momento refiro-me aos ATOM...

assim, a escolha mais viável seria um ATOM 330 + nION....
embora o seu preço seja mais elevado que um 330+ICH7, este último consome um pouco mais e a gráfica não é de tanta qualidade...

com o primeiro teríamos a parte de vídeo resolvida, pelo menos para uma TV...

agora, instalar um serviço de descompressão, conversão de vídeo é que penso já ser puxado para o atom, embora dual core...

como NAS, é capaz de dar...
agora as duas actividades ou multiacessos, é que não sei...
por RJ45, podemos usar Gb, contra, todos os clientes tem de ter Gb e temos de ter um switch Gb...

por wifi, temos um problema, a maioria das boards que conheço apenas tem uma PCI...
será que um extensor de PCIs dá?
de qq maneira para multiacessos por wifi, teríamos de ir para N, o router terá de ser N, assim, como todos os clientes...
se for para BK de dados simples, a b/G dá...

esta ideia, tem criado mais força por causa que o meu servidor de NAS ser um PIII e estar a dar o berro...
depois de anos a fio sem problemas, tem começado a pendurar...
:(

no meu caso o router é N, com portas 10/100, clientes maioria portas 10/100, switch 10/100, apenas duas maq. com N e 10/100/1000....
como não tenho TVs com portas de rede ou wifi... fica a dúvida..
NAS ou HTPC...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor zinko_pt » Quarta Fev 10, 2010 16:55

Creio que um HTPC ainda é a solução mais cómoda, podendo usar o DNLA pontualmente. É o que eu uso.
E tenho uma TV xpto com DNLA e mais uns quantos PCs, para além do HTPC, incluindo um custom NetTop Atom, para coisas básicas.

Mas voltamos sempre à mesma questão... se um filme ou foto sai fora dos padrões de descompressão do equipamento seja uma TV ou ATOM.
Não vai dar ou temos que baixar o bitrate, mudar o container, etc...

O HTPC é sempre mais cómodo porque continua a servir de servidor de conteúdos. Continuamos a navegar nas pastas e a visualizar/ouvir o conteúdo.
E depois o HTPC pode ser facilmente construído com "sobras" e melhorado com outras sobras, normalmente do PC mais artilhado que temos.

É só juntar uma rede gigabit por menos de 40€ (TP-Link TL-SG1008D) e temos uma boa plataforma para usar durante anos, sem a preocupação de formatos, serviços e afins.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Fev 10, 2010 20:13

Sinceramente ainda não entendi bem o DLNA. É possível enviar sinal como se fosse vídeo já descomprimido. Ou seja enviar directamente o sinal vídeo e não ser necessário passar por um decoder. Ou a TV acaba sempre por necessitar fazer o decode?

Eu posso estar enganado mas penso que o sinal é passado já decoded. Nesse caso o problema com codecs desaparece uma vez que te basta instalar o codec respectivo no server.

Sem duvida que os clientes também precisam de estar apetrechados para uma coisa do género e que a maioria das casas ainda não está preparada para tal. Poderá ter de ser um investimento maior do que simplesmente um server. Ou até no caso de a TV não suportar DLNA é inviável para muita gente. Mas partindo do principio que os clientes estão ok. Todos têm acesso wireless N. Então parece-me uma solução, que comparada com um HTPC, se torna melhor e mais poderosa por um gasto quase igual a nível financeiro.

Ah e como é óbvio não devo ser o único a pensar no assunto. Mas lá está não se vê discussão do assunto. E é uma pena alguma das soluções que algumas empresas apresentam não se encontrarem disponíveis em Portugal. Por isso o desafio de mostrar soluções económicas construídas por nós.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quarta Fev 10, 2010 22:26

http://www.dlna.org/about_us/about/
Talvez procures um mediabox/player com rede, capaz de decodings avançados. Poderias ter acesso à rede à mesma e "puxar" conteúdos de outro PC.
Ou mesmo um mediatank como o PopCornHour.
Podes fazer updates á TV, como fiz à minha, mas a velocidade com que saiem novas funcionalidades não é a mesma do que para um PC/HTPC.
Só por isso, já é motivo suficiente para justificar o HTPC. Ainda que não seja um maquinão, já fazes algo jeitoso pelo preço de um bom Mediatank, por exemplo.
Acho que estás a tentar resolver um problema começando pelo "como" em vez de "o quê".
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Fev 10, 2010 23:00

zinko_pt Escreveu:http://www.dlna.org/about_us/about/
Talvez procures um mediabox/player com rede, capaz de decodings avançados. Poderias ter acesso à rede à mesma e "puxar" conteúdos de outro PC.
Ou mesmo um mediatank como o PopCornHour.
Podes fazer updates á TV, como fiz à minha, mas a velocidade com que saiem novas funcionalidades não é a mesma do que para um PC/HTPC.
Só por isso, já é motivo suficiente para justificar o HTPC. Ainda que não seja um maquinão, já fazes algo jeitoso pelo preço de um bom Mediatank, por exemplo.
Acho que estás a tentar resolver um problema começando pelo "como" em vez de "o quê".

Esse site não responde à minha pergunta. Dispostivos que transmitem em DLNA para TVs, por exemplo, enviam os dados em bruto ou já num formato que uma TV com DLNA já compreendem?

Se for o último caso, como penso ser, um Home Server faz perfeito sentido. Tens a flexibilidade de um HTPC e não precisas de te preocupar com a falta daquele codec novo ou actualizado e tens muitos extras. como ter conteúdos de dados acessíveis em qualquer lado, incluindo a internet. Em termos de gestão? Provavelmente não é para toda a gente.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quinta Fev 11, 2010 11:17

MetalFatigue Escreveu:Esse site não responde à minha pergunta. Dispostivos que transmitem em DLNA para TVs, por exemplo, enviam os dados em bruto ou já num formato que uma TV com DLNA já compreendem?

Todos dos dispositivos media que eu conheço fazem o decoding "no local". Ou seja, mesmo as TVs fazem decoding. A minha, por exemplo, no firmware actual não suporta um container. Não me lembro se é MKV ou Divx...
Creio se fizeres deconding remoto, então o que precisas é de um cabo de áudio/vídeo para ligar à TV e não um cabo de rede.

Ou então, colocando a questão ao contrário, se o decoding é feito remotamente, então o que é que precisas junto à TV? Uma mediabox dummy que só faz bypass do sinal de vídeo?
Todas as mediaboxes e mediatanks que eu testei (e foram algumas) faziam decoding local, mesmo que tivessem suporte para rede.

Podes fazer outra coisa: fazer o decoding no Server, fazer o output para um emissor de vídeo wireless e teres um receptor junto à TV. O sinal não deverá ser o melhor em HD e FullHD, mas em SD deve chegar e sobrar.
E depois, se te fias na capacidade das TVs que tenhas, para fazer decoding via DLNA, vais ter algumas restricções por via de formatos não suportados... A grande vantagem dos HTPCs é justamente essa: liberdade e flexibilidade total.

Insisto, o que é que quere fazer afinal? Estás a baralhar-te sem necessidade. Tenho dúvidas que consigas 1080p via wireless, por exemplo. Alguns filmes com um bitrate algo devem engasgarem-se.
Limita-te a definires o objectivo claro e sucinto e depois atacas um problema de cada vez.

Exemplo: Passar filmes 1080p e 720p na TV, que tenho guardados.
Solução: HTPC silencioso, com capacidade de armazenamento e potente q.b.
2o problema: como passar vários ficheiros e grandes de 1-2PCs para o HTPC da forma mais cómoda?
Solução: rede gigabit
3º Problema: Como passar cabos sem furar paredes, mas de uma forma discreta?
Solução: Pequenas calhas (max 3 cabos rede) autocolantes com esquinas e T´s para ficarem junto ao rodapé... e se for preciso, pintar da cor da parede/rodapé :lol:

E por aí fora. Agora se juntas tudo num só problema, é muito mais difícil...
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes