Desde já obrigadissimo pelas vossas sugestões, apesar de nao ser minimamente entendido em informática, penso que compreendi as razões das vossas escolhas.
Também aproveito para pedir desculpa pela demora na resposta, estive ausente para um fim de semana de fotografia.
O que faço é precisamente isto. Não sou profissional da área, mas um grande entusiasta.
O que preciso que a máquina faça, é aguentar processos normais de photoshop, conversões de Raw -> Jpeg sucessivas, com imagens de resolução tipica (8/10/12 Mp, ou seja, entre 6 a 14Mb cada), enquanto precorro as pastas de fotografia com programas como o acdsee, e ao mesmo tempo tenho o winamp a dar musica... Composições de video sao muito basicas, nada de extraordinario, apenas combinar as fotos com musica, com um programa qualquer como o Photoshow.
Ou seja, concordo com o skyrunner, é essencial que a máquina aguente vários programas em simultâneo, e jogos de facto nao jogo nada mesmo!
Colunas, rato e teclado é algo que compro à parte porque gosto de experimentar "ao vivo". A placa de som só queria que tivesse saída 5.1 e boa qualidade, mas disseram-me que hoje em dia a maior parte das motherboards jà incluem placa de som.. É verdade?
Quanto ao monitor, é importante que tenha bom contraste e não seja wide.. Portanto 19'', 24'', qualquer coisa assim, tenho que ver o que há no mercado..
Enfim, isto já vai extenso, espero que tenha esclarecido tudo para que possa beneficiar mais da vossa preciosa ajuda e sugestões..

. : Acer 2003 : .