PC até 700€ para fotografia/video digital

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

PC até 700€ para fotografia/video digital

Mensagempor Xiribu » Quarta Fev 25, 2009 23:29

Boas pessoal..

Queria investir num desktop, visto que o meu portátil já não aguenta photoshops e afins..
Não tenho qualquer interesse em jogos, não jogo nada para alem de copas lol, mas queria um sistema que aguentasse bem processos de Photoshop e afins, e com um bom monitor... Que sugestões me podem dar?
Não sei até que ponto tenho que investir numa gráfica cara para ajudar nas tarefas da fotografia, mas sei que RAM é essencial... E já agora overclocking, vale a pena? O orçamento é cerca de 600/700, de preferência tudo na mesma loja... :)

Fico agradecido pelas sugestões ;)
. : Acer 2003 : .
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 06, 2003 16:29

Mensagempor Xiribu » Quarta Fev 25, 2009 23:49

Desculpem, esqueci-me de acrescentar o seguinte: pretendia que fosse o mais silencioso possivel! Nao sei em que tipo de componentes isso se reflecte, suponho que nas ventoinhas, e fonte de alimentação, nao?
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Quinta Fev 26, 2009 17:27

Esse orçamento é um pouco curto...
Dá para recomendar qualquer coisa mas nada que seja muito bom.
Tambem queres rato, teclado e colunas?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor skyruner » Quinta Fev 26, 2009 17:57

cmrosado Escreveu:Esse orçamento é um pouco curto...
Dá para recomendar qualquer coisa mas nada que seja muito bom.
Tambem queres rato, teclado e colunas?
Com 700€ não dá para montar uma boa máquina para Photoshop? :roll:

Para vídeo que softwares usas?

Seja como for:

Corsair VX-450W (65€)
NOX Coolbay Basic (35€)
Asus P5N7A-VM (110€)
Intel Q6600 G0 (165€)
2xTeamgroup Elite PC2-6400 2x2GB (98€)
Western Digital 640GB 16MB (64€)
Pioneer DVR-216DBK (30€)

Total: 567€

Ficas com 8GB de memória, com uma 9300, um bom CPU, um a fonte silenciosa.
Mais que isto não deves necessitar (digo eu).

Podes dar mais informações do que fazes realmente.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor fabio_f » Domingo Mar 01, 2009 0:12

Não te procupes com o visual.
O processador um C2D dos mais fracos e fazes o tal overclock.
A grafica já tem de ser uma coisamais jeitosa, a ram 4gb chegava bem.

Processador-INTEL C2D E7300 2.66GHz 775 FSB1066 3MB BOX
Gráfica-Gainward Bliss 9800GT 512MB PCI-E
Ram-2 x Kingston DDR2 2048MB 800Mhz
Board-Asrock P43DE Intel P43 SK775
Monitor-Samsung SyncMaster 2243LNX Glossy Black 5ms
Caixa-3RSystem R310 Black Air Khan (não inclui fotne)
Total:529.5 €
Isto na chiptec.

Acho que seria um pc quanto baste para o que queres fazer.
Inda falta rato, teclado, colunas, ecrã tactil para a edição de imagem.
Mas mesmo com isso fica dentro dos 700€€.
fabio_f
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 28, 2009 12:58

Mensagempor skyruner » Domingo Mar 01, 2009 17:49

fabio_f Escreveu:Não te procupes com o visual.
O processador um C2D dos mais fracos e fazes o tal overclock.
A grafica já tem de ser uma coisamais jeitosa, a ram 4gb chegava bem.

Processador-INTEL C2D E7300 2.66GHz 775 FSB1066 3MB BOX
Gráfica-Gainward Bliss 9800GT 512MB PCI-E
Ram-2 x Kingston DDR2 2048MB 800Mhz
Board-Asrock P43DE Intel P43 SK775
Monitor-Samsung SyncMaster 2243LNX Glossy Black 5ms
Caixa-3RSystem R310 Black Air Khan (não inclui fotne)
Total:529.5 €
Isto na chiptec.

Acho que seria um pc quanto baste para o que queres fazer.
Inda falta rato, teclado, colunas, ecrã tactil para a edição de imagem.
Mas mesmo com isso fica dentro dos 700€€.

Depois para Photoshops e afins, um Quad-Core leva sempre vantagem, para não falar que não se usa apenas um software de cada vez. O que faz o Q6600 uma melhor opção. Isto para não falar que em encoding dá uma sova em qualquer dual-core que custe o mesmo. Isto para não falar em 3DSMax, que o Q6600 dá uma sova em qualquer dual-core existente no mercado.

Quanto ao OC, o Q6600 G0 também o faz, e o que não falta por aí são bons exemplos disso.

Depois, a 9800GT não vai trazer qualquer vantagem face ao que ele irá fazer, pois o trabalho será todo efectuado pelo CPU. Se ele ainda jogasse, talvez, agora neste caso em concreto, não existe qualquer vantagem em optar por ela. Até porque a 9300 chega bem para o efeito, e suporta exactamente as mesmas resoluções que qualquer outra gráfica de topo.
É exactamente a mesma coisa que comprares uma Navara para a tua mulher quando, quando um Corsa chega para ela para ir as compras no final de cada semana, e trazer 4 litros de leite e meia-dúzia de ovos.

4GB de memória devem chegar, mas se ele for um profissional da área, que faça grandes outdors e coisas do género, já começa a ficar curto.

BTW, na minha config não inclui monitor pois não sei ao certo o que desejas, mas partindo do principio que os 1680x1050 serão uma boa opção, tens por exemplo o Samsung Syncmaster 2032BW.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Xiribu » Segunda Mar 02, 2009 22:45

Desde já obrigadissimo pelas vossas sugestões, apesar de nao ser minimamente entendido em informática, penso que compreendi as razões das vossas escolhas.

Também aproveito para pedir desculpa pela demora na resposta, estive ausente para um fim de semana de fotografia.

O que faço é precisamente isto. Não sou profissional da área, mas um grande entusiasta.
O que preciso que a máquina faça, é aguentar processos normais de photoshop, conversões de Raw -> Jpeg sucessivas, com imagens de resolução tipica (8/10/12 Mp, ou seja, entre 6 a 14Mb cada), enquanto precorro as pastas de fotografia com programas como o acdsee, e ao mesmo tempo tenho o winamp a dar musica... Composições de video sao muito basicas, nada de extraordinario, apenas combinar as fotos com musica, com um programa qualquer como o Photoshow.

Ou seja, concordo com o skyrunner, é essencial que a máquina aguente vários programas em simultâneo, e jogos de facto nao jogo nada mesmo!
Colunas, rato e teclado é algo que compro à parte porque gosto de experimentar "ao vivo". A placa de som só queria que tivesse saída 5.1 e boa qualidade, mas disseram-me que hoje em dia a maior parte das motherboards jà incluem placa de som.. É verdade?

Quanto ao monitor, é importante que tenha bom contraste e não seja wide.. Portanto 19'', 24'', qualquer coisa assim, tenho que ver o que há no mercado..

Enfim, isto já vai extenso, espero que tenha esclarecido tudo para que possa beneficiar mais da vossa preciosa ajuda e sugestões.. :)
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skyruner » Terça Mar 03, 2009 16:14

É skyruner! :mrgreen:

Assim sendo nem necessitas de tanto.
Podes optar por colocar apenas 4GB de memória, ficando-te ainda mais barato.
Também podes não necessitar de um C2Q, mas pelo preço, compensa-te mais, mesmo a nível de perspectivas de futuro, que um C2D.

Depois dizes que necessitas de um monitor 5:4 ou 4:3.
Podes indicar o porque de preferires um desses a um wide (16:10)?
Pois cada vez é mais difícil encontrar desses monitores à venda.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Xiribu » Terça Mar 03, 2009 19:17

Skyruner, desculpa o engano :P

Bom, quanto ao monitor... Olha, eu há anos que estou a usar um de 15''. Ultimamente vi um colega meu a usar um de 22'' e parecia-me que havia um certo de grau de distorção.. estou enganado? Se calhar estou, e digo mais, apesar de gostar muito de fotografia, os ratios 5:4, 4:3, wide, nao-wide, etc, foi sempre algo que nunca dominei bem... O fundamental é que a imagem produzida seja "normal" e não esticada ou distorcida. Espero que me tenha feito entender...

Quanto ao resto, sim penso que optarei por 4gb de ram, até porque posso acrescentar mais depois consoante ache necessário, e eventualmente liberto mais fundos para um bom monitor..
Se bem entendi um C2D é duo e um C2Q é quad, nao? Por mim opto pelo quad, quanto mais rápido o processamento melhor..

Em relação à questão da placa de som, está incluida na motherboard que aconselhas-te? Ou invisto numa à parte?

Como já deves ter percebido estou muito desactualizado em relação à informática, a minha última questão pode parecer até ridícula.. Depois de escolhidos os componentes, windows XP ou Vista?
É que o velhinho Xp tem-me servido bem e eu domino-o, já o Vista.. nunca usei! Por isso também desconheço se vale a pena ou não.. :)
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skyruner » Terça Mar 03, 2009 21:00

Nos monitores widescreen, desde que seja usada a resolução nativa, não existem distorções nas imagens, nem nada que o valha.
Dá uma imagem completamente normal, e podes confirmar isso com qualquer portátil que seja evndido hoje em dia, em que os ecrãs são widescreen! ;)

O C2Q, por ter mais núcleos face aos C2D não quer dizer que seja mais rápido.
Apenas te garante que faz mais tarefas à mesma velocidade.
Seja como for, o quad parece-me sem dúvida alguma a melhor opção.

Quanto à placa de som, parece-me bem.
As placas on-board actualmente, contentam a maior parte dos utilizadores.
A mim, chega-me perfeitamente, e se tiveres umas boas colunas para acompanhar, deverá ser o suficiente.

Nada como seres tu a experimentar.
O Vista está organizado um pouco de forma diferente, mas ao fim de algum tempo, orientas-te bem com ele.
De referir que se quiseres usar os 4GB na sua totalidade, terás de usar um sistema 64Bit, como o Vista x64 ou o XP x64.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Xiribu » Quarta Mar 18, 2009 15:05

Boas,

Mais uma vez muito obrigado pela vossa colaboração, já comprei o computador, muito baseado nas vossas escolhas, apenas variei um componente que me está a dar problemas..

Comprei uma motherboard Asus p5ql-pro que supostamente suportaria até 16GB RAM a 1066. Então escolhi as seguintes memórias: 4 DIMMs Kingston 2gb ddr2 a 1066, ou seja num total de 8GB RAM.
Parecia que tudo corria bem, mas então surgem os problemas... Sempre que inicio o PC tenho BSOD's atras de BSOD's... Após eliminar hipoteses e investigar casos semelhantes pela net, descobri que esta motherboard não suporta 4 dimms a 1066 em dual channel. Aliás, a única forma de por o PC a trabalhar sem problemas é colocar apenas 2 dimms de 2gb a trabalhar em single channel..

Pesquisei se alguém tinha encontrado alguma solução para este problema, a fim de conseguir usar os 4 dimms em dual channel, mas parece que não há solução. Aliás, nem nesta mobo, nem em qualquer uma desta gama da Asus (problemas iguais na p5q pro, p5qe, p5k, etc...)
Estou muito decepcionado com a Asus nesta matéria.

De qualquer forma, no seguimento do que vos disse sobre o que vai ser meu trabalho neste PC, a 8GB de RAM a 1066 era optimo, mas para isso preciso de uma mobo que os suporte e não me estoure o orçamento...
Será que alguém tem conhecimento de alguma mobo que suporte isto?..

Se por acaso não achar uma mobo assim terei que mandar memórias para trás e ficar-me por 4GB a 800mhz provavelmente, o que não era bem o que eu queria...

Agradeço qualquer sugestão mais uma vez, mt obrigado a todos...
Xiribu
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes