por ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 9:16
boas!
em relação ao tipo das partições, não te sei responder, aliás até estou à espera que me respondam a essa mesma pergunta numa thread aqui do HCP " tenho uma partição de 5GB em NTFS com XP + sofware e uma outra com o restante dos 40GB em FAT32 em que guardo todos os dados, ganho alguma coisa em passar a segunda partição a NTFS? "
mas, no que respeita à quantidade de partições, penso que te posso dar uma ajuda.
em primeiro lugar, acho que usar uma partição com cerca de 5GB para instalar apenas o SO + software é um bom método, pois assim, em caso de existirem problemas a nivel de SO e for necessária uma formatação, todos os dados, que se encontram numa partição diferente (trabalhos, filmes, musicas, etc) não serão afectados.
em segundo lugar, permite fazer uma coisa que nos pode poupar muito tempo. depois de teres o SO instalado ja com os programas que usas sempre + drivers e afins, podes usar uma ferramente do tipo Norton Ghost e fazer uma imagem da partição em que instalaste essas coisas todas. Um dia que haja barraca é so arrancar o pc através de um bootable CD (que pode conter a imagem criada) e fazer a reposição do SO tal como se ele tivesse sido acabado de instalar! e mais uma vez, todos os dados que se econtravam na segunda partição... continuam intactos!
por isso, acho que o que deves fazer, e dependendo da quantidade do espaço ocupado pelo sistema operativo e da quantidade de programas que usas, criar uma partição primária (no meu caso 5GB chega perfeitamente, só tenho metade ocupada) e deixas o restante para armazenares dados. se fores usar XP, pelo menos a partição de 5GB deve ficar em NTFS.. a outra, ainda não sei as vantagens e desvantagens...
em relação ao conteudo de uma das partições, alguns os portáteis trazem alguns drivers, aplicações ou até mesmo imagens (do género das criadas com um software do género do Norton Ghost) para que possas reparar alguma falha do teu sistema. em regra, tudo isso há-de existir em CD's que acompanham o PC em novo.... por isso não deve haver grande problema se eliminares todo o seu conteudo.
de qualquer das formas, se usares por exemplo, um programa do género do Partition Magic (pessoalmente só trabalhei com isso até à versão 7) podes mexer nas partições sem perderes o seu conteudo.
espero ter-te ajudado qualquer coisa!
cumprimentos