Duvida

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida

Mensagempor N3mesis » Terça Abr 13, 2004 14:22

Adquiri a pouco tempo um acer aspire 1603LC 2.6 , isto veio com o win XP home e um disco de 30 Gb com 3 partições uma de 20Gb outra de 10Gb e outra com aproximadamente 8 Mb todas formatadas em sistema fat32, eu estava a pensar formatar e instalar o win xp pro, eliminar as partições e formatar em NTFS, a minha duvida é alguem sabe se a partição de 8 megas contem alguma info que n deve ser apagada, ou se existe algum inconveniente em eliminar as 3 partições e criar apenas uma.

obrigado.
N3mesis
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 13, 2004 14:13

Mensagempor Lusitano » Terça Abr 13, 2004 14:32

Acho que se apagares tudo ele cria sempre essa partição de 8Mb, mas num tenho a certeza...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Lusitano » Terça Abr 13, 2004 14:33

Quanto a teres apenas uma partição em NTFS não vejo nenhum inconveniente. Penso que a FAT32 oferece um pouco mais de performance, mas em NTFS o sistema fica mais estável. O problema em NTFS é que se tiveres algum problema com o Windows ou o disco dificilmente recuperas os teus dados...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 9:16

boas!

em relação ao tipo das partições, não te sei responder, aliás até estou à espera que me respondam a essa mesma pergunta numa thread aqui do HCP " tenho uma partição de 5GB em NTFS com XP + sofware e uma outra com o restante dos 40GB em FAT32 em que guardo todos os dados, ganho alguma coisa em passar a segunda partição a NTFS? "

mas, no que respeita à quantidade de partições, penso que te posso dar uma ajuda.

em primeiro lugar, acho que usar uma partição com cerca de 5GB para instalar apenas o SO + software é um bom método, pois assim, em caso de existirem problemas a nivel de SO e for necessária uma formatação, todos os dados, que se encontram numa partição diferente (trabalhos, filmes, musicas, etc) não serão afectados.

em segundo lugar, permite fazer uma coisa que nos pode poupar muito tempo. depois de teres o SO instalado ja com os programas que usas sempre + drivers e afins, podes usar uma ferramente do tipo Norton Ghost e fazer uma imagem da partição em que instalaste essas coisas todas. Um dia que haja barraca é so arrancar o pc através de um bootable CD (que pode conter a imagem criada) e fazer a reposição do SO tal como se ele tivesse sido acabado de instalar! e mais uma vez, todos os dados que se econtravam na segunda partição... continuam intactos!

por isso, acho que o que deves fazer, e dependendo da quantidade do espaço ocupado pelo sistema operativo e da quantidade de programas que usas, criar uma partição primária (no meu caso 5GB chega perfeitamente, só tenho metade ocupada) e deixas o restante para armazenares dados. se fores usar XP, pelo menos a partição de 5GB deve ficar em NTFS.. a outra, ainda não sei as vantagens e desvantagens...

em relação ao conteudo de uma das partições, alguns os portáteis trazem alguns drivers, aplicações ou até mesmo imagens (do género das criadas com um software do género do Norton Ghost) para que possas reparar alguma falha do teu sistema. em regra, tudo isso há-de existir em CD's que acompanham o PC em novo.... por isso não deve haver grande problema se eliminares todo o seu conteudo.

de qualquer das formas, se usares por exemplo, um programa do género do Partition Magic (pessoalmente só trabalhei com isso até à versão 7) podes mexer nas partições sem perderes o seu conteudo.

espero ter-te ajudado qualquer coisa!

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor roxo » Quarta Abr 14, 2004 11:24

por partes:

podes perfeitamente eliminar tudo e ter só uma, tens melhor performance em termos de acesso ao disco. se usas o xp deves ter uma partiçao ntfs, a performance (ao cont´rario do que se disse por aí) é melhor. o xp foi desenhado para trabalhar com partiçoes ntfs e por isso a performance, estabilidade, correcçaoa e recuperaçao de erros etc trabalha tudo melhor com ntfs, simplesmente outros so's (ex.: linux) n reconheciam ate ha algum tempo partiçoes ntfs, ou terias de fazer algumas coisas para isso acontecer. essas partições podem ser todas apagadas na boa e fazer só uma, não precisas de nada disso. instala é os cds originais que vieram com o portátil se tens isso tudo.

ruimartins:
ganhas sim. n sei bem as diferenças entre o ntfs e o fat32 mas já tive um disco em ntfs e outro em fat32.. e depois pus os dois em ntfs e a diferença de cópias entre eles (acessos leitura/escritura) é brutal fica muito mais rápido o que é lógico penso eu..

atençao cuidado ao usar o partition magic.. para quem n sabe.. pode acabar por ficar sme tudo :D façam backups antes.. já aconteceu a muito boa gente.
roxo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 23, 2004 19:52

Mensagempor Lusitano » Quarta Abr 14, 2004 11:52

Dá uma olhadela neste link, acho que são dadas boas explicações sobre as diferença entre o FAT32 e o NTFS. Segundo eles a minha teoria está correcta, o NTFS oferece mais segurança e fiabilidade, mas perde um pouco em performance para a FAT32. E depois poderás ter problemas para recuperar os teus dados em caso de avaria do sistema. Se usares NTFS sugiro que fazes backups regularmente.

http://www.autohoje.com/novoforum/topic ... IC_ID=6323
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor dtjesus » Quarta Abr 14, 2004 12:09

LOL
::inmove_wh80::core_duo_t2300::1gb_667mhz::nvidia_7600_256MB::hdd_sata_100gb
dtjesus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 08, 2003 23:09

Mensagempor Nukke » Quarta Abr 14, 2004 12:14

NTFS vs FAT32 num fórum de automóveis? :D

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Lusitano » Quarta Abr 14, 2004 12:31

E pelo vistos percebem mais disto do que muita gente... ;)
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor coldblue » Quarta Abr 14, 2004 23:53

Lol!

Eu costumava usar fat32 p tudo mas recentemente passei p ntfs a maioria para poder "partilhar" pc em redes c/ maior segurança,etc.

Partição 1 NTFS:: SO e programas
Partição 2 NTFS:: trabalhos, filmes, backups ghost...
Partição 3 FAT32 :: são 5gb que deixo livres para o Swap-file do windows e Scratch-disks p photoshop... deixando mémorias virtuais numa partição permite melhores performances e evita desfragmentar outras partições pelo uso intensivo...

Só n sei é como/onde colocar esta ultima partição na parte exterior "fisica" do disco p rodar mais depressa...
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes