por Onyros » Terça Dez 16, 2008 14:09
Como já me passaram alguns pelas mãos (netbooks), talvez faça um mini-guia um destes dias.
A relação qualidade preço é mais ou menos fácil de estabelecer. Passas pelo Kuantokusta e vês o preço mínimo de cada um dos modelos, e mete-los em ordem numa lista de acordo com o preço.
Em termos de qualidade, eles são praticamente todos iguais - os Celeron M estão praticamente descontinuados, por isso são quase todos Intel Atom N270. O modelo dual core do Atom para portátil só estará disponível, segundo algumas informações da Intel, na segunda metade de 2009, e não sei bem se o compromisso consumo/aumento de performance os justifica.
As diferenças estarão depois na RAM (512MB, 1GB ou 2GB que é o máximo que o chipset aguenta), na qualidade e tamanho do ecrã - sendo que têm quase todos 1024x600, com excepção do HP MiniNote que é mais caro e tem um processador Via C7 que é o mais lento de todos, e só variam entre 8.9 polegadas e 10 - e na duração da bateria, com modelos com baterias de 3, 6 e já 9 células. Depois com uma bateria de maior duração... aumenta o peso
Se queres ir pelo mais barato, tens o Acer Aspire One: muito bom ecrã - o melhor dos 8.9 - , boa performance na medida do possível, versão SSD com acesso ao disco lento, aquece mais do que a concorrência e é um pesadelo para upgrades. Mas é mesmo muito, muito barato. E se há problemas, tens que contar com a assistência fabulosa da Acer.
No outro lado do espectro, tens os mais caros: Asus N10JC, que tem um pacote excelente, mas é o mais caro; Samsung NC10, o campeão da autonomia, e um belíssimo portátil; o Asus S101 que é só uma versão com mais atenção aos detalhes e estética do Acer 1000H.
A escolha ideal estará no meio - um que não seja demasiado caro, e que consiga estabelecer um bom compromisso em termos de características relativamente aos outros todos. A ser mais caro, só mesmo algo que o justifique claramente. Algo no tipo do N10JC, que traz um gravador externo de DVD, duas baterias, e tem uma placa gráfica de memória dedicada que se pode ligar e desligar com um toque num botão (e um reboot).
Escolhas racionais neste momento incluem o EEEPC 1000H - que está a ser descontinuado e substituído por um modelo que não traz muito de novo - ou um negócio da China, tipo o que eu arranjei com o meu Advent (igual ao MSI Wind ou ao Tsunami Moover, mas quase 200 euros mais barato).
Editado pela última vez por
Onyros em Terça Dez 16, 2008 15:50, num total de 1 vez.