Ajuda - WXGA, WSXGA+, WUXGA !!!!!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Lusitano » Terça Mar 29, 2005 21:47

dfm Escreveu: em relação à 2ª pergunta: área de trabalho.

Cumprimentos !!

Ya e um caso sério de miopia após uns tempos. 8O
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor ruimartins » Quarta Mar 30, 2005 9:13

Boas!

Isto das resoluções já foi discutido, pelo menos desde que eu frequento este forum, várias vezes.

E como sempre, as mesmas pessoas dizem as mesmas coisas, uns que 1400x1050 em 15'' é muito, outros que é o ideal, outros que 1900x1200 é não sei o quê... outros que é bom...

No que diz respeito a essa coisa da "miopia aguda".... parece-me descabido. Ninguém arranja problemas de visão sem que antes se aperceba de alguma espécie de cansaço não habitual. Ou seja, no meu caso particular, que uso 1400x1050 num TFT de 15'' (asus L3C), e que tenho o PC à minha frente 8hrs/dia (CAD/CAM; FEA, etc), e a verdade é que não sinto problema algum de cansaço de visão.

Sendo assim, na minha opinião, o principal factor para se poderem gerar ou não problemas com os nossos olhos, é a qualidade da imagem do TFT e não propriamente a resolução. Tenho visto muitos TFT's em portateis, com resoluções inferiores à que uso no meu, mas, com uma qualidade de imagem muito má, entenda-se, letras com contornos mal definidos, má definição, etc. O que aí sim, exige por parte dos nossos olhos um esforço adicional, e consequente cansaço ao fim de poucas horas em frente ao PC.

Quanto à "parvoíce" de resolução apresentada no TFT 17'' X-Black do Vaio Série A, já tive oportunidade de ver pessoalmente e não me parece que com aquela qualidade, alguém tenha problemas em ler, ver, observar fixamente, ou fazer o que seja através daquele monitor. E muito menos, que fique miope devido à sua utilização.

Em suma, um TFT com boa qualidade de imagem pode ter resoluções elevadas, que se traduzem numa maior àrea de trabalho, sem desconforto dos nossos prezados olhos.

Cumprimentos,

Rui Martins
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Mar 30, 2005 12:18

Lusitano Escreveu:
Dark_Angel Escreveu:Aconselho verem o trailer do Alexander (1920x1080) que esta no site do WMV-HD da Microsoft num ecra WUXGA e depois falamos...

Mas quem é que tem uma resolução parva dessas?? Eu não tenho concerteza, para que raio quereria uma resolução tão grande num ecrã de 15'' ou 17''. Uma resolução dessas ficava bem era num LCD de 23'' no mínimo.

Parva só se for para ti, eu não quero outra coisa. Depois disto tudo o resto parece pequeno.

Quanto a miopia...nada a apontar até agora, e já não tenho a vista cansada como tinha no meu CRT, apesar de isso se dever a outros factores.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor dfm » Quarta Mar 30, 2005 15:07

Lusitano Escreveu: Ya e um caso sério de miopia após uns tempos. 8O

Dark_Angel Escreveu:
Quanto a miopia...nada a apontar até agora, e já não tenho a vista cansada como tinha no meu CRT, apesar de isso se dever a outros factores.

Exactamente ...... e tendo em conta o facto que este TFT até permite forçar Refresh Rates mais altas que os tradicionais 60Hz...... não me parece que seja um perigo para a saúde pública !

Para quem tem que trabalhar com o portátil é extremamente útil. E de qq das maneiras existe um botãozinho no portátil que permite alternar entre a reosulção máxima e outra pré-configurada.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Mar 30, 2005 18:24

dfm Escreveu: Exactamente ...... e tendo em conta o facto que este TFT até permite forçar Refresh Rates mais altas que os tradicionais 60Hz...... não me parece que seja um perigo para a saúde pública !

Tens de me explicar essa...um TFT a mudar a refresh rate??? :roll:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dfm » Quarta Mar 30, 2005 19:22

Dark_Angel Escreveu:

... Não percebo mto bem a qual é a tua dúvida !!!!

Podes alterar (e até forçar) o Refresh Rate de um TFT para uma dada resolução. É lógico que o estás a fazer através do software da placa ( Screen Refresh Rate), mas limitado pelas especificações físicas do ecrâ.

Os TFTs apenas têem diferentes frequências Verticais/Horizontais, consoante o sinal seja analógico ou digital. Como é que pensas que se transmite um qq sinal sem que este tenha associada uma grandeza de frequência ?
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Mar 31, 2005 14:15

dfm Escreveu:
Dark_Angel Escreveu:

... Não percebo mto bem a qual é a tua dúvida !!!!

Podes alterar (e até forçar) o Refresh Rate de um TFT para uma dada resolução. É lógico que o estás a fazer através do software da placa ( Screen Refresh Rate), mas limitado pelas especificações físicas do ecrâ.

Os TFTs apenas têem diferentes frequências Verticais/Horizontais, consoante o sinal seja analógico ou digital. Como é que pensas que se transmite um qq sinal sem que este tenha associada uma grandeza de frequência ?

Nao creio que seja bem assim...mas eu nao discuto o facto de conseguires mudares a refresh rate, que nunca varia muito em roda dos 60Hz e nao produzri efeito nenhum, mas sim a sua vantagem.

O "flicker" presente nos CRT nao se aplica aos LCD...logo nao vejo a vantagem.

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dfm » Sexta Abr 01, 2005 15:35

Dark_Angel Escreveu:O "flicker" presente nos CRT nao se aplica aos LCD...logo nao vejo a vantagem.

Ok ... já percebo a tua dúvida. O "flicker" de que falas não é perceptível. Isto pq ao contrário dos CRTs o ecrâ não é varrido na sua totalidade, mas apenas são alterados os pixeis necessários através dos transistores associados (em modo digital).

Mas o varrimento, nada tem a ver com a frequência de funcionamento do ecrâ. De facto os TFTs apresentam frequências combinadas à volta dos 60Hz .... neste momento estou a utilizar o TFT do meu Vaio com uma frequência forçada de 85Hz. As vantagens são (como sempre) melhor definição e clareza de imagem.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor m0nkey » Sexta Abr 01, 2005 16:12

m0nkey
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 21, 2005 15:07

Mensagempor dfm » Sexta Abr 01, 2005 16:17

Excelente info ........ obrigado !!! ...... mas esse artigo refere-se mais ao tipo de interface....

de qualquer das maneira tb explica de certa forma as diferenças de funcionamento entre TFTs e CRTs !!

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Dark_Angel » Sexta Abr 01, 2005 17:13

dfm Escreveu:
Dark_Angel Escreveu: Mas o varrimento, nada tem a ver com a frequência de funcionamento do ecrâ. De facto os TFTs apresentam frequências combinadas à volta dos 60Hz .... neste momento estou a utilizar o TFT do meu Vaio com uma frequência forçada de 85Hz. As vantagens são (como sempre) melhor definição e clareza de imagem.

Cumprimentos !!

Primeiro gostava de saber como fizeste isso (ja tenho uma ideia ou outra...)...depois manifesto-me acerca se realmente isso produzira algum efeito :roll:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dfm » Sexta Abr 01, 2005 17:25

Isto é um pouco off-topic mas aqui vai: .... atravez do software da gráfica (nova versão, disponível no site de suporte dos Vaio), e da configuração do monitor no Windows XP (versão Pro). Basta forçares a frequência através da configuração do monitor.

Mais dúvidas .... se calhar é melhor mandares PM.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante