Portatil para deficiente

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portatil para deficiente

Mensagempor Pboavida » Quinta Dez 23, 2004 20:42

Necessito da ajuda do forum porque tenho uma filha deficiente - paralesia cerebral - É deficiente física e não mental.

Está na 1ª classe e tem bastantes dificuldades quer de coordenação motora, quer a nivel de fala e está a começar a trabelhar com um programa da ( e por favor não se riam) PT - Portugal Telecom que se chama " A Minha Voz "

O programa é um espetáculo. Completamente definivel, com sintetizador de voz em Português de Portugal, capaz de emular comandos (TV, VCR, DVD, ar condicionado, etc.) por infravermelhos.

Neste momento tem um desktop na escola. É um Athlon a 700Mhz, etc.

A minha questão é a seguinte:

Portatil para lhe durar pelo menos 4 anos. O que é que me aconselham?
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor Kaipyra » Quinta Dez 23, 2004 21:05

Bem, isso depende muito da forma como ela consegue interagir com a máquina. Mas á partida procuraria um o mais robusto possível na construção.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor topinhas » Quinta Dez 23, 2004 21:35

Já vi e li várias reportagens desse programa que a PT lhe disponibilizou. E parece que funciona muito bem e é muito útil. Ainda bem!

Quanto ao portátil, penso que uma coisa leve e com muita autonomia seja o ideal. Se assim for, então um modelo com Pentium Mobile 1,8 Ghz ou 2,0 Ghz Dothan com tecnologia Centrino são os melhores : bom desempenho, boa autonomia, aquecem pouco e manter-se-ão actualizados bastante tempo (para os padrões da informática, claro). O pior são os preços deles, que devem estar sempre para cima dos 1700 € consoante a marca.

Marca com boa relação preço-qualidade parece ser a Acer, da qual se fala muito bem em geral aqui no fórum. O Acer 4002 Wmli (acho que se chama assim) não tem processador a 1,8 Ghz, mas apenas a 1,6 Ghz e custa 11xx €, sendo que traz tudo o que é essencial. Parece uma boa aposta, embora desactualiza um pouco mais rapidamente.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor ig37055 » Quinta Dez 23, 2004 21:39

Será que não haverá marcas que ofereçam o portátil ou pelo menos colaboram de outras maneiras com este tipo de casos?
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor Myss » Quinta Dez 23, 2004 21:45

De certo deev haver marcas de portateis que facilitam ou mesmo em conjunto com a pt, possam oferecer um portatil à menina devido as circunstancias, pois pelo que parece é 1 bem essencial para o sei desenvolvimento e comunicaçao com o mundo ao seu redor, e além do mais lhe ira facilitar muitas tarefas e dar-lhe acesso a coisas que antes nao tinha :)

è questão de se informar Bjs ***
.::. Myss .::.
Myss
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 21, 2004 19:52

Mensagempor Pboavida » Quinta Dez 23, 2004 21:57

Diversas respostas aos posts:

- Kaipyra:
A Interacção com o PC não é problema. Se consegue com um desktop tambem com um portatil. Há interfaces quer para Série (RS232), quer para USB.

Neste momento ela usa um série.

Eu, isto é a minha filha necessita do portatil para não haver duplicação entre a escola e a casa, e também principalmente para poder "mostrar" aos pais o que é que esve a dar nas aulas.

- ig37055 :
Só se for a nivel internacional porque estás em Portugal. O mercado não é assim tão grande para os importadores darem benesses dessas.
Só para exemplo a nivel de IRS um dependente (filho) deficiente é contado como dois dependentes "normais"

O que realmente quero é hardware portatil que seja minimamente actual dentro de 4 anos - Não esquecer que ela neste momento tem um Athlon a 700Mhz, 128 MB, Win 98 SE, 20 Gb, ATI (?) AGP 4X 8MB AC97 - Uma bomba há 3/4 anos

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cigano » Quinta Dez 23, 2004 22:46

o 4002 WLMi é bom para o que tu keres mas recomendo 4002LMi, ke é mais barato e tem autonomia á volta das 6 horas, testado por mim.
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor cigano » Quinta Dez 23, 2004 22:59

A minh mãe rabalha na PT Comunicações e disse-me que há um departamento kk para casos como o da filha do Pboavida que fazem condições especiaispara ekipamentos informaticos, sendo k em casos de muitas dificuldades financeiras oferecem o ekipamento e na minha escola esse plano foi activado pelo seguinte:
um aluno do meu ano(8º) teve uma sirrose hepática e teve de fazer um transplante de figado, e como consequencia ficou muito debilitado e não pode ir á escola até maio e para poder ter as aulas tem de as ter por videoconferencia. foi pedido, tanto pela escola como pelos pais á pt que arranjasse um ekipamento para videoconferencia.
a pt gentilmente ofereceu o ekipamento á escola, não tendo assim de pagar o aluguer do mesmo, e para os pais do aluno fozeram condições especiais na akisição do ekipamento, mas este é definiivo.

por isso proponho ao Pboavida a expor a este departamento da pt a situação e a pt faz condições especiais a estes casos, e se kiser, eu dou o contacto do departamento por pm.

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Pboavida » Quinta Dez 23, 2004 23:42

cigano Escreveu:A minh mãe rabalha na PT Comunicações e disse-me que há um departamento kk para casos como o da filha do Pboavida que fazem condições especiaispara ekipamentos informaticos, sendo k em casos de muitas dificuldades financeiras oferecem o ekipamento

por isso proponho ao Pboavida a expor a este departamento da pt a situação e a pt faz condições especiais a estes casos, e se kiser, eu dou o contacto do departamento por pm.

cumps,
cigano

Qual o departamento em que a tua mãe trabalha?

É que os €€ não abundam - tou desempregado mas fiz um sacrificio pela menina. Comprei o dito PT A Minha Voz que custou €179.00.

Com ajuda de amigos assemblei o dito Athlon visto que o PC anterior que ela tinha ( Pentium 200 MMX) não corria o software por ser muito lento e não ter USB

De qualquer maneira, ainda me referindo ao teu anterior post o Acer 4002LMi é um Pentium M 715 1.6 GHz.
Será que ainda vale a pena apostar em 32 bits. Não esquecer que a AMD já lançou o 64 bits e a INTEL mais cedo (2005) ou mais tarde (2006) irá pelo mesmo caminho.

Volto a lembrar que o dito portátil tem que lhe fazer pelo menos até à quarta classe e, de preferencia o preparatório ( tradução - o 1º e o 2º ciclo do ensino básico)

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cigano » Quinta Dez 23, 2004 23:57

a minha mae ñ é desse departamento, mas sabe k ele existe.
ela agora tá de férias, mas na segunda feira ela já vai trabalhar e pode dar-me o contacto e kuando o tiver mando-te uma pm.
na tua situação e como tás desempregado, eles têm isso em consideração e fazem-te condições especiais mas não sei se te o vendem o emprestam para os periodos de aulas.
se precisares de ais info contacta-me via e-mail ou pm.

cumps,
cigano
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ArteWaRe » Sexta Dez 24, 2004 11:12

Pboavida Escreveu:
cigano Escreveu:A minh mãe rabalha na PT Comunicações e disse-me que há um departamento kk para casos como o da filha do Pboavida que fazem condições especiaispara ekipamentos informaticos, sendo k em casos de muitas dificuldades financeiras oferecem o ekipamento

cumps,
cigano

Qual o departamento em que a tua mãe trabalha?

É que os €€ não abundam - tou desempregado mas fiz um sacrificio pela menina. Comprei o dito PT A Minha Voz que custou €179.00.

Com ajuda de amigos assemblei o dito Athlon visto que o PC anterior que ela tinha ( Pentium 200 MMX) não corria o software por ser muito lento e não ter USB

De qualquer maneira, ainda me referindo ao teu anterior post o Acer 4002LMi é um Pentium M 715 1.6 GHz.
Será que ainda vale a pena apostar em 32 bits. Não esquecer que a AMD já lançou o 64 bits e a INTEL mais cedo (2005) ou mais tarde (2006) irá pelo mesmo caminho.

Volto a lembrar que o dito portátil tem que lhe fazer pelo menos até à quarta classe e, de preferencia o preparatório ( tradução - o 1º e o 2º ciclo do ensino básico)

Caro senhor,

Caso não consiga nenhum apoio por parte da PT ou outra grande empresa não hesite em nos contactar para info@arteware.com, teremos todo o gosto em lhe vender o portátil da sua escolha a preço de custo mediante apresentação do comprovativo da deficiência da sua filha.

Feliz Natal. :)
Com os melhores cumprimentos,

ArteWaRe - Soluções de Informática & Internet
info@arteware.com
www.arteware.com
ArteWaRe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 08, 2004 21:31

Mensagempor Tretabyte » Sexta Dez 24, 2004 15:22

Boas,
penso que melhor que o 4002 sera mm o ultima da serie 8000, o 4002 é um portatil de media gama, o 8000 é topo de gama e bastante mais "duravel" que o 4002, em qualque caso, qualquer um dos 2 sao excelentes e optimas escolhas mas se eu tivesse que escolher, neste momento optava pelo da serie 8000.
tirando isso deixe-me desejar um optimo natal para si, para a sua filha e para o resto da sua familia.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Pboavida » Segunda Dez 27, 2004 0:13

Agradeço todas as vossas respostas.
Mas como estou desepregado não posso escolher o topo de gama.
Se puderem "oferecer" um portatil minimamente ACTUAL para correr o "PT A Minha Voz" para a minha filha era um optimo presente de Natal.
Obviamente uma doação é dedusivel no IRS ou no IRC (nós pais mandariamos as respectivas declarações de deficiência da criança).
Pensem nisso...

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 3:00

Boas,
nao sei ate qual sera o seu limite, agora um portatil excelente, muito bom e barato para poder oferecer à sua filha, a meu ver, neste momento, seria o acer travelmate 4002.
agora o 4002 é um portatil bastante versatil e muito completo, talvez uma procura mais atenta seja possivel descubrir algo mais barato e que nao seja preciso ser tao "artilhado" como o 4002.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Lusitano » Segunda Dez 27, 2004 10:36

Para o uso que vai dar ao portátil penso que até um baratinho Acer 2303WLMi servia, com um Celeron M 1.5Ghz por apenas 999€. No entanto se quiser/puder dispender mais 200 Euros fica já com um Centrino 1.6Ghz, o Acer 4002LMi.

Qualquer portátil do mercado actualmente serve perfeitamente para correr esse tipo de software. Não há necessidade de gastar mais numa coisa que não vai usar. Em última analise veja o Acer 1522WLMi, por 1249€ já traz um AMD Athlon 64 3000+ e com gráfica dedicada, mas atenção que tem bastante menos autonomia que um Centrino. Se a autonomia não for essencial (se tiver sempre algum sitio onde ligar o portátil à corrente) esta é uma opção a ter em conta e que estará preparada para o futuro.

Existem outras marcas boas por aí, mas em termos de encontrar um portátil "bom e barato" a Acer domina.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante