MAIL ENVIADO:
Estou na iminência de comprar um portátil, apensas estou a espera que a minha
encomenda chegue a loja. Porém estou um pouco assustado pois em todas as lojas
me dizem que entregam apenas o computador numa caixa embalado e que nao posso
abrir na loja, só depoi sde pagar. Tenho medo pois o producto pode não me
agradar a 100% e outra questão que me preocupa muito em relação à compra do
portátil é que não veja o producto e depois no ecrã tenha os chamados "pixeis
mortos", que se tal acontecesse já não ficava 100% satisfeito. As minhas
questões são as seguintes:
1-tenho ou não o direito de abrir a caixa na loja antes de pagar para verificar
se o producto corresponde ao que eu pedi e liga-lo na loja para verificar se
tudo funciona direito?
2-caso chegue a casa e logo no primeiro dia tiver algum problema posso ir a
loja reclamar o meu dinheiro por nao ter ficado 100% satisfeito com o producto?
3-quando encomendei o portátil o preço era mais barato 50€ e agora encareceu...
pago o preço por qual encomendei ou tenho que me sujeitar ao novo preço?
Obrigado pelo esclarecimento
================================================
RESPOSTA:
Exmº. Senhor:
Em resposta ao solicitado esclarecemos V. Exa. que terá toda a legitimidade para verificar se o conteúdo da caixa é exactamente coincidente com a encomenda que fez. Isto é, tendo já analisado e optado pela marca e modelo do seu portátil não pode, mais tarde, dizer que não está interessado; mas pode verificar se o conteúdo da embalagem corresponde ao efectivamente pretendido.
Mais informamos que é essencial verificar se o portátil funciona pelo que, também legitimamente, poderá exigir que o funcionário da loja inicie o computador e verifique se o mesmo se encontra nas melhores condições (caso contrário tem legitimidade para recusar a sua recepção e exigir novo portátil).
Se, após sair do estabelecimento comercial, ou seja, após concluir a sua compra verificar que o produto tem defeito sempre pode accionar a garantia. Este processo é idêntico para o caso do defeito ser detectado no próprio dia ou ao fim de 2 anos.
Assim, se o defeito não resultar do mau uso da coisa, portanto, desde que seja um defeito de fabrico ou concepção do bem, o consumidor pode exigir do vendedor a reparação do bem ou, caso esta não seja possível, a sua substituição. Esta terá de ser feita por bem idêntico ao adquirido pelo consumidor. Caso a substituição não seja possível sempre poderá resolver o contrato e, consequentemente, exigir a devolução do valor que pagou.
Por fim, informamos V. Exa. que o valor de compra aplicável é aquele estabelecido aquando a encomenda dado que formulou a sua vontade de adquirir o produto nas condições que lhe foram apresentadas à data. Contudo, se V. Exa. não ficou na posse de qualquer documento comprovativo da encomenda, da eventual entrega de sinal ou ainda de reserva do portátil, de facto a aquisição efectua-se no dia em que levanta a encomenda e proceder ao pagamento do preço (até essa data não se vinculou à compra, pelo que ficará sujeito ao preço que lhe apresentarem).
Com os melhores cumprimentos.
O Serviço de Informação DECO PRO TESTE
================================================
Espero k isto vos ajude a voces futuros compradores..... e se os la loja stressarem e nao vos deixarem ver o comp antes de comprar levem uma copia deste texto e exijam os vossos direitos!!!
Sem mais
diaabo