A todos os que vão comprar um portátil

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

A todos os que vão comprar um portátil

Mensagempor DIAABO » Segunda Out 11, 2004 18:14

Aqui está um email que mandei à DECO na altura quando ia comprar o meu portátil... tinha medo em relaçao a eles dizerem k eu nao podia ver o produto.. nao podia abrir a caixa... e nunca axei isso muito correcto... entao mandei um mail a deco com varias questoes e eles responderam hj... pena k foi dps de comprar o portátil mas na loja onde comprei nao ouve stresses e deixaram-me andar à cata de pixeis mortos.. eheh:

MAIL ENVIADO:
Estou na iminência de comprar um portátil, apensas estou a espera que a minha
encomenda chegue a loja. Porém estou um pouco assustado pois em todas as lojas
me dizem que entregam apenas o computador numa caixa embalado e que nao posso
abrir na loja, só depoi sde pagar. Tenho medo pois o producto pode não me
agradar a 100% e outra questão que me preocupa muito em relação à compra do
portátil é que não veja o producto e depois no ecrã tenha os chamados "pixeis
mortos", que se tal acontecesse já não ficava 100% satisfeito. As minhas
questões são as seguintes:

1-tenho ou não o direito de abrir a caixa na loja antes de pagar para verificar
se o producto corresponde ao que eu pedi e liga-lo na loja para verificar se
tudo funciona direito?

2-caso chegue a casa e logo no primeiro dia tiver algum problema posso ir a
loja reclamar o meu dinheiro por nao ter ficado 100% satisfeito com o producto?

3-quando encomendei o portátil o preço era mais barato 50€ e agora encareceu...
pago o preço por qual encomendei ou tenho que me sujeitar ao novo preço?

Obrigado pelo esclarecimento

================================================

RESPOSTA:

Exmº. Senhor:

Em resposta ao solicitado esclarecemos V. Exa. que terá toda a legitimidade para verificar se o conteúdo da caixa é exactamente coincidente com a encomenda que fez. Isto é, tendo já analisado e optado pela marca e modelo do seu portátil não pode, mais tarde, dizer que não está interessado; mas pode verificar se o conteúdo da embalagem corresponde ao efectivamente pretendido.

Mais informamos que é essencial verificar se o portátil funciona pelo que, também legitimamente, poderá exigir que o funcionário da loja inicie o computador e verifique se o mesmo se encontra nas melhores condições (caso contrário tem legitimidade para recusar a sua recepção e exigir novo portátil).

Se, após sair do estabelecimento comercial, ou seja, após concluir a sua compra verificar que o produto tem defeito sempre pode accionar a garantia. Este processo é idêntico para o caso do defeito ser detectado no próprio dia ou ao fim de 2 anos.

Assim, se o defeito não resultar do mau uso da coisa, portanto, desde que seja um defeito de fabrico ou concepção do bem, o consumidor pode exigir do vendedor a reparação do bem ou, caso esta não seja possível, a sua substituição. Esta terá de ser feita por bem idêntico ao adquirido pelo consumidor. Caso a substituição não seja possível sempre poderá resolver o contrato e, consequentemente, exigir a devolução do valor que pagou.

Por fim, informamos V. Exa. que o valor de compra aplicável é aquele estabelecido aquando a encomenda dado que formulou a sua vontade de adquirir o produto nas condições que lhe foram apresentadas à data. Contudo, se V. Exa. não ficou na posse de qualquer documento comprovativo da encomenda, da eventual entrega de sinal ou ainda de reserva do portátil, de facto a aquisição efectua-se no dia em que levanta a encomenda e proceder ao pagamento do preço (até essa data não se vinculou à compra, pelo que ficará sujeito ao preço que lhe apresentarem).

Com os melhores cumprimentos.

O Serviço de Informação DECO PRO TESTE

================================================

Espero k isto vos ajude a voces futuros compradores..... e se os la loja stressarem e nao vos deixarem ver o comp antes de comprar levem uma copia deste texto e exijam os vossos direitos!!! :)

Sem mais
diaabo :twisted:
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Lusitano » Segunda Out 11, 2004 18:49

Epá, o que leio aí é que podes sim senhor pedir para ver o portátil, mas DEPOIS de o pagares pois não podes voltar atrás na compra a não ser que o conteúdo não corresponda ao anunciado, mas isso sempre soubémos que era possível, podes ir a qualquer loja comprar um portátil e depois verificares tudo ainda na loja e caso não corresponda ao anunciado ou apresente algum defeito podes pedir para trocar por outro ou mesmo pedir o dinheiro de volta. Mas eles de facto salientam que não podes desistir do negócio sem mais nem menos o que implica que o tens que concretizar se quiser que eles o tirem da caixa.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor DIAABO » Segunda Out 11, 2004 18:57

mas se tiver alguma coisa k n corresponde ao k tu pensavas dizem k tens o direito de pedir outro para trocar... realmente n dix se antes ou dps de pagares....

mas prontos.. seja como for smp da pa ter uma ideia de como as coisas se processam.. se os moderadores virem k este topico nao ajuda nada podem apagar :)

so kiz tentar elucidar... (mas axo k falhei lol)
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dfm » Segunda Out 11, 2004 19:16

Excelente "post" DIAABO .... realmente em Portugal a unica diferença prende-se com o tratamento que as marcas/distribuidores disponiblizam aos clientes .... (a maior parte das vezes mais barato sai........ uma autentica bodega ....)

... no entanto neste momento os "fabricantes" de computadores regem-se por uma legislação (Europeia) bastante apertatada .... o mesmo ja nao acontece com os distribuidores ou as marcas "brancas" (que na maior parte das vezes partem da chassis de um fabricante para conceber o modelo final) .....

... Alem disso a maior parte das complicações com os portateis de marca "branca" nao surgem no inicio mas sim a partir dos 6 meses de utilização !!! ... Por isso anda por aí muita gente a perder tempo nos Centros de assistencia !!!! E o portatil fica por la .... meses .... !!!

Quanto aos Dead Pixels ... a unica coisa que posso dizer é que defeitos desses estao relacionados com a produção a baixo custo ..... os processos de fabrico de LCDs sao demasiado perfeitos para permitir esse tipo de defeitos .... mas há quem perfira comprar sem garantia !!!

Ou seja .... muitas vezes o consumidor ao tentar defender os seus direitos, (com "marcas" sem suporte) ... acaba por perder tempo e dinheiro .....
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor Lusitano » Segunda Out 11, 2004 19:17

Pelo contrário, acho que o teu post foi muito elucidativo e de interesse. Apesar de já saber mais ou menos que as coisas funcionavam assim é sempre bom ouvir a o que a DECO tem a dizer sobre estas coisas. :)
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Dr » Segunda Out 11, 2004 20:11

A única dúvida que fica é a seguinte:

no caso de testar o portátil após efectuar a compra e verificar que o mesmo não está a funcionar de maneira correcta, se não houver outro portátil para substituir no momento, devolvem-nos o dinheiro ou teremos que esperar sabe-se lá quanto tempo para receber um que esteja em óptimas condições de uso?

Acho que isto é o fundamental. É que não tem problema nenhum experimentarmos o computador na loja e ele estar a funcionar bem ou, caso não esteja, apresentarem-nos outro igual que funcione bem. O problema é se não tiverem outro para substituir o primeiro caso este esteja com defeito. Ficamos sem dinheiro e sem computador até que a loja se digne a receber nova remessa?

De qualquer das maneiras, não há dúvida que é um post excelente, DIAABO.

Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Terça Out 12, 2004 0:02

Boas,
so digo 1 coisa, a DECO pouco ou nada pode fazer AGORA aconcelho-te sim a ires ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumos ou ligar para la e expor o caso.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Andre_Oliveira » Terça Out 12, 2004 2:05

Bom "post" DIAABO. :wink:

Quando comprei o meu portatil (LG LM50), os senhores da loja abriram e testaram o portatil mesmo antes de pagar. Disseram que era a politica da loja testar verificar a integrigade do produto. Devo sublinhar que o portatil veio selado pela LG de fabrica.

Cumprimentos
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor dfm » Terça Out 12, 2004 15:47

... pegando na msg anterior ..... tal como o LG o meu Sony tb veio selado de fábrica, e fui eu que tive de "quebrar" o selo !!! Nao testaram o portatil na loja devido a esse facto (eu tb nao o pedi) .... e segundo a garantia que acompanha o portatil a substituiçao está garantida no caso de qualquer defeito (de acordo com a legislação em vigor) !!!

A Deco é uma excelente fonte de informaçoes e é uma instituiçao privada com cada maior peso nos processos legais ligados ao consumo !!!

Os Centros de Arbitragem sao na maior parte das vezes uma solução muito mais célere, e barata !! Apenas pecam por vezes, por "recomendar" acordos de compromisso em situaçoes em que o cliente deveria estar totalmente protegido !!!

Mais uma vez .... excelente "post" DIAABO ...
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Re: A todos os que vão comprar um portátil

Mensagempor Horaciano » Terça Out 12, 2004 19:57

DIAABO Escreveu:Se, após sair do estabelecimento comercial, ou seja, após concluir a sua compra verificar que o produto tem defeito sempre pode accionar a garantia. Este processo é idêntico para o caso do defeito ser detectado no próprio dia ou ao fim de 2 anos.

Isto só é verdade a partir de 15 dias após a compra! Neste tipo de artigos, por lei, o consumidor tem sempre 15 dias para experimentar o produto. Se neste período for detectado algum defeito, o consumidor tem direito à troca imediata por outro ou ao reembolso. De salientar que há lojas que alargam este período para os 30 dias.
Horaciano
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 06, 2003 19:08

Mensagempor jaac » Terça Out 12, 2004 20:21

Mas esses 15 dias não é só para compras à distância?
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor DIAABO » Terça Out 12, 2004 20:29

pois... penso k tb é so para compras a distancia...
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Horaciano » Terça Out 12, 2004 20:32

Népias. Aplica-se a _todo_ o tipo de compras. É uma norma comunitária, que parece que os incompetentes da Deco desconhecem.
Horaciano
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 06, 2003 19:08

Mensagempor James » Quinta Out 14, 2004 10:34

A minha experiência em portáteis, nessa área de ver e trocar tem sido boa, dado que compro em locais onde nunca se opuseram a mostrar-me o produto antes de comprar, e mesmo depois de o ter 15 dias e ver que há coisas de que não gostava, ou q apresentavam problemas, eles trocavam na boa. É só escolher o local certo.
Tive uma péssima experiência com a Rádio Popular, além de o funcionário não saber as características do produto, eu não o podia ver ao vivo (estava dentro de uma vitrine) não lhe podia tocar (só estando ele seguro pela mão de um dos funcionários) e mai nada!
Obviamente que nunca mais lá pus os pés. Se isso era assim antes da compra, imaginem depois...se houvesse algum problema. Já outras superfícies comerciais tem tido o bom senso de ter a gentileza devida com o cliente, que quando não está satisfeito...trocam o produto. Eles não perdem nada, o cliente fica satisfeito, faz boa publicidade e volta sempre! É o meu caso!
L´homme c'est rien....l'ouvre c'est tout! Wrotte George sand to Gustav Flaubert
James
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 06, 2004 16:21

Mensagempor NetSynnas » Quinta Out 14, 2004 11:33

Andre_Oliveira Escreveu:Bom "post" DIAABO. :wink:

Quando comprei o meu portatil (LG LM50), os senhores da loja abriram e testaram o portatil mesmo antes de pagar. Disseram que era a politica da loja testar verificar a integrigade do produto. Devo sublinhar que o portatil veio selado pela LG de fabrica.

Cumprimentos

Acho que, se for uma loja "de bem", ou seja, uma loja que realmente se preocupe em servir bem os seus clientes, este procedimento será regra e não terão qualquer problema em satisfazer a vontade do cliente...

Para mim, quando se vê relutância por parte do vendedor, é motivo para abandonar o negócio... É que vendedores não faltam! (claro que cada caso é um caso)

P.S.: Excelente post! :wink:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante