Moderadores: Administradores, Moderadores

nunoemanuel Escreveu:jotoa Escreveu:Azarael Escreveu:...pensam seriemente que ter um pc com net melhora o aproveitamento escolar ?
Na minha opinião em muitos casos até piora, porque assim o ''estudante'' vai passar mais tempo na internet a fazer coisas que não estudar e vai-se distraír muito mais do estudo e dos trabalhos escolares.
Isso vai dos estudantes...se gostarem de ser auto-didatas, a Internet pode ser uma plataforma bastante útil...
Mas é evidente que o pessoal do 10º ano, qer é por fotos novas no hi5 e afins...
Isto é um pau de dois bicos...

Azarael Escreveu:Nukke Escreveu:Não tem a ver com melhorar o desempenho, tem a ver com igualdade de oportunidades e acesso a uma coisa que a meu ver é um bem """básico""" da vida moderna (com tantas aspas como a televisão e o telemóvel, ou ainda menos). Por outras palavras, acho mil vezes preferível Internet do que televisão.
Nukke.
Um bem básico ? Pá, eu gosto muito de ter internet mas não vou tão longe. Especialmente quando, desculpem o cliché, há hospitais e outros serviços inquestionavelmente básicos a fecharem. Mas realmente distribuir pcs deve ficar mais barato.
Concentremo-nos numa coisa, isto é supostamente para melhorar a educação, pensam seriemente que ter um pc com net melhora o aproveitamento escolar ?

Agora, acho uma óptima medida. Não deve ser assim tão cara, e o retorno parece-me bom.

Nukke Escreveu:Pah eu penso que o retorno é o facto de dares as oportunidades aos miudos de usar a internet para fins recreativos, mas também educacionais. Parte, obviamente, também muito da atitude dos pais em diagnosticar a internet como ferramenta de trabalho, e acho que o povo deve ser livre para poder fazer as suas escolhas, ou seja, ter acesso a algo que tem potencial. E resta-nos esperar que o utilize. Mas parece-me que, mesmo que não se use muito como ferramenta de trabalho, facilita o interesse por notícias, por mecanismos de funcionamento de computadores, etc. Acho que tudo isso são bases que, ainda que parcamente usadas, valem a pena. Percebes o que quer dizer?

Vtech Escreveu:Claro que um PC por si só não torna um mau aluno, num bom aluno é preciso atitude. Agora uma coisa que sei é que são das famílias mais carenciadas que saem os alunos com maior insucesso, não que seja uma regra claro, mas de um modo muito geral é verdade, ora estes PC's deveram ser para essas pessoas, claro que existe sempre o portuguezinho que faz uma falcatrua e lá leva para casa um PC à pala, mesmo sabendo que tem dinheiro para comprar um, mas a grande maioria vai parar ás mãos devidas. Portanto é uma oportunidade que se dá a essas pessoas desfavorecidas de ter acesso ao futuro, sim porque nos dias de hoje até para entregar o IRS tem-se vantagem se se enviar por internet. Conclui-se que de um modo geral mal não faz, pois destinam-se a pessoas que tem poucas oportunidades e que sabem agarrar o pouco que tem.

Vtech Escreveu:Claro que um PC por si só não torna um mau aluno, num bom aluno é preciso atitude. Agora uma coisa que sei é que são das famílias mais carenciadas que saem os alunos com maior insucesso, não que seja uma regra claro, mas de um modo muito geral é verdade, ora estes PC's deveram ser para essas pessoas, claro que existe sempre o portuguezinho que faz uma falcatrua e lá leva para casa um PC à pala, mesmo sabendo que tem dinheiro para comprar um, mas a grande maioria vai parar ás mãos devidas. Portanto é uma oportunidade que se dá a essas pessoas desfavorecidas de ter acesso ao futuro, sim porque nos dias de hoje até para entregar o IRS tem-se vantagem se se enviar por internet. Conclui-se que de um modo geral mal não faz, pois destinam-se a pessoas que tem poucas oportunidades e que sabem agarrar o pouco que tem.
Se ajudar 5% das pessoas mais desfavorecidas a tornarem-se mais competitivas, é de aplaudir...
E ainda existe muita gente a saber dar valor, ás poucas oportunidades que lhes vão surgindo...

Azarael Escreveu:Confundes causa e efeito aqui. As famílias mais carenciadas são as que saem com alunos com maior insucesso por factores socio-económicos.
Mas não percebo, então defendes isto como obra de caridade? É que falhas aqui o que interessa, isto supostamente é para melhorar o aproveitamento escolar. Faz alguma coisa significativa nesse sentido? É populismo puro.

Azarael Escreveu:Confundes causa e efeito aqui. As famílias mais carenciadas são as que saem com alunos com maior insucesso por factores socio-económicos.
Azarael Escreveu:Errr... sou só eu que acho isso miserável?! Uma iniciativa pública que vai custar dinheiro que de uma maneira ou outra saiu do nosso bolso, e estás me a dizer que se ajudar 5% é caso de festa ? Uma taxa de insucesso de 95% é de aplaudir tendo em conta o esforço?
E ter um pc com net até que ponto é que é "nova oportunidade"?

Voltar para Artigos e Notícias
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes