Governo financia computadores e banda larga a preços reduzid

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor CR9 » Sexta Jun 08, 2007 22:09

Não acredito que isto melhor o desempenho dos alunos, visto que as escolas já têm computadores com Internet nas bibliotecas, e só não lá vai quem não quer.

Ninguém vai utilizar estes portáteis apenas com fins escolares, não vejo qualquer vantagem nisto, mas ok.

Mas é de louvar este iniciativa, anyway.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor nioxys » Sexta Jun 08, 2007 22:32

para aqueles que realmente estudam e sabem que em primeiro lugar esta o estudar e tirar boas notas, tudo bem

mas depois ha aqueles que ja nao estudam muito e depois com portatil em casa e net... cuidado amigo.. estuda se depois... (passe se comigo :lol: )

por isso nao vejo grandes vantagens...

nao pode ser tudo perfeito.. existem sempre os pros e os contras.

cumps
:wink:
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 17, 2007 17:08

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Jun 08, 2007 23:47

Desde que isto venha a ser um passo de uma caminhada e nao a caminhada toda até se aceita, em especial porque os professores estão incluídos no pacote. De qualquer forma e na generalidade expandir os recursos nas escolhas trariam resultados provavelmente iguais ou superiores. O uso dos recursos nao terá controlo e facilmente os trabalhos passarão a "nascer" da net. Coitados dos livros impressos..............
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 09, 2007 2:44

nunoemanuel Escreveu:
jotoa Escreveu:
Azarael Escreveu:...pensam seriemente que ter um pc com net melhora o aproveitamento escolar ?

Na minha opinião em muitos casos até piora, porque assim o ''estudante'' vai passar mais tempo na internet a fazer coisas que não estudar e vai-se distraír muito mais do estudo e dos trabalhos escolares.

Isso vai dos estudantes...se gostarem de ser auto-didatas, a Internet pode ser uma plataforma bastante útil...

Mas é evidente que o pessoal do 10º ano, qer é por fotos novas no hi5 e afins...

Isto é um pau de dois bicos...

Nem dois bicos têm. É que não vejo mesmo a grande vantagem educativa aqui. Ainda me lembro de um estudo há um tempo atrás que basicamente dizia que pc em casa com net era uma desvantagem para os estudos. E acaba aí. É que supostamente o propósito disto tudo é melhorar o aproveitamento escolar...

Isto é RP mais nada.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor HidEaL » Sábado Jun 09, 2007 10:33

Não tenho grande opinião formada sobre esta iniciativa, mas, apesar de achar bastante positiva (obviamente que existem outras prioridades, mas há que começar por algum lado. Se começou no lado certo ou não, isso são outros "500 escudos"...), gostava de deixar aqui um ponto bem claro:

Eu sempre tive a felicidade de ter um PC em casa (vários até), com internet disponível (cheguei a utilizar um modem de 14,4 kbps, portanto já faz um tempinho... E ainda nem 20 anos tenho) e não foi por aí que o meu percurso escolar foi afectado. Porquê? Bem, felizmente os meus pais tiveram o discernimento de me educar de forma a que eu estabelecesse as minhas prioridades. Nunca ("nunca" é uma palavra forte... :P Mas "MUITO raramente" acho que se adequa) foi preciso arrancarem-me do computador a ferros ou nada do género... E, se agora gosto de estar ao computador, na altura se calhar ainda gostava mais!
O ponto que quero frisar com isto é: Não vou tão longe quanto a dizer que com isto o rendimento escolar vai "pró galheiro", mas se os pais não tiverem palavra a dizer aos "meninos e meninas"... Forget it. E isto obviamente que não se aplica só ao tempo diante de PC/Jogos/Internet...

Enfim, foi só um pequeno desabafo, devido ao qual desde já peço desculpas, porque de resto quanto à iniciativa em si, até agora parece-me bem (mas mais uma vez, se há outras prioridades ou não, é discutível)...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Nukke » Sábado Jun 09, 2007 10:36

Azarael Escreveu:
Nukke Escreveu:Não tem a ver com melhorar o desempenho, tem a ver com igualdade de oportunidades e acesso a uma coisa que a meu ver é um bem """básico""" da vida moderna (com tantas aspas como a televisão e o telemóvel, ou ainda menos). Por outras palavras, acho mil vezes preferível Internet do que televisão.

Nukke.

Um bem básico ? Pá, eu gosto muito de ter internet mas não vou tão longe. Especialmente quando, desculpem o cliché, há hospitais e outros serviços inquestionavelmente básicos a fecharem. Mas realmente distribuir pcs deve ficar mais barato. :roll:
Concentremo-nos numa coisa, isto é supostamente para melhorar a educação, pensam seriemente que ter um pc com net melhora o aproveitamento escolar ?

Percebeste perfeitamente que falo de bens básicos após os outros bens básicos completos. Daí as várias aspas e a e a comparação com outros bens """"básicos""""" da vida moderna. Obviamente, e penso que ninguém discute, que os fins clássicos do Estado é que representam os bens básicos: segurança, Justiça, bem estar comum (saúde, educação, etc).
Agora, acho uma óptima medida. Não deve ser assim tão cara, e o retorno parece-me bom. Claro que se perguntam se preferia mais bisturis pós Hospitais, se calhar teria de dizer que sim, mas gosto da medida, ainda assim.

E, como o Hideal disse, não é por ter pc desde novo (e Internet à imensos anos, e antes do Windows se massificar já andava com os Macs (melhor pc que tive)), que deixei de ser, sempre, um excelente aluno. Se calhar até contribuiu para que o fosse, especialmente com a massificação da Internet e a facilidade de acesso ao conhecimento. Nenhum puto quer ir ler uma enciclopédia, tenho pc ou não. Já na Internet, pode ir lendo umas versões mais light, e, quando for mais velho, aí sim, ler coisas mais avançadas.

Actualmente, para a Universidade, é rara a coisa que encontre na Internet. Mas não deixo de lhe dar valor por isso.

Nukke.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 09, 2007 12:16

Agora, acho uma óptima medida. Não deve ser assim tão cara, e o retorno parece-me bom.

Qual retorno? Admito que há gente que têm essa disciplina e não abusa, mas a maioria dos putos vai simplesmente queimar horas no msn. Repito falo da maioria não de casos pontuais.
E outra vez como é que isto melhora o aproveitamento no secundário ? Façam-me ver isso.

Na universidade acho que já há algumas ajudas para comprar portátil. Corrijam-me se tiver errado.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Nukke » Sábado Jun 09, 2007 17:40

Pah eu penso que o retorno é o facto de dares as oportunidades aos miudos de usar a internet para fins recreativos, mas também educacionais. Parte, obviamente, também muito da atitude dos pais em diagnosticar a internet como ferramenta de trabalho, e acho que o povo deve ser livre para poder fazer as suas escolhas, ou seja, ter acesso a algo que tem potencial. E resta-nos esperar que o utilize. Mas parece-me que, mesmo que não se use muito como ferramenta de trabalho, facilita o interesse por notícias, por mecanismos de funcionamento de computadores, etc. Acho que tudo isso são bases que, ainda que parcamente usadas, valem a pena. Percebes o que quer dizer?

Quanto á Universidade, é diferente porque falamos já de adultos. E sim, penso que existem facilidades de créditos e esse tipo de coisas.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 09, 2007 19:18

Nukke Escreveu:Pah eu penso que o retorno é o facto de dares as oportunidades aos miudos de usar a internet para fins recreativos, mas também educacionais. Parte, obviamente, também muito da atitude dos pais em diagnosticar a internet como ferramenta de trabalho, e acho que o povo deve ser livre para poder fazer as suas escolhas, ou seja, ter acesso a algo que tem potencial. E resta-nos esperar que o utilize. Mas parece-me que, mesmo que não se use muito como ferramenta de trabalho, facilita o interesse por notícias, por mecanismos de funcionamento de computadores, etc. Acho que tudo isso são bases que, ainda que parcamente usadas, valem a pena. Percebes o que quer dizer?

Percebo o que queres dizer.
Só que lá está, até tu admites que em termos de aumentar o aproveitamento a melhor das hipoteses fica-se pelo "pode". Por exemplo, a calculadora também pode ser uma ferramenta para melhorar o desempenho dos alunos, mas faz mais mal que bem...
Nisto, cruzar os dedos e esperar que corra bem é quase fé. E questões de fé e governo nunca andaram bem juntas. :wink:

Não nos esqueçamos que isto está a ser "vendido" como uma forma de melhorar o ensino. Qualquer discussão deve começar e acabar aí.
Pode ler as notícias à conta disto? Pá, o interesse têm que estar lá no primeiro lugar.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Vtech » Sábado Jun 09, 2007 19:50

Claro que um PC por si só não torna um mau aluno, num bom aluno é preciso atitude. Agora uma coisa que sei é que são das famílias mais carenciadas que saem os alunos com maior insucesso, não que seja uma regra claro, mas de um modo muito geral é verdade, ora estes PC's deveram ser para essas pessoas, claro que existe sempre o portuguezinho que faz uma falcatrua e lá leva para casa um PC à pala, mesmo sabendo que tem dinheiro para comprar um, mas a grande maioria vai parar ás mãos devidas. Portanto é uma oportunidade que se dá a essas pessoas desfavorecidas de ter acesso ao futuro, sim porque nos dias de hoje até para entregar o IRS tem-se vantagem se se enviar por internet. Conclui-se que de um modo geral mal não faz, pois destinam-se a pessoas que tem poucas oportunidades e que sabem agarrar o pouco que tem.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Nukke » Sábado Jun 09, 2007 20:10

Azarael: A minha opinião é a do Vtech. É isso mesmo que penso.

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor nunoemanuel » Sábado Jun 09, 2007 20:19

Vtech Escreveu:Claro que um PC por si só não torna um mau aluno, num bom aluno é preciso atitude. Agora uma coisa que sei é que são das famílias mais carenciadas que saem os alunos com maior insucesso, não que seja uma regra claro, mas de um modo muito geral é verdade, ora estes PC's deveram ser para essas pessoas, claro que existe sempre o portuguezinho que faz uma falcatrua e lá leva para casa um PC à pala, mesmo sabendo que tem dinheiro para comprar um, mas a grande maioria vai parar ás mãos devidas. Portanto é uma oportunidade que se dá a essas pessoas desfavorecidas de ter acesso ao futuro, sim porque nos dias de hoje até para entregar o IRS tem-se vantagem se se enviar por internet. Conclui-se que de um modo geral mal não faz, pois destinam-se a pessoas que tem poucas oportunidades e que sabem agarrar o pouco que tem.

Completamente de acordo...

Já se sabe que não vão todos utilizar de forma mais útil e educativa...

Acho que se trata mais de igualar as oportunidades de cada um....

Se ajudar 5% das pessoas mais desfavorecidas a tornarem-se mais competitivas, é de aplaudir...

E ainda existe muita gente a saber dar valor, ás poucas oportunidades que lhes vão surgindo...
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor Azarael » Domingo Jun 10, 2007 0:07

Vtech Escreveu:Claro que um PC por si só não torna um mau aluno, num bom aluno é preciso atitude. Agora uma coisa que sei é que são das famílias mais carenciadas que saem os alunos com maior insucesso, não que seja uma regra claro, mas de um modo muito geral é verdade, ora estes PC's deveram ser para essas pessoas, claro que existe sempre o portuguezinho que faz uma falcatrua e lá leva para casa um PC à pala, mesmo sabendo que tem dinheiro para comprar um, mas a grande maioria vai parar ás mãos devidas. Portanto é uma oportunidade que se dá a essas pessoas desfavorecidas de ter acesso ao futuro, sim porque nos dias de hoje até para entregar o IRS tem-se vantagem se se enviar por internet. Conclui-se que de um modo geral mal não faz, pois destinam-se a pessoas que tem poucas oportunidades e que sabem agarrar o pouco que tem.

Confundes causa e efeito aqui. As famílias mais carenciadas são as que saem com alunos com maior insucesso por factores socio-económicos.
Mas não percebo, então defendes isto como obra de caridade? É que falhas aqui o que interessa, isto supostamente é para melhorar o aproveitamento escolar. Faz alguma coisa significativa nesse sentido? É populismo puro.

Se ajudar 5% das pessoas mais desfavorecidas a tornarem-se mais competitivas, é de aplaudir...

E ainda existe muita gente a saber dar valor, ás poucas oportunidades que lhes vão surgindo...

Errr... sou só eu que acho isso miserável?! Uma iniciativa pública que vai custar dinheiro que de uma maneira ou outra saiu do nosso bolso, e estás me a dizer que se ajudar 5% é caso de festa ? Uma taxa de insucesso de 95% é de aplaudir tendo em conta o esforço?
E ter um pc com net até que ponto é que é "nova oportunidade"?
Longe de mim não achar que toda a gente se podendo e até tendo uso para ele deveria ter um pc com net. Agora estar o estado a subsidiar uma distribuição de pcs com net é algo muito diferente, especialmente, e não posso deixar de insistir nisto, diz que é para melhorar o aproveitamento escolar.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Vtech » Domingo Jun 10, 2007 1:31

Azarael Escreveu:Confundes causa e efeito aqui. As famílias mais carenciadas são as que saem com alunos com maior insucesso por factores socio-económicos.
Mas não percebo, então defendes isto como obra de caridade? É que falhas aqui o que interessa, isto supostamente é para melhorar o aproveitamento escolar. Faz alguma coisa significativa nesse sentido? É populismo puro.

Têm a sua quantidade de populismo é lógico, seria impossível uma medida destas não o ter, mas achas mesmo que um PC e internet não ajuda em nada no ensino? Que tal estar em casa e ter acesso a uma vasta informação tipo biblioteca de procura rápida, nem que seja trocar questões pelo Messenger, ou mandar o teu trabalho por e-mail ao prof., ou no final de um texto reparas que tens um erro no inicio, sim porque se achas que o PC não faz nada, terias de entregar trabalhos feitos à mão, até para falar com colegas e dividir trabalhos de grupo etc.., e claro até tem a parte lúdica que ajuda a distrair um bocado.....
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor nunoemanuel » Domingo Jun 10, 2007 8:22

Azarael Escreveu:Confundes causa e efeito aqui. As famílias mais carenciadas são as que saem com alunos com maior insucesso por factores socio-económicos.

Lá está....se essas pessoas tem problemas socio-economicos, nao tem possibilidades de adquirir um computador, nem tao pouco uma ligação á internet, logo, a sua experiência na área de informática é nula, ou perto disso!
Se essas mesmas pessoas tiverem acesso a um computador, desde os 15 anos, talvez quando chegarem a um emprego, poderão dizer "tenho alguns conhecimentos de informática", tal como uma pessoa mais favorecida, que sempre teve computador...
ISto sim, eu chamo igualar as oportunidades.

Azarael Escreveu:Errr... sou só eu que acho isso miserável?! Uma iniciativa pública que vai custar dinheiro que de uma maneira ou outra saiu do nosso bolso, e estás me a dizer que se ajudar 5% é caso de festa ? Uma taxa de insucesso de 95% é de aplaudir tendo em conta o esforço?
E ter um pc com net até que ponto é que é "nova oportunidade"?

Ao estado apenas cabe fornecer esse serviço, depois depende da população, neste caso os pais, educar os filhos de forma a que saibam tirar partido disso.
Apartir de agora nenhum pai pode dizer "o meu filho nunca teve um computador como os meninos ricos, por isso, nao pode ser engenheiro"
E olha, que oiço isto muitas vezes na minha escola...

As aulas de educação sexual que todos aplaudiram, ajudaram realmente quantas pessoas?
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante