Download ilegal continua a crescer

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Download ilegal continua a crescer

Mensagempor ghost_matrix » Domingo Ago 05, 2007 1:56

O download ilegal de músicas continua a subir a pique e nem os sucessivos alertas de contra a pirataria parece deixar de alimentar o «vício».
Apesar dos esforços da indústria discográfica, o relatório da «Entertainment Media Research» mostra que, entre 1.700 entrevistados, 43 por cento afirmaram fazer downloads ilegais de vários temas.

Recorde-se que este número iguala com os 40% registados em 2005 e com os 36% de 2004.

Agencia financeira
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor ghost_matrix » Domingo Ago 05, 2007 2:02

Acho piada, uma vez ke os preços dos CDs de musica originais se mantém. Os elevados preços dos CDs de musica, e do jogos.

Sabiam que ao se comprar uma media virgem, se está a pagar uma taxa para beneficiar os autores?

Vem se tantas queixas, mas o que é certo é que continuam a receber. E mais...

Compram o CD original, fazem uma copia legal, para voces mesmos, e pagam a taxa. Ja nao pagaram uma vez? ...

Compramos um midia virgem para gravarmos documentos nossos, e estamos a pagar uma taxa para beneficiar os autores...
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor jotoa » Domingo Ago 05, 2007 9:18

Isto é a minha lógica, mas se eu nunca iria comprar X CD e fiz o download dele, teoricamente não estou a dar prejuizo à editora.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor |_xenon_| » Domingo Ago 05, 2007 11:25

jotoa Escreveu:Isto é a minha lógica, mas se eu nunca iria comprar X CD e fiz o download dele, teoricamente não estou a dar prejuizo à editora.

Ten toda a logica sem duvida. Eu penso da mesma forma.
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor Azarael » Domingo Ago 05, 2007 11:57

Sabiam que ao se comprar uma media virgem, se está a pagar uma taxa para beneficiar os autores?

Então não é ilegal, já que estamos de facto a pagar por uma licença para gravar o que quisermos.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor pagc » Domingo Ago 05, 2007 12:21

Desde dia 24 de Setembro de 2004, passou a entrar em vigor a lei nº 50/2004 que se refere à regulamentação do artº 82º do Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos.

Isto significa que irá ser cobrado um imposto por cada CD e DVD vendido de modo a compensar os direitos de autor das obras copiadas para os mesmos. Este imposto é cobrado pelos distribuidores, o que significa uma subida do preço final para consumidor…

O imposto tem por base a seguinte tabela por cada CD ou DVD:
- CD-R Audio - 0.13 €
- CD-R Data - 0.05 €
- CD-R 8cm - 0.27 €
- CD-RW Audio - 0.19 €
- CD-RW Data - 0.14 €
- Mini Disc - 0.19€
- DVD+/-R - 0.14 €
- DVD+/-RW - 0.30 €

Agora, gostaria que alguém me informasse como é que este dinheiro é distribuido (se o for) pelos autores e sob que critérios.

Obviamente aqui levanta-se um problema interessante. Se os autores já são pagos por estes imposto, então o problema dos direito de autor está resolvido. Se está, porquê este barulho todo acerca dos direitos de autor? Ou nunca foi isso que esteve em causa?

Cumps
Editado pela última vez por pagc em Domingo Ago 05, 2007 13:07, num total de 1 vez.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor skorzen » Domingo Ago 05, 2007 12:41

Acho que esse imposto sobre CDs e DVDs é um absurdo. Então, um gajo pode comprar um CD ou um DVD e não ir lá gravar nada pertencente a um autor, e tem de pagar o imposto na mesma? 8O

As editoras que pensem mas é em reduzir o preço dos CDs e DVDs que logo verão se os downloads ilegais não começarão a ser mais reduzidos...
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor l2k » Domingo Ago 05, 2007 12:46

jotoa Escreveu:Isto é a minha lógica, mas se eu nunca iria comprar X CD e fiz o download dele, teoricamente não estou a dar prejuizo à editora.

Por isso é que eu não compreendo porque é que se queixam tanto que a pirataria lhes dá prejuízo. Eu se não sacasse músicas também não ia comprar os CD's, não tenho dinheiro para isso.

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Defunto » Domingo Ago 05, 2007 14:47

Isso já era de esperar.
Ainda à dias estive com um CD nas mãos que custava 17.95€. Um CD normalíssimo, com 11 ou 12 músicas, nem era duplo!

É uma anormalidade estes preços, e ainda se queixam... :roll:
P4 3.0GHz w/ Zalman7000B AlCu
Asus P4P800S-SE / 1GB DDR 400 / WD 250GB SATAII / Asus N6600GT
Levicom Visible Power 450W / Vista Business

Clasus Dynamic SR-512 Compal IFL90
T7500 / 2GB RAM / 8600M GT / 160GB HDD / 1GB ITM / Vista Business
Defunto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 09, 2005 21:10

Mensagempor carol_magro » Domingo Ago 05, 2007 15:12

Eu só descobri isso à cerca de 2 semanas qd tava pra comprar 1 pack de 5 dvd's rw q custavam 6.15 aproximadamente, qd cheguei à caixa a mulher pediu-me 7.99.
Eu fiquei a olhar para ela com uma cara, que nem foi preciso eu perguntar nada. Explicou-me que nas outras lojas o imposto ja vem incluído no preço do producto, mas q na M*dia Markt, eles só o adicionavam na caixa no acto da compra.

Acabei por não os trazer.
Imagem
carol_magro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 04, 2005 13:08

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 05, 2007 15:13

essa questão dos direitos de autor até já é algo antiga. já se falou na união europeia e tal mas nunca percebi bem como é que isso ficou. de facto, por todos os trabalhos da minha autoria que tenho gravados em CD ou DVD paguei um imposto de direitos de autor.

agora é preciso ter atenção.. pagar um imposto, não é pagar uma taxa ou pagar os direitos de autor. é um imposto, como o iva, como o imposto de selo, como o imposto dos combustiveis, como o imposto automovel, etc.., algo onde o estado vai buscar dinheiro para proveito proprio e não para redistribuir para quem quer que seja. provevelmente o mesmo imposto é aplicado aos cds de um qq autor que compramos numa loja. não tenho grande conhecimento sobre o assunto, mas pelo que tenho lido (e o uso da palavra imposto, em vez de taxa) foi isso que me pareceu, ver se consigo arranjar uma cópia da lei (50/2004) para ver o que isso é na realidade (se for perceptivel a leigos, como eu).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor carol_magro » Domingo Ago 05, 2007 15:16

Skorzen Escreveu:Acho que esse imposto sobre CDs e DVDs é um absurdo. Então, um gajo pode comprar um CD ou um DVD e não ir lá gravar nada pertencente a um autor, e tem de pagar o imposto na mesma? 8O

As editoras que pensem mas é em reduzir o preço dos CDs e DVDs que logo verão se os downloads ilegais não começarão a ser mais reduzidos...

pois é q ainda por cima eu so ia gravar nos dvd's dados meus..
Imagem
carol_magro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 04, 2005 13:08

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 05, 2007 15:19

lê o meu post acima..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor lordanubis » Domingo Ago 05, 2007 16:19

Acho que o velho argumento de "não faças download ilegal, senão prejudicas os músicos" é simplesmente descabido, porque os autores recebem uma fracção irrisória do valor de venda do álbum. Vi outro dia num telejornal uma entrevista ao Tim do Xutos em que ele dizia que por cada música vendida no iTunes (0,99€) ele ganhava 2 cêntimos, isto é, cerca de 2% do preço de venda da música!
Acho que se as editoras não baixam o preço aos álbuns, o download ilegal só tem tendência a aumentar. E quando dizem que é crime, só lhe fazem publicidade. Baixem o preço, 20€ por um álbum, dos quais o autor só vai sacar 2 é abuso.
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor pagc » Domingo Ago 05, 2007 16:57

lordanubis Escreveu: Vi outro dia num telejornal uma entrevista ao Tim do Xutos em que ele dizia que por cada música vendida no iTunes (0,99€) ele ganhava 2 cêntimos, isto é, cerca de 2% do preço de venda da música!
Li uma entrevista do David Fonseca dos Silent Four em que le dizia que recebia 20 cêntimos por CD vendido. E isto são vaores para artista consagrados, imagino para os novos.

Bad_Cop Escreveu: ver se consigo arranjar uma cópia da lei (50/2004) para ver o que isso é na realidade (se for perceptivel a leigos, como eu).
Tens aqui o decreto lei 50/2004
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Próximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes