SanTo_ Escreveu: uma vez que sendo o computador desenhado para o windows vista
a... eu dava-te razao se tivessemos a falar de um mac preintel. eu dava-te razao se tivessemos a falar dum sistema muito especifico.
mas nenhum pc comum é feito com um sistema operativo especifico em mente, por mais que as marcas tentem vender essa ideia.
Alias, ha ate muitos computadores que nem decentemente correm com o sistema operativo que vem (e-escolas com o vista... argh...)
Muitas marcas tambem te disponibilizam os cds do computador, mas é sempre para o por a default como se tivesse acabado de ser comprado.
Se quiseres um driver ou outro individual, eles mandam-te ao site. Como é gratuito, é legitimo.
Podia ser pior, ha marcas que nao te entregam os cds, e tambem so te dao 1 hipotese de criar um sistema de recuperacao via cd, que é quando instalas o s.o. Se nao o crias aí, entao nao o tens mesmo. Isto foi me dito por um brasileiro do apoio clientes da asus. Porque eles tão se nas tintas e nao te disponibilizam o cd de novo.
O porque deles lançarem drivers apenas para o Vista tem, geralmente, a ver com acordos entre as empresas e a M$. Nao sei dizer se é ilegal, mas por mais que me custe, penso que nao deve ser.
Tu realmente pagaste e és dono do que compraste. Mas ao comprar aceitaste que o hardware que adquiriste funciona nas condicoes em que o adquiriste e nao noutras e ele nao sao obrigados a faze-lo.
A partir do momento em que eles disponibilizem drivers para 1 sistema operativo eles podem alegar que o dispositivo deles funciona, mas apenas com aquele SO e cabe ao user nao o comprar se nao quiser e é assim que eles se safam com isto.
O acordo é mais ou menos este, a M$ disponibiliza o vista com uma boa taxa de lucro pra, empresa do portatil e a empresa concorda em disponibilizara apenas drivers para o vista. Para fazer valer isto, as marcas do portatil fazem mais ou menos o mesmo com as empresas que produzem o hardware e chegam mesmo a proibi-las de lançar drivers para outros S.O.s, como é o caso da nVidia. Toda a gente sabe que quando se quer drivers pra grafica vai-se ao site da nvidia buscar o driver generico, mas se a grafica for de um portatil, eles tao proibidos de adaptar esse driver e mandam-te ao site da marca do portatil.
Felizmente, encontram-se alternativas pra maioria dos drivers. Quando comprei o meu portatil, a asus tambem so disponibilizava drivers pra grafica 8600gt para o vista.
Mas ha sempre gente no mundo que nao gosta deste tipo de politicas monopolistas, como estes gajos:
http://www.laptopvideo2go.com/ que alteram e disponibilizam drivers nvidia que a propria nvidia esta proibida de o fazer.
Assim como grande parte do hardware do portatil, os drivers conseguem-se na propria marca do hardware. Por ex, se a placa wireless é intel, provavelmente conseguem-se no site da intel.
Para os drivers especificos da marca (hotkeys e assim) é que pode ser mais dificil, mas ainda ha uma boa chance de que os do vista funcionem no xp. é so testar.
E se vais instalar outro sistema operativo, tens mesmo que ter o cuidado de preparar um pack anticipado de drivers pro que vais usar.