Até que ponto é legal e principalmente legitimo?

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será legitimo?

Sim
5
56%
Não
4
44%

Total de votos : 9

Até que ponto é legal e principalmente legitimo?

Mensagempor SanTo_ » Quarta Jul 09, 2008 18:23

Boas...

Eu comprei um portatil HP e quando formatei o pc, deparei.me com o problema de as drives do hardware não acompanharem o "pack" de venda do computador. entrei em contacto com a loja que me indicou algo que eu já sabia, que o computador por si so tras um sistema de recovery que repoe a situação do computador quando saido da loja, isto é, as drives mais o windows vista, e que era uma questão a resolver com a HP.
Sendo eu DONO e SENHOR do hardware que PAGUEI é legitimo a hp apenas me fornecer os drives desta forma? através de uma instalação automatica de um windows que não pretendo manter no sistema? Até que ponto será isto legal? não será a hp obrigada a vender computadores acompanhados dos drives em cd ou outro suporte amovivel para que possamos instala-los e utiliza-los conforme a nossa conveniencia? afinal o artigo em questão é um bem pelo qual já pagamos... e bem!

Se alguem conhecer um site com este tipo de informação agradeço que deixem o link ;)
Fica o assunto para discussão. :)
SanTo_
Novato
Novato

Registado: Quarta Jul 09, 2008 18:07

Mensagempor mreis » Quarta Jul 09, 2008 18:36

No site da HP nao podes fazer o download desses mesmos drivers?

Quanto aos portateis virem com windows xps, vistas e afins e sem cd do sistema operativo, para mim isso é que é muito mau.
Amd X2 6000+ /Zalman 9500 /MSI K9 Neo-F
Geil Ultra 4x1GB DDR2 /BFG 8800GT OC
Seagate 160GB/Seagate 320GB/WD 500GB/
WD 640GB
NOX coolbay /LC Power Arkangel
TFT Samsung Syncmaster 931c
mreis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Abr 16, 2006 10:21

Re: Até que ponto é legal e principalmente legitimo?

Mensagempor knife » Quarta Jul 09, 2008 19:08

SanTo_ Escreveu:Boas...

Eu comprei um portatil HP e quando formatei o pc, deparei.me com o problema de as drives do hardware não acompanharem o "pack" de venda do computador. entrei em contacto com a loja que me indicou algo que eu já sabia, que o computador por si so tras um sistema de recovery que repoe a situação do computador quando saido da loja, isto é, as drives mais o windows vista, e que era uma questão a resolver com a HP.
Sendo eu DONO e SENHOR do hardware que PAGUEI é legitimo a hp apenas me fornecer os drives desta forma? através de uma instalação automatica de um windows que não pretendo manter no sistema? Até que ponto será isto legal? não será a hp obrigada a vender computadores acompanhados dos drives em cd ou outro suporte amovivel para que possamos instala-los e utiliza-los conforme a nossa conveniencia? afinal o artigo em questão é um bem pelo qual já pagamos... e bem!

Se alguem conhecer um site com este tipo de informação agradeço que deixem o link ;)
Fica o assunto para discussão. :)

não tens de reclamar de nada.... simplesmente a HP poe uma partiçao de recuperaçao para o caso de estragares o sistema operativo e precisares de o recuperar. se quiseres instalar outro sistema operativo ou eliminar essa partiçao podes fazelo. Se queres passar o conteudo dessa partiçao para um suporte amovivel. tens no sistempa operativo um programa da HP que te permite criar um ou mais DVD's com o sistema operativo..
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jul 10, 2008 8:37

Claro que é legal ... a HP fornece todos os drivers que precisares ... basta ires ao site e fazer download.

Nao há nada a reclamar é assim que as coisas devem funcionar. Alías praticamente todas as marcas fazem isso actualmente.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor p0p4z » Quinta Jul 10, 2008 14:38

através de uma instalação automatica de um windows que não pretendo manter no sistema?

Acho que aqui é que reside o problema.. aos olhos da HP eles venderam um computador portatil com o Windows Vista e como tal dão suporte como o venderam, se não queres manter o Vista o problema passa para as tuas mãos porque eles não são obrigados a suportar outros sistemas operativos.

Anyway, eles devem ter no site deles os drivers, e tambem podes saca-los nos site dos chips makers (intel, ati, nvidia etc etc).
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor SanTo_ » Sexta Jul 11, 2008 17:26

Eu daria toda a razao a qualquer uma das respostas se os drivers estivessem efectivamente disponiveis no site da marca. No entanto, mais uma vez, so estão disponiveis os drives para o, claro, WINDOWS VISTA. Para alem disso, se a publicidade indica que oferece o windows vista, e se o windows vista é vendido ao publico em cd, logo deve como oferta ser disponibilizado exactamente como é vendido. Na minha opinião claro.
SanTo_
Novato
Novato

Mensagempor SanTo_ » Sexta Jul 11, 2008 17:47

Para alem disso, os proprios sites dos ditos chip makers não disponibilizam as drives de instalação, como por exemplo, o meu HP vem com a grafica Geforce 8400M GS a qual não se encontra disponivel para download da drive no site da nvidia, apenas no site da hp e apenas para o windows vista. É uma questão de consultar.
Quanto à situação de ser assim que deve funcionar, não concordo, todos nós pagamos legitimamente pelo hardware que adquiri-mos, assim sendo, devem-se fazer acompanhar de tudo o que é necessário para que o possamos utilizar neste ou em outro pc no seu melhor, não sou eu que tenho que perder tempo ou gastar dinheiro para isso, porque mais uma vez, eu já paguei pelo equipamento, compete à HP disponibilizar-me os meios para isso mesmo. Quanto à questão do vista, penso que é a vertente mais compreensivel da questão, uma vez que sendo o computador desenhado para o windows vista e fazendo-se acompanhar desse sistema operativo, é normal que as drives que o acompanham sejam para esse mesmo windows, no entanto, permanece a lacuna de o windows vir apenas na particao, e não no cd como é vendido ao restante publico. Digo isto porque não é o primeiro computador que compro, e todos se faziam acompanhar de tudo isto que referi, inclusive, alguns hp's tbm o trazem.
SanTo_
Novato
Novato

Mensagempor Kayn » Sábado Jul 12, 2008 12:40

SanTo_ Escreveu: uma vez que sendo o computador desenhado para o windows vista

a... eu dava-te razao se tivessemos a falar de um mac preintel. eu dava-te razao se tivessemos a falar dum sistema muito especifico.

mas nenhum pc comum é feito com um sistema operativo especifico em mente, por mais que as marcas tentem vender essa ideia.

Alias, ha ate muitos computadores que nem decentemente correm com o sistema operativo que vem (e-escolas com o vista... argh...)

Muitas marcas tambem te disponibilizam os cds do computador, mas é sempre para o por a default como se tivesse acabado de ser comprado.
Se quiseres um driver ou outro individual, eles mandam-te ao site. Como é gratuito, é legitimo.
Podia ser pior, ha marcas que nao te entregam os cds, e tambem so te dao 1 hipotese de criar um sistema de recuperacao via cd, que é quando instalas o s.o. Se nao o crias aí, entao nao o tens mesmo. Isto foi me dito por um brasileiro do apoio clientes da asus. Porque eles tão se nas tintas e nao te disponibilizam o cd de novo.

O porque deles lançarem drivers apenas para o Vista tem, geralmente, a ver com acordos entre as empresas e a M$. Nao sei dizer se é ilegal, mas por mais que me custe, penso que nao deve ser.
Tu realmente pagaste e és dono do que compraste. Mas ao comprar aceitaste que o hardware que adquiriste funciona nas condicoes em que o adquiriste e nao noutras e ele nao sao obrigados a faze-lo.
A partir do momento em que eles disponibilizem drivers para 1 sistema operativo eles podem alegar que o dispositivo deles funciona, mas apenas com aquele SO e cabe ao user nao o comprar se nao quiser e é assim que eles se safam com isto.

O acordo é mais ou menos este, a M$ disponibiliza o vista com uma boa taxa de lucro pra, empresa do portatil e a empresa concorda em disponibilizara apenas drivers para o vista. Para fazer valer isto, as marcas do portatil fazem mais ou menos o mesmo com as empresas que produzem o hardware e chegam mesmo a proibi-las de lançar drivers para outros S.O.s, como é o caso da nVidia. Toda a gente sabe que quando se quer drivers pra grafica vai-se ao site da nvidia buscar o driver generico, mas se a grafica for de um portatil, eles tao proibidos de adaptar esse driver e mandam-te ao site da marca do portatil.

Felizmente, encontram-se alternativas pra maioria dos drivers. Quando comprei o meu portatil, a asus tambem so disponibilizava drivers pra grafica 8600gt para o vista.
Mas ha sempre gente no mundo que nao gosta deste tipo de politicas monopolistas, como estes gajos:
http://www.laptopvideo2go.com/ que alteram e disponibilizam drivers nvidia que a propria nvidia esta proibida de o fazer.

Assim como grande parte do hardware do portatil, os drivers conseguem-se na propria marca do hardware. Por ex, se a placa wireless é intel, provavelmente conseguem-se no site da intel.

Para os drivers especificos da marca (hotkeys e assim) é que pode ser mais dificil, mas ainda ha uma boa chance de que os do vista funcionem no xp. é so testar.

E se vais instalar outro sistema operativo, tens mesmo que ter o cuidado de preparar um pack anticipado de drivers pro que vais usar.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes