Nao sabem como alterar AGP aperture size no HP zx5051?

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Nao sabem como alterar AGP aperture size no HP zx5051?

Mensagempor HP zx5051 » Sexta Nov 19, 2004 2:46

Alguem pode informar como contornar o problema do AGP aperture size, que se encontra a apenas 22mb?? :roll:
HP zx5051
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 15, 2004 18:00

Mensagempor cigano » Domingo Nov 21, 2004 10:26

isso na dá pa fazer na bios?
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor HP zx5051 » Domingo Nov 21, 2004 22:28

nops, akilo so tem 22mb e deveria ser de 128mb ja k a grafica é de 64mb.
HP zx5051
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor FreakDaHouse » Quinta Dez 02, 2004 4:54

Já existe um topico algures por ai a falar sobre isso. Procura pelo forum.
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Out 25, 2003 17:02

Mensagempor HP zx5051 » Quinta Dez 02, 2004 17:11

telefonei para a hp a informar-me, embasbacaram de tal maneira que eu fiquei na ideia que nao percebiam nada do assunto. nao sei como resolver este problema, se calhar nao tem mesmo solução
HP zx5051
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Phoenix » Quinta Dez 16, 2004 17:43

HP zx5051 Escreveu:telefonei para a hp a informar-me, embasbacaram de tal maneira que eu fiquei na ideia que nao percebiam nada do assunto. nao sei como resolver este problema, se calhar nao tem mesmo solução

Pois... a mim mandaram-me um documento a dizer como aumentar a memória partilhada com a gráfica. O problema é que além de não ter nada a ver, esta placa (MR9600) não é integrada... se nem eles sabem os produtos que vendem...

Esta treta do AGP Aperture Size "comeu-me" bem, se sabia não tinha comprado o portátil. Agora que está quase a fazer um ano, apesar dos 64MB de vídeo, graças ao tamanho ridículo do AGP Aperture Size jogo jogos recentes pior do que se tivesse uma Geforce MX440... é uma tristeza! :cry:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor HP zx5051 » Quinta Dez 16, 2004 20:13

Nem mais, o portatil até nem é mau, mas se eu soubesse disso quando o comprei, de certeza que ainda estava na prateleira da loja. A rapariga que me atendeu nao percebia nadinha dakilo, mas mesmo nada, mas o mais engraçado é k ela julgava-se que percebia que a conversa ate me irritou.
HP zx5051
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Phoenix » Sexta Dez 17, 2004 11:57

É como a Toshiba, que insiste nas Geforce FX Go... a MR9600 ultrapassa a Go5700 em tudo e mais alguma coisa...

Agora, esperar que a MR9600 chegasse a Portugal, ver que era um HP (logo, de confiança), comprar, e passado alguns meses ver uma mensagem no Far Cry a dizer que o AGP Aperture Size era mínimo e que podia não conseguir correr o jogo... COM UMA MR9600?!?!?!?!?! Por amor de Deus!!! É frustrante...

Não há a mínima solução possível. Já tentei BIOS, até fiz download de um programa que permitia editar os ficheiros de BIOS (quando se faz flash), pra ver se existia uma opçao de alterar no próprio ficheiro o tamanho do AGP Aperture Size, fazer flash à BIOS e arrumar com o problema... pois sim... :(

E agora em relação ao upgrade da RAM, este portátil tem 256MB + 256MB, ou seja, se não me fizerem retoma das memórias, e com cada DIMM de 512 a custar 180€ (lá fora, ainda não vi cá), teria de dispender mais de 70, 80 contos pra passar de 512 pra 1GB de ram... é impensável, no meu caso.

O portátil é excelente em todos os aspectos, menos em upgrades (mas isso são todos), e na porcaria de BIOS/board que a HP escolheu pra equipá-lo... Só de pensar que se pudesse aumentar o AGP Aperture Size pra 128 muitos dos problemas ficavam resolvidos, e até lucrava mais em fazer o upgrade à RAM!!

Uma nota: durante a minha batalha (perdida) contra esta BIOS maldita, descobri que se o AGP Aperture Size for inferior a 32MB (como é o caso do HP zx5051, que só tem ~22MB), o AGP Texturing é obrigatoriamente desactivado.

O AGP Texturing permite à placa gráfica aceder às texturas na RAM através do bus AGP de uma maneira muito mais rápida. Já deves ter notado jogos em que a placa parece ter capacidade pra processar os gráficos, mas anda aos solavancos de uma maneira esquisita (em vez de ser constante, indicando falta de poder de processamento, notas solavancos repetidos mas aleatórios, sem um intervalo de tempo predefinido). Nessas alturas, como a memória video esgotou e a placa precisa de aceder às texturas que estão na RAM, só pode aceder a 22MB de cada vez, ainda por cima, sem aceleração AGP total...

Conclusão: por mais que a gente procure escolher um bom portátil, são estas coisas, a que só temos acesso depois da compra, que lixam o pessoal. De que me adianta ter esperado pela placa, se ao fim de um ano são raros os jogos que consigo correr em condições?!? Não que o portátil fosse só pra jogos, que não é, mas 2000€ gastos nele deviam dar pra muito mais, muito mais mesmo...

Comprei este na HP porque era o meu pai a financiar, mas se tiver possibilidades no futuro, mando vir da AlienWare ou assim... É mais seguro, isto se estiveres a pensar num portátil desktop replacement que também dê pra jogar.
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Onyros » Terça Dez 28, 2004 12:39

Phoenix, é mesmo pena teres uma gráfica dessas e não poderes fazer nada dela, com esse AGP aperture size... De certeza que a BIOS não tem opções "escondidas"? Eu tive uma mobo Gigabyte no meu desktop antigo que tinha uma série de opções escondidas às quais só se podia aceder carregando em CTRL+F1... será que no teu portátil não há uma combinação de teclas que dê acesso a isso, também?

Raio da HP... não cabe na cabeça de ninguém ter uma gráfica dessas manietada por um AGP aperture size de 22MB (rídiculo!)! No meu portátil é ao contrário, tenho o AGP aperture size a 256MB, numa MR 9200 com 128MB e 512MB de RAM. (ou seja, o aperture size até é grande demais).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Rmsalles » Domingo Jan 30, 2005 21:33

Eu fiquei impressionado com esta limitação do AGP aperture size. Aqui no Brasil temos muitas lojas e vendedores oferecendo estes notebooks da linha Pavillion HP Zx, porém fico numa condição a pensar de não comprar um equipamento destes.
Será que esta limitação se dá em toda linha HP?
Notebook HP Pavilion dv2100T Core 2 Duo 2Ghz, 1 GB Ram, Hd 80Gb, DVDrw, 14.4" WXGA, Video Geforce 7200, Windows XP Media Center, Bluetooth, WiFi.
Microsoft Windows Vista
BetaTester Brazil.
Rmsalles
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 29, 2004 12:32

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante