É como a Toshiba, que insiste nas Geforce FX Go... a MR9600 ultrapassa a Go5700 em tudo e mais alguma coisa...
Agora, esperar que a MR9600 chegasse a Portugal, ver que era um HP (logo, de confiança), comprar, e passado alguns meses ver uma mensagem no Far Cry a dizer que o AGP Aperture Size era mínimo e que podia não conseguir correr o jogo... COM UMA MR9600?!?!?!?!?! Por amor de Deus!!! É frustrante...
Não há a mínima solução possível. Já tentei BIOS, até fiz download de um programa que permitia editar os ficheiros de BIOS (quando se faz flash), pra ver se existia uma opçao de alterar no próprio ficheiro o tamanho do AGP Aperture Size, fazer flash à BIOS e arrumar com o problema... pois sim...
E agora em relação ao upgrade da RAM, este portátil tem 256MB + 256MB, ou seja, se não me fizerem retoma das memórias, e com cada DIMM de 512 a custar 180€ (lá fora, ainda não vi cá), teria de dispender mais de 70, 80 contos pra passar de 512 pra 1GB de ram... é impensável, no meu caso.
O portátil é excelente em todos os aspectos, menos em upgrades (mas isso são todos), e na porcaria de BIOS/board que a HP escolheu pra equipá-lo... Só de pensar que se pudesse aumentar o AGP Aperture Size pra 128 muitos dos problemas ficavam resolvidos, e até lucrava mais em fazer o upgrade à RAM!!
Uma nota: durante a minha batalha (perdida) contra esta BIOS maldita, descobri que se o AGP Aperture Size for inferior a 32MB (como é o caso do HP zx5051, que só tem ~22MB), o AGP Texturing é obrigatoriamente desactivado.
O AGP Texturing permite à placa gráfica aceder às texturas na RAM através do bus AGP de uma maneira muito mais rápida. Já deves ter notado jogos em que a placa parece ter capacidade pra processar os gráficos, mas anda aos solavancos de uma maneira esquisita (em vez de ser constante, indicando falta de poder de processamento, notas solavancos repetidos mas aleatórios, sem um intervalo de tempo predefinido). Nessas alturas, como a memória video esgotou e a placa precisa de aceder às texturas que estão na RAM, só pode aceder a 22MB de cada vez, ainda por cima, sem aceleração AGP total...
Conclusão: por mais que a gente procure escolher um bom portátil, são estas coisas, a que só temos acesso depois da compra, que lixam o pessoal. De que me adianta ter esperado pela placa, se ao fim de um ano são raros os jogos que consigo correr em condições?!? Não que o portátil fosse só pra jogos, que não é, mas 2000€ gastos nele deviam dar pra muito mais, muito mais mesmo...
Comprei este na HP porque era o meu pai a financiar, mas se tiver possibilidades no futuro, mando vir da AlienWare ou assim... É mais seguro, isto se estiveres a pensar num portátil desktop replacement que também dê pra jogar.