Boa Noite,
Há dois meses e uns dias surgiu a necessidade quase imediata de adquirir um Portátil. Nessa altura o criteério primordial era ter uma placa gráfica com capacidade de 3d bastante desenvolvida, que como todos devem saber é a lacuna primordial nos portáteis dos dias de hoje.
Após diversas comparações no mercado deparei-me com 2 modelos que me pareciam adequados , o ASUS M6NE / M7NE e o ACER 4001 WLMI , visto que o ASUS tinha a possibilidade de ser costumizável eu optei por pelo mesmo, no entanto após alguns com o fornecedor , o portatil com as caracterirsticas que necessitava estava esgotado e só deveria chegar dentro de 1 mês, como a necessidade era extrema tive que Infelizmente (posso agora assegurar fazer esta afirmação agora) optar pelo acer....
Fui a uma loja Woerten e comprei o bicho que por sorte não estava esgotado.
4 dias após a compra estava eu muito bem a trabalhar com o dito.... e vejo o ecrân ao quadrados brancos. Após isso faço um reboot (vulga reinicialização) e deparo-me com uma morte prematura. No dia seguinte vou a loja e comprovaram o óbito (placa gráfica morreu).
Muito atenciosamente trocaram-me o portátil por outro novinho em folha que durante 2 meses funcionou na perfeição no entanto após um dia normalissimo com o dito portátil no qual encerrou tudo lindamente, no dia seguinte nao queria acordar, e assim foi mais uns testes.... e lá me comprovaram que a placa estava avariada (quer pela worten quer pelo suporte acer).
Eu bem tentei para receber uma devolução pecuniária, mas a worten lá argumentou que o portátil nao podia ser restituido devido ter excedido os 15 dias para a troca. No entato ainda argumentei que era Inadmissivel que um portátil em 2 MESES avariasse a placa gráfica 2 vezes e que não deveria eu , o Consumidor ser responável por problemas de fabrico desta série e/ou falta de controle de qualidade, mas de nada valeu.
Hoje a máquina encontra-se no representante para reparar, que no minimo demorará 2 semanas (25% do tempo que usufrui do equipamento) pelo menos, pois poderá sempre a peça estar esgotada e nesse caso a espera será exponêncial.
Estando eu ligado muito perto ao mundo de TI e estando eu com muita regularidade com portáteis de diversas marcas , já vi muitos problemas em portáteis (desde monitores sem brilho ao fim de muito uso, baterias avariadas, boards queimadas devido a picos) mas nunca me debruçei com problemas de placas gráficas, muito menos num espaço temporal tão reduzido, o que me leva a concluir que este modelo terá decerto problemas com as placas gráficas instaladas, pois não creio que seja azar como me foi argumentado. Pois azar é eu jogar no totoloto e não ter as 6 cruzinhas certas milagrosamente, dai que o problema poderá estar ou na série deste modelo ou mesmo no controle de qualidade.
Neste sentido deixo o meu comentário para deixar uma resalva que produtos Acer podem ter uma relação preço qualidade muito competitiva, mas não justifica a qualidade precária que tem.
Neste momento estou muito tentado a assumir a perda e optar por um ASUS ou Toshiba que pela experiência que tenho com estes equipamentos são de longe muito mais fiávies.
Aqui fica o meu aviso para quem quiser comprar portáteis ACER pesem bem os prós e contras.
Com os melhores cumprimentos,
P.R.