Fontes de alimentação - avarias

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fontes de alimentação - avarias

Mensagempor PepeLegal » Sábado Mar 12, 2005 15:00

Olá pessoal.

Há cerca de 1 semana atrás a fonte de alimentação que vinha com a caixa do pc foi ao ar - big bang e muito fumo. Como já não estava na garantia resolvi comprar uma fonte de 450w mas das mais baratinhas só mesmo pra safar e meter a máquina a funcionar.Esta fonte nova durou-me apenas 1 dia - no dia a seguir enquanto estava a meio dum jogo o pc desliga-se sozinho e nunca mais liga. Levei a fonte à loja onde a comprei, eles viram se o problema era de facto da fonte, confirmaram e deram-me outra nova.Muito bem, fui pra casa na esperança que mais nenhum hardware estivesse queimado... liguei a fonte nova e lá começou o pc a funcionar sem erros nenhums, os 3 discos rígidos estavam bons e tal etc, tudo bem.Mas esta nova fonte durou-me 1 semana... Ontem estava eu a meio dum jogo também e derrepente oiço uma grande BANG que até salto da cadeira. Mais outra fonte queimada. Lá vou eu à lojita de novo e o funcionário troca-me a fonte por outra depois de algum tempo a implicar que o problema não era da fonte e tal e porque não era normal aquilo acontecer visto que eles têm montado os pcs com aquelas fontes e não têm tido problemas.. Bem, levo a fonte nova pra casa, conecto os cabos todos, ligo o pc, está tudo ok. SÓ QUE DESTA VEZ A FONTE DURA-ME 2 HORAS!!!! O pc a meio dum jogo desligou-se sozinho e morreu...
Eu já não sei o que fazer até já me sinto constrangido em ir à loja de novo...!

Tenho o pc ligado a uma tomada protectora de picos, nunca tem dado qualquer problema até agora... Será que o problema pode vir duma outra peça qualquer do meu pc? Eu até desconfio que possa estar algo relacionado com a minha placa grafica gforce4 ti4200 porque estes problemas coincidem com a altura em que me começaram a dar erros de ecrã azul do tipo "infinite loop" a meio dos jogos... não sei.Fiz umas pesquizas sobre esses ecrãs azuis de infinite loop e estão relacionados com a placa gráfica que pode ser desde os drivers ou da própria peça danificada. Ora drivers já instalei os mais recentes e de vez em quando lá aparecem os mesmos ecrãs azuis...

Alguém que me dê opiniões por favor? Desde já agradeço.

amd xp 2600Mhz (o.c. a 3200Mhz); 1GB DDR400; 3 discos rígidos (80gb,60gb,40gb); CDRW LG; Placa tv; SBLive 5.1; gforceti 4200 128mb; board asrock k7s8xe
PepeLegal
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 12, 2005 14:14

Mensagempor tiagofreitas » Sábado Mar 12, 2005 20:39

n tou a ver solução imediata para isso... mas tenta que te emprestem (não a loja, um amigo) uma fonte mais cara, de qualidade e bastantes amperes, penso que o problema resolve-se, essas fontes não devem ter capacidade para o teu harware... 3 discos, etc... tenta uma mais potente mas de marca conhecida a ver o que acontece... se queimar... coisa que desconfio... ja não sei o k farás
tiagofreitas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 18, 2005 18:30

Mensagempor ricardoa80 » Sábado Mar 12, 2005 22:53

Boas...

Bem...em relação ao teu problema existem uma infinidade de problemas que podem estar associados.
Mas apenas um me parece ser o mais provavel. Senã vejamos:

Segundo o que referiste as fontes só queimam quando jogas....ou seja em principio quando puxas bem pela placa gráfica. Ai põe-se outro problema...em principio se a fonte não aguentasse o que fazia seria um reboot ao sistema e não queimar a fonte!!! A não ser que a fonte não tenha protecção contra picos e então esteja a queimar por isso!

A minha opinião vai sem dúvida para a falta de qualidade e potencia dessa fonte. De qualquer das formas e se a fonte agora ainda estiver viva testa com outra grafica....só para tentares tirar algumas conclusões.

Se vires que definitivamente não é da grafica (que é o mais certo) então muda de fonte. Não voltes a comprar fontes de linha branca e de pouca qualidade. Normalmente têm pouca amperagem e não conseguem manter um sistema estavel. Mais vale gastar mais uns trocos e comprar material que te dê algum descanso.

Entretanto não seixes o sistema andar assim por muito mais tempo pois podes começar a correr o risco de quei,ar outros componentes!

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor PepeLegal » Domingo Mar 13, 2005 11:49

Desde já agradeço ao feedback do tiagofreitas e do ricardoa80.

De facto o que me levou a desconfiar da placa gráfica foi a fonte de alimentação queimar a meio dos jogos, e por acaso são jogos que puxam bem pela gráfica (HL2,DOOM3...). Não sei se foi mera coincidência ou não mas a 1ª fonte que vinha com a caixa (comprei-a há cerca de 2 anos) era de 500w e bem melhor do que estas últimas que tenho vindo a "experimentar" e ela também queimou (há 1 semana atrás) quando me começaram a aparecer aqueles ecrãs azuis de "infinite loop" relacionados com a placa gráfica...

Bom, por agora vou levar NOVAMENTE a fonte morta à lojinha e esperar que me troquem por uma de melhor qualidade mesmo que eu tenha de pagar a diferença... :/ Entretanto vou pesquisando aqui no fórum quais as melhores fontes de alimentação e daqui a uns dias de testes meto um post com os resultados e conclusões a que cheguei. Obrigado ppl.
PepeLegal
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 12, 2005 14:14

Mensagempor ricardoa80 » Domingo Mar 13, 2005 13:18

O que podes fazer e uma vez que a fonte está na garantia é levares a tua máquina lá, eles trocarem a fonte por outra igual e esperar que ela queime em frente a eles.....assim já não vão desconfiar da tua boa fé...!

De qualquer das formas eu não aconselhava essa situação!

Mais vale gastares uns cobres e comprares uma fonte de qualidade.

De qualquer das formas fica de olho na gráfica não vá ela estar ai a fazer um curto-circuito qualquer!

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods