silenciar pc

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

silenciar pc

Mensagempor Jovan » Sábado Dez 23, 2006 17:56

Oi ppl!!!
Gostava mesmo da vossa opinião se for possível.

Gostava mesmo de silenciar ao máximo o meu PC:
CAIXA Mid tower
PSU DEER 350 watt at
CPU Pentium 4 640 3.2ghz
BORD Asus P5GD1 Pro
RAM 2x512 DDR 400 Mhz PC3200
VGA AsusGeForce EN6200GE/TD/128m/A
HDD Maxtor 200g Sata 8m
DVD-RW Lite-on show-12135
COMBO-CD-RW/DVD LG HL-DT-ST GCC-4120B
UPS trust PW-4040T
AIR FLOW: Uma noiseblocker sx1 de 12 a mater ar na frente e duas de 8 a tirar na parte de trás

Estava a pensar nestas opções:
Tacens Valeo 460w
Scythe"NINJA PLUS Rev.B" 6Heat Pipes CPU Cooler, Para Utilizar em Fanless
Scythe"KAMA-METER" Multi Functional Controller on 5.25" Bay

AeroCool VM-102 fanless VGA card cooler

Thermalright HR-05 Fanless Chipset Cooler

Gostava de saber as vossas opiniões principalmente em relação à Fonte e ao cooler da vga!!!
Obrigado
Jovan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 21, 2006 1:49

Mensagempor Azarael » Domingo Dez 24, 2006 16:14

Bem antes de tudo, quanto dinheiro estás disposto a gastar ?

Em relação à fonte, eu aconselhava-te antes uma Seasonic S-12 420W, têm uma qualidade excelente além de dificilmente encontrares fonte mais silênciosa (à excepção das passivas).

O cooler para chipset é boa escolha, já vi situações em que arrefece melhor que uma solução não-passiva. O Scythe Ninja é a mesma coisa.

O cooler para VGA já não conheço tão bem.

PS: Outra coisa que também podias comprar era uma nova caixa que ajudasse a minimizar o ruído.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Jovan » Segunda Dez 25, 2006 16:34

Em relação aos euros não dá para passar o 250€

a fonte que falas-te sou capaz de optar por essa parece-me bem, tava naquela pelo preço das Seasonic. mas se a diferença é significativa mais vale dar mais uns euros.

a caixa ainda não vou trocar, já está toda alterada.
Jovan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 21, 2006 1:49

Mensagempor Azarael » Terça Dez 26, 2006 16:07

Então considera fazer mais algumas alterações à caixa, como suspensão de discos de modo a reduzir a vibração.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Lvsitano » Terça Dez 26, 2006 17:28

Ou então caso queiras uma solução barata para os discos, anilhas de borracha da drogaria fazem o serviço :wink:
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor Darkblood » Quarta Dez 27, 2006 2:31

Para o cooler do CPU põe um Tuniq, é dos melhores a ar, tem melhor desempenho que o Ninja.

Para o disco também podes comprar um dissipador passivo (não sei se têm grande desempenho), tens estes dos mais baratos:
REVOLTEC HARD DISK SILENCER BLACK- ~€12
ZALMAN ZM-2HC2 HEATPIPE- ~€29
Se fores para os activos mais vale comprares uma fan de 80mm(ou maior) a apontar para o disco.

Em relação ao cooler da VGA deve-se aguentar (com a vga @ stock).

Cumps
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor l2k » Quarta Dez 27, 2006 13:58

CPU:

Scythe Infinity - 45€
Noctua NF-S120-800 120mm - 19€

VGA:

Thermalright HR-03 - 40€
Coolink 920 Basic 92mm - 14€ (opcional)

Fonte:

Seasonic S12-430 430W - 77€
Revoltec Antivibrações ATX - 3€

Outros:

Scythe Hard Disk Stabilizer 2 - 12€
Sharkoon Anti-Ruido Silencer Kit - 9€

Total: 219€

Devo ter posto coisas a mais mas fica a sugestão. :lol:

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor jccgold » Quinta Jan 25, 2007 13:29

Tacens 460W é mto melhor opcao que a Seasonic S-12 420W
É mais barata, mais evoluida, mais silenciosa e mais potente nao vejo que vantagem possa ter a Seasonic. Os specs da Seasonic nao sao 16dbs que eu saiba, e nem tem tecnologia 0dbs.
Uso uma com uma x1950pro e san diego 4000+ sempre sem problemas.
Qto ao cooler de gráfica nao aconselho um passivo, os gpus de grafica costumam aquecer mto, um zalman vf900cu é o indicado
Gak Escreveu:Sim poderei voltar a pôr a review. Mas noutra thread limpa e com o acordo prévio que o jccgold não a use para voltar a fazer estragos.

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 07, 2005 4:42

Mensagempor G@rlink » Quinta Jan 25, 2007 13:53

Boas,

Tacens 460W é mto melhor opcao que a Seasonic S-12 420W

Not again!? :?

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor jccgold » Quinta Jan 25, 2007 14:06

Ui temos Salazar? Ainda nao foste banido?
Gak Escreveu:Sim poderei voltar a pôr a review. Mas noutra thread limpa e com o acordo prévio que o jccgold não a use para voltar a fazer estragos.

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 25, 2007 14:15

E ainda continuas com "a tecnologia 0dbs" ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Posturas » Quinta Jan 25, 2007 15:02

jccgold Escreveu:Tacens 460W é mto melhor opcao que a Seasonic S-12 420W
É mais barata, mais evoluida, mais silenciosa e mais potente nao vejo que vantagem possa ter a Seasonic. Os specs da Seasonic nao sao 16dbs que eu saiba, e nem tem tecnologia 0dbs.

É mais barata e mais potente (pelo menos assim o anuciam...); com isso concordo.

Agora mais evoluida e silenciosa?; vais ter de fundamentar isso muito bem. Apesar de não ser o último grito em tecnologia a Seasonic S12 430W ainda oferece um rendimento e qualidade muito acima da média, e ainda está longe o dia em que uma fonte de 50€ a vai bater; não é por acaso que tem 3 anos de garantia e não apenas 2, conforme é de lei.

A tacens pode ser boa opção no seu segmento de preço, agora se há vontade de gastar mais, deixa de o ser. É pena informações como o rendimento e o nível de ruído real não estarem acessíveis. (Isto de dizer tecnologia 0dbs e 16dbs é muito vago... Eu também posso dizer que o meu pc faz -10dbs ou que me lembrar, e não dizer mais nada. Depois para o provar só tenho de escolher a distância a que coloco o microfone para medir a potência e qual a potência de referência que a usar para obter esse valor)

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor jccgold » Quinta Jan 25, 2007 15:32

Posturas Escreveu:Agora mais evoluida e silenciosa?

A fan da Seasonic pára qdo nao é precisa? Nao. Pronto aí tens. Tecnologia arcaica

Posturas Escreveu:Apesar de não ser o último grito em tecnologia a Seasonic S12 430W ainda oferece um rendimento e qualidade muito acima da média, e ainda está longe o dia em que uma fonte de 50€ a vai bater

Se falamos de rendimento as Tacens sao fontes "green" com rendimento acima 80% tal como a Seasonic. Nao é por aí que uma é melhor que a outra

Posturas Escreveu:não é por acaso que tem 3 anos de garantia e não apenas 2, conforme é de lei.

Há memorias que a kingston da garantia 10 anos, nao é por isso que sao melhores q as outras.

Posturas Escreveu:Isto de dizer tecnologia 0dbs e 16dbs é muito vago... Eu também posso dizer que o meu pc faz -10dbs ou que me lembrar, e não dizer mais nada.

Ou seja qdo os specs de uma Seasonic sao 21dbs é tudo standardizado e normal, qdo os specs da tacens sao estes
- 13.5 CM INAUDIBLE FAN (16dB) WITH ANTIVIBRATION PADS
isso aí já é à vontade do fregues e nao obedece a normas nenhumas.
Eu gostava de saber o que é que 0dbs tem de vago, ou seja qual é a tua duvida que a fan de uma Tacens n faz barulho qdo nao roda. Se eu chegar a perceber a tua duvida posso-te dar uma resposta

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Posturas » Quinta Jan 25, 2007 16:19

jccgold Escreveu:A fan da Seasonic pára qdo nao é precisa? Nao. Pronto aí tens. Tecnologia arcaica

Não vejo onde está a superioridade tecnológica. Ok tem um controlador de temperatura que desliga fan... Provavelmente o controlador de temperatura da Seasonic é mais avançado que o da Tacens, já que não depende apenas da temperatura, mas também da potência colocada no output. Em todo o caso não são explicados quando, nem durante quanto tempo, a fan está desliga.

jccgold Escreveu:Se falamos de rendimento as Tacens sao fontes "green" com rendimento acima 80% tal como a Seasonic. Nao é por aí que uma é melhor que a outra

E viste isso onde? Até pode ser verdade, mas ainda não encontrei nenhuma referência a isso, sem ser o que tu dizes...

jccgold Escreveu:
Posturas Escreveu:não é por acaso que tem 3 anos de garantia e não apenas 2, conforme é de lei.

Há memorias que a kingston da garantia 10 anos, nao é por isso que sao melhores q as outras.

Não sei o que as memorias tem haver com as PSU, para além de serem componentes utilizados em PCs; mas para mim mais tempo de garantia é uma vantagem e um claro indicador de qualidade (agora há kingstones e kingstones, uma kingstone de entrada de gama, não tem nada haver com uma destinada a servidores).

Agora se não achas que mais 1 ano de garantia é uma vantagem, não posso fazer nada; mas fica sabendo que para a maioria dos consumidores é uma vantagem...

jccgold Escreveu:Ou seja qdo os specs de uma Seasonic sao 21dbs é tudo standardizado e normal, qdo os specs da tacens sao estes
- 13.5 CM INAUDIBLE FAN (16dB) WITH ANTIVIBRATION PADS
isso aí já é à vontade do fregues e nao obedece a normas nenhumas.

Não sei onde viste a referência ao nível de ruído, mas a informação que eu vi da Seasonic falava em db(A) e não em db; só ai já oferece mais precisão. Depois não falavam em nenhum valor especifico e mostravam um gráfico (que não é lá muito esclarecedor e sugere mais que 21db(A)). No entanto encontra-se muito mais informação acerca do ruído desta fonte pela net fora, e são informações muito crediveis (como as que se encontram em http://www.silentpcreview.com); e era nesse tipo de informação que eu falava.

jccgold Escreveu:Eu gostava de saber o que é que 0dbs tem de vago, ou seja qual é a tua duvida que a fan de uma Tacens n faz barulho qdo nao roda. Se eu chegar a perceber a tua duvida posso-te dar uma resposta.

Se soubesses o que é 0db sabias o que tinha de vago.
E agora, ok a fan não faz barulho e a fonte faz? (a fonte não é só a fan)
Ok dizes que também não faz, e como é que mediste isso, pelo o ouvido? Bem isso é muito subjectivo.
E durante quanto tempo e em que situações é que a fan está parada, e qual é a temperatura da psu, quando a fan está parada?

Mas admitindo que efectivamente quando a fan está parada, a fonte não se ouve e continua a baixa temperatura, qual é a vantagem real para a Seasonic? Por cada fonte que a tacens vendeu, a seasonic terá vendido quantas centenas de S12? E desses, quantos compradores é que se tem queixado que ela faz barulho? Quantos é que a conseguem ouvir em idle? Ela é audivel sim, desde que não exista mais nenhum barulho de fundo, diria que faz tanto ruído como o 2 x meu CRT, é preciso encontrar o ouvido.

E mesmo que com a fan parada a Tacens consiga ser mais silenciosa, o que acontece quando esta tem de entrar em funcionamento? Será que vai continuar a ser mais silenciosa @200W de output?; e a @300W ou a @ 430W (a potência máxima nominal da seasonic)?; ou será que nem se aguenta na carga máxima?.

São muitas perguntas que ficam por responder... e o material de qualidade não se faz de borla...

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor jccgold » Quinta Jan 25, 2007 16:41

Posturas Escreveu:Não vejo onde está a superioridade tecnológica. Ok tem um controlador de temperatura que desliga fan... Provavelmente o controlador de temperatura da Seasonic é mais avançado

Provavelmente tb nao verias a tecnologia num pára-quedas, tvz só no dia que caísses dum aviao, conseguisses ver que é diferente dum saco plastico.
Se é mais avançado, que grande desperdicio entao tanta tecnologia nao aproveitada
Nao viste que as Tacens sao "green"? Pesquisa.
Estava a falar das kingston baixo de gama têm 10 anos garantia. Todas as marcas tenham produtos bons ou maus podem dar o tempo garantia q quiserem.

Posturas Escreveu:Não sei onde viste a referência ao nível de ruído, mas a informação que eu vi da Seasonic falava em db(A) e não em db; só ai já oferece mais precisão. Depois não falavam em nenhum valor especifico e mostravam um gráfico (que não é lá muito esclarecedor e sugere mais que 21db(A)). No entanto encontra-se muito mais informação acerca do ruído desta fonte pela net fora, e são informações muito crediveis (como as que se encontram em http://www.silentpcreview.com); e era nesse tipo de informação que eu falava.

Nao sei o que é que pessoal que compra Seasonics e nunca usou mais marcas na vida, tem de credível a dizer que as deles sao melhores que as dos outros só pq foram mais caras e aguentam 750W e whatever e nao têm 15 euros pra comprar um medidor de tensao e saber qtos Watts realmente precisam.

Posturas Escreveu:Se soubesses o que é 0db sabias o que tinha de vago.
E agora, ok a fan não faz barulho e a fonte faz? (a fonte não é só a fan)
Ok dizes que também não faz, e como é que mediste isso, pelo o ouvido? Bem isso é muito subjectivo.
E durante quanto tempo e em que situações é que a fan está parada, e qual é a temperatura da psu, quando a fan está parada?

Medi para começar que tive antes uma das famosas LC que fazia muitissimo mais ruido. Uma boa maneira de saber se uma fonte faz barulho ou nao, é qtas vezes me lembro que ela está lá, devido a começar a rodar. Raríssimo
Ora se a fan só roda qdo é preciso, e se a fan de uma fonte roda para arrefecer a fonte, é da logica que a fan rode qdo precisa ser arrefecida.
O que é mais provavel acontecer no Verao. Logo se isso varia consoante a temperatura do ar, querias um manual a dizer qtos segundos a fan trabalha? Olha eu por ex agora para te responder a isso estou a olhar pelo acrilico da caixa e n consigo adivinhar se a fan esta a rodar ou nao.

Posturas Escreveu:Por cada fonte que a tacens vendeu, a seasonic terá vendido quantas centenas de S12? E desses, quantos compradores é que se tem queixado que ela faz barulho? Quantos é que a conseguem ouvir em idle? Ela é audivel sim, desde que não exista mais nenhum barulho de fundo, diria que faz tanto ruído como o 2 x meu CRT, é preciso encontrar o ouvido.

Por causa dessa mentalidade é que eu compro PCs AMD desde que AMD é melhor ou seja 1999, e a rebanhada só comecou a comprar em 2004.
Esta bem se dizes q a fonte com o ouvido encostado faz barulho acredito em ti, nunca experimentei sentar-me ao PC com o ouvido colado à fonte ou monitor

Posturas Escreveu:E mesmo que com a fan parada a Tacens consiga ser mais silenciosa, o que acontece quando esta tem de entrar em funcionamento? Será que vai continuar a ser mais silenciosa @200W de output?; e a @300W ou a @ 430W (a potência máxima nominal da seasonic)?; ou será que nem se aguenta na carga máxima?.

Eu tenho um PC fraquito com 2 Gigas PC4000, SD 4000+ e ATI 1950PRO, c/ asus a8n32-sli deluxe, se um dia tiver um PC minimamente bom logo te respondo a isso

Posturas Escreveu:São muitas perguntas que ficam por responder... e o material de qualidade não se faz de borla...
Cumps.

Nao ter de pagar a publicidade é um bom começo

lol
jccgold
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante