Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor bigslb » Quinta Set 04, 2008 15:46

boas gostaria de comprar um ups. estes elementos sao os que estao, actualmente, ligados à tomada onde tenho o pc:

pc 420W (daki a uns tempos vou comprar pc novos e devera ter a volta de 600W, logo gostaria de contar c 600/650W)
monitor futuramente ira ser um tft
impressora
tv
modem net
modem tv
colunas/subwoofer pc.

n sei kual é a potencia dos varios componentes k coloquei mas gostaria de opinioes sobre ups, kt a preço n sei bem, é claro k kt mais barato melhor, mas como n faço a mais pequena ideia do preço de ups n sei bem o orçamente pedir.

nota: o pc é o principal a ser ligado à UPS.

cumps
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
4x512 DDR400 VData/G.Skill ZX
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
All in a Aerocool Extremeengine 3t
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:16

Mensagempor ADFC » Sexta Set 05, 2008 19:49

bigslb Escreveu:boas gostaria de comprar um ups. estes elementos sao os que estao, actualmente, ligados à tomada onde tenho o pc:

pc 420W (daki a uns tempos vou comprar pc novos e devera ter a volta de 600W, logo gostaria de contar c 600/650W)
monitor futuramente ira ser um tft
impressora
tv
modem net
modem tv
colunas/subwoofer pc.

n sei kual é a potencia dos varios componentes k coloquei mas gostaria de opinioes sobre ups, kt a preço n sei bem, é claro k kt mais barato melhor, mas como n faço a mais pequena ideia do preço de ups n sei bem o orçamente pedir.

nota: o pc é o principal a ser ligado à UPS.

cumps

Olá bigslb!

Se queres mesmo 600 a 650W, então terás de adquirir algo com 1KVA (aproximadamente).
Deverá dar para todo o teu equipamento.

Actualmente, tenho vindo a recomendar potências de UPS ligeiramente superiores, pois os preços destas têm vindo a descer um bocadinho, possivelmente devido à concurrência estabelecida por outros fabricantes.

Quanto a marcas...
Hum... é o mesmo de sempre: APC/MGE (mas são um pouco mais caras).
Se estiveres muito limitado financeiramente, dá uma vista de olhos nas Mustek, Phasak, etc...

Consulta os sites oficiais (tens lá "Calculadores de Potência"), por exemplo:
http://www.apc.com/tools/ups_selector/i ... tryCode=pt
É só preencher com os dados necessários.
Há vários calculadores de potência deste género.
Assim terás uma ideia mais exacta da potência necessária.
Nota: Por vezes estes calculadores exageram um pouco (para tentar que o consumidor compre modelos mais caros).
Ainda assim, dão uma ideia aproximada (e é melhor que nada).

Toma em consideração também que UPSs com potências de 1KVA (ou superiores), poderão ter dissipadores de calor (e alguns são barulhentos).
Não sei se o ruído é um factor importante no teu caso, mas fica o aviso.
Convém ver bem a UPS antes de comprar.

Boa sorte nas compras bigslb.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor bigslb » Domingo Set 07, 2008 13:36

tenho 1 duvida em relaçao às UPS. uma UPS de 700VA/405W n posso ligar la nada acima de 405W mas estamos a falar por tomada ou no conjunto dos equipamentos la ligados??
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaoreis00 » Segunda Set 08, 2008 0:45

bigslb Escreveu:tenho 1 duvida em relaçao às UPS. uma UPS de 700VA/405W n posso ligar la nada acima de 405W mas estamos a falar por tomada ou no conjunto dos equipamentos la ligados??

no total!

qt aos 600W do PC... esses 600W é o conssumo real do PC ou a potencia da fonte q la vais usar?!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor bigslb » Segunda Set 08, 2008 14:31

joaoreis00 Escreveu:
bigslb Escreveu:tenho 1 duvida em relaçao às UPS. uma UPS de 700VA/405W n posso ligar la nada acima de 405W mas estamos a falar por tomada ou no conjunto dos equipamentos la ligados??

no total!

qt aos 600W do PC... esses 600W é o conssumo real do PC ou a potencia da fonte q la vais usar?!

maximo da fonte.

41 Watt- colunas, futuramente talvez compre umas novas e pelo k vejo as mais recentes tem muitos watts. mas se n ligar a bateria n terei problemas certo?
pc -420W actualmente, no futuro pa i 620W
monitor - compaq s510 pelo k vi faz menos de 75W, futuramente sera um tft de 21''.
tv -34W
modem net- motorola SBV5121 9W
modem tv- 12W
impressora- 25W

istp é o k tenho.
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaoreis00 » Segunda Set 08, 2008 16:42

para o PC conssumir 620W ja é preciso um sr PC...

usa este link para fazeres um calculo aproximado do q vai conssumir o PC! http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

axo q nao vai passar dos 400 ou 450W :mrgreen:
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor bigslb » Segunda Set 08, 2008 17:22

joaoreis00 Escreveu:para o PC conssumir 620W ja é preciso um sr PC...

usa este link para fazeres um calculo aproximado do q vai conssumir o PC! http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

axo q nao vai passar dos 400 ou 450W :mrgreen:

mas tou a flr de fonte, neste momento tenho duma de 420W kd comprar um pc novo provavelmente vou meter uma de 620W n sei depende...se fosse agora iria ser uma de 620 depois n sei.

segundo o link k meteste:
Neste momento 216W só a torre. se comprasse um novo pc agora seria para ai 450W. eu k o facto de ter uma fonte de 10000000W n ta a gastar aquilo xd apenas é o seu máximo. mas daki a um ano ou meio ano ou kd comprar o pc novo n sei se os componentes n irão ter maior consumo. mas de kk das maneias se calculei 450W essa UPS k referi n da pois so suporta 405 e alem disso os 450 é so torre :S.
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaoreis00 » Segunda Set 08, 2008 20:23

tens de ir sempre pelo conssumo do pc e nao da fonte q tens la ligada!

secalhar vais precisas de uma UPS de uns 1000VA's ou entao se quizeres um pouco de margem teras de ir para uma de 1200VA's!

1000VA's da para uns 600W apesar q ao q parece existem umas APC q sao de 670W!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor fockewul » Quarta Nov 26, 2008 22:38

Antes de mais, os meus parabéns a este fórum e especialmente a esta discussão sobre UPS.

O meu caso é o seguinte:

Aquiri um modem novo, mas desde que o liguei andava sempre a ter falhas de sincronismo. Depois de ter trocado o modem 3x (Speedtouch 546) vieram cá a casa os técnicos da Clix que me disseram que este modem eram muito pouco tolerante a variações de corrente. Tinha o modem ligado à UPS e depois de o ter ligado directamente à tomada, nunca mais tive chatices.

Tenho uma UPS Mustek 1000 USB. Decidi ver a tensão de saída. O software Winpower dáva-me uma tensão de saída de apenas 200 V em modo AVR, o que eu confirmei com uma leitura de um multímetro. Após ter procurado na net, várias pessoas se queixavam do mesmo, mas diziam que era assim em todas as UPS da Mustek e não só (algumas tinham mesmo trocado por outra UPS nova que dava o mesmíssimo valor).

A tensão nas tomadas da minha casa costuma ser alta, entre 230 e 240 V (presumo que haja um posto transformador próximo). Ora, pelo que verifiquei e pelo que li, a estas UPS entram em modo AVR para tensões acima dos 240 V (a minha entra logo a 237-238 V). Já agora, as falhas de sincronismo do modem coincidiam com o modo AVR.

Para além do mais, a minha UPS falhou miseravelmente em manter o pc ligado há cerca de 3 semanas durante uma falha de energia. Quando as baterias entraram em funcionamento, já o pc se tinha desligado. Esta UPS tem pouco mais de 3 anos e o Winpower diz que as baterias estão ok.

Neste momento, estou inclinadado a deitar a UPS no lixo, mas já agora gostava de saber as vossas opiniões e saber se mais alguém tem este problema da tensão a 200 V em modo AVR (em UPS Mustek e outras).

Obrigado.
fockewul
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 26, 2008 16:31

Mensagempor alr_tech » Quinta Nov 27, 2008 10:05

boas

comprei uma mustek de 800VA LI (fabricada no inicio deste ano) e não tenho esse problema...

de qq maneira a vida útil das baterias é de 3 anos.. em alguns casos 5..
ter em atenção que se tiveres uma fonte OEM isso pode acontecer... (especialmente uma daquelas que não tem sensor de tensão automático... aquelas que tem um botão deslizante vermelho...)
o regulador interno pode ter detectado uma tensão inferior e ter desligado o PC por e simplesmente...

tb se devem efectuar ciclos completos de carga e descarga...
o software interno deve efectuar esse procedimento automáticamente, desde que configurado....

já agora, se as baterias estiverem pifadas podem ser trocadas....
é uma questão de abrir a caixa e comprar umas novas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor joaoreis00 » Quinta Nov 27, 2008 18:40

bem... tenho uma Mustek 800VA a varios anos q por acaso nunca ví a voltagem de saida qd esta em modo de bateria mas nunca me deu qq tipo de problemas... sempre me aguentou com os parelhos q la liguei/ligo...

tb tenho uma APC e aocntece o mesmo!

ca pra mim q essa UPS tem algum tipo de defeito!

grande parte dos aparelhos electricos ja costumam trabalhar entre 100~240v!!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor fockewul » Sexta Nov 28, 2008 16:23

Eu não estou a falar em modo bateria, mas sim em modo AVR (Automatic Voltage Regulation), que é diferente. Em princípio, quem tiver uma tensão estável na rede e entre os 210 - 230 V nunca verá a sua UPS entrar em modo AVR.

Quanto à minha fonte de alimentação, acho que não será das melhores. Tinha uma boa, uma Antec, mas queimou há pouco tempo e comprei outra por 50 Euros (era o orçamento que tinha disponível na altura).
fockewul
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sábado Nov 29, 2008 14:36

boas

o AVR está sempre activo desde que exista tensão na entrada....
de qq maneira, a bateria entra em acção desde que a tensão de entrada baixe de determinado nível...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor fockewul » Domingo Nov 30, 2008 14:36

Boas

Creio que estás a fazer confusão entre modo bateria e AVR. A bateria só entra em funcionamento quando há uma falha de corrente. O modo AVR entra em funcionamento quando existem oscilações de tensão grandes ou quando a tensão sai de certos limites. Nos casos restantes, a UPS faz um "bypass" e alimenta o pc com a tensão que sai da rede.
fockewul
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 30, 2008 20:21

boas

varia...
normalmente o AVR está sempre activo... pelo menos quando existe..
está tb geralmente associado às protecções de sobretensão e sobreintensidade
em alguns casos poderá socorrer-se da bateria para manter a tensão o mais próximo possível do padrão...
embora alguns modos de protecção possam ser activados em determinadas situações programadas..
(os tics dos relés em algumas UPS mais simples..)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes