Ajuda para melhorar uma sucata!!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda para melhorar uma sucata!!

Mensagempor Bacante » Segunda Mai 26, 2008 11:29

Bons Dias a todos!

Tenho uma sucata, que apesar de velhinha tem feito as minhas delicias ha já alguns anos!

Trata-se de um obsoleto AMD ATHLON 2.8 +, numa ASROCK que agora n sei precisar o modelo, um disco ATA de 120Gb e outro SATA de 300Gb presentemente inactivo por dificuldades técnicas! A gráfica foi actulizada e é uma Nvidia 6600 GT ainda AGP, ram tenho 1024, em duas slots de 512.
A nivel de perfrmance n me parece ser possivel melhor esta sucata sem substituir tudo loool.
Contudo, neste momento n tenho possibilidades de comprar um novo, e queria fazer umas melhorias à fonte de alimentação e ao dissipador do praocessador.
Isto pk alem de o meu pc parecer um betoneira a trabalhar, tenho a impressão que estes dois componentes estão a degradar a ja diminuta perfrmance do meu sistema, ha fonte que penso ser de 250W axo que tem dificuldades em aguentar devidamente com o meu sistema, pois a minha grafica consome bastante e a cada passo queixasse que n tem energia suficiente qnd puxo por ela.
Mas bem as minhas duvidas eram as seguintes:

- Com um budget de 100€ que fonte e dissipador aconselham.
- A fonte n é problema pk ja mudei e sei que é facil, mas o dissipador parece um pco mais dificil, é seguro mudá-la eu? N queria matar a minha sucatinha....

Desculpem esta verborreia, e espero que me possam ajudar.

Obrigado.
Bacante
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 26, 2008 11:12

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 26, 2008 12:26

boas

para a fonte, embora overkill, uma lc green power 550W..
42€

existem de 420 mas com alguma qualidade temos esta....

quanto ao CPU não existe um AMD XP 2.8
mas sim um AMD XP 2800 +
2,2 Ghz se não estou em erro....

bém, não interessa, é um AMD slot A, peso max dinâmico 300g...
sim, o die tem apenas 10x07mm.... bém pequeno..
para retirá-lo é simples....

Depois de desligado da corrente..

material necessário:
novo cooler;
chave de fendas;
liquido de limpeza de massa;
um tubinho de massa;
algodão;
um cartão de plastico duro ou uma luva de plástico transparente;

com uma chave de fendas, e muito cuidado, introduzes num dos lados (só um é que tem um chamfro) ...
dizia.... empurras para baixo.... quando o perne começar a sair... um ligeiro movimento para a frente e baixo e o tirante deve ficar solto....
cuidado não soltes o tirante de repente, nem deixes fugir a chave de fendas, senão assassinas a board...

depois, soltas o perne de trás...

o tirante deve ficar completamente solto....

para retirar o cooler, roda-se de vagarinho de um lado para outro até ficar solto....
ATENÇÂO - não puxar, o CPU pode vir atrás e com o processo partir-se algum pino... muita gente perdeu os seus AMD assim...

depois do cooler solto, temos de retirar a massa velha...
para tal pegar num algodão e molhar no liquido de limpeza, escorrer ...
depois com o algodão húmido limpar a massa do cpu...
cuidado, não exageres e não raspes muito o verniz á volta da CPU...
é só até a parte metálica do die ficar limpa..

Agora o cooler novo...
problema para slot A (462) já são dificeis de arranjar...
ARCTIC COOLING COPPER SILENT 3 - 9€ performance não difere do original....
embora pesado aconselho o Zalman 7000B tenho ainda dois a funcar e optimo... o ALCu tem o rendimento praticamente igual ao Cu, o Cu é mais pesado. 25 a 28 €..
fácil de instalar é só seguir as instruções.... instalas primeiro as duas peças de aluminio...
depois aplicas metade de um grão de arroz de massa no die espalhas, só sobre a parte metálica...

coloca os separadores de borracha no sitio indicado...

com cuidado apoia o zalman em posição e aperta os parafusos, uma volta de cada lado até ao fim...

tens ainda o scythe Katana CPU Cooler (300g) se encontrares... ou o katana II com adaptador para 462 (as versões normais não o tem), mas tenho medo 500 e tal gramas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Vtech » Segunda Mai 26, 2008 13:22

Não recomendo o Arctic Copper Silent 3, tenho um com pouquíssimo uso e faz uma barulheira pouco normal quando comparado quando era novo, acho que se deteriorou muito rapidamente.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Bacante » Segunda Mai 26, 2008 14:01

Antes de mais um grande obrigado a alr_tech, foi uma resposta profundamente esclarecedora e de facto e processador é um AMD 2800+.
Confesso contudo que me assustaste no que ao processo de substituir o processador diz respeito... Ja nao sei se arrisque!
Agradecia ainda que me pudesses informar em que loja posso adquirir a fonte e o cooler que recomendaste, já que Vobis e afins n me parece que tenham... Sera que n chip7 ou Mbit tenho mais sorte?

Um grande bem haja a todos!

encontrei a fonte que recomendaste na MBIT,2€ mais cara mas n é mto, o dissipador estou a ter mais dificuldades...
Bacante
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 26, 2008 11:12

Mensagempor Jet_Black82 » Sexta Jun 06, 2008 10:24

alr_tech Escreveu:quanto ao CPU não existe um AMD XP 2.8
mas sim um AMD XP 2800 +
2,2 Ghz se não estou em erro....

2.08 GHz para ser exacto, mas bem puxadinho chega aos 2500 ;)

alr_tech Escreveu:material necessário:
(...)
chave de fendas;
liquido de limpeza de massa;
(...)

chave de fendas deve ser larga pois oferece mais estabilidade ao desmontar o cooler antigo

como liquido de limpeza pode-se usar acetona (AKA removedor de verniz das unhas) que facilmente podemos pedir emprestado à nossas mães ou namoradas ... ou esposas :P

alr_tech Escreveu:com cuidado apoia o zalman em posição e aperta os parafusos, uma volta de cada lado até ao fim...

até ao fim não ia..., já o fiz e o que me aconteceu foi que a board pura e simplesmente dobrou (n partiu felizmente) mas podes apertar até sentires que o cooler está bem fixo e n vai a nenhum lado ;)

de resto o alr_tech explicou tudo mt bem ;)

com esses CPU's é necessário ter algum cuidado porque o sitio onde assenta o cooler é o próprio processador, o pequeno rectangulo que fica no meio da placa dos pinos é mesmo o pedacinho de silicio que tem n sei quantos milhoes de transistores la dentro
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Mensagempor alr_tech » Sexta Jun 06, 2008 11:39

boas
Não sei onde vives, mas se fores de Lisboa ou perto...
a VOBIS é careira... a c...7 tb....

procura no itcomponents ou no KuantoKusta...

Jet_Black82 Escreveu:...
chave de fendas deve ser larga pois oferece mais estabilidade ao desmontar o cooler antigo

como liquido de limpeza pode-se usar acetona (AKA removedor de verniz das unhas) que facilmente podemos pedir emprestado à nossas mães ou namoradas ... ou esposas :P

alr_tech Escreveu:com cuidado apoia o zalman em posição e aperta os parafusos, uma volta de cada lado até ao fim...

até ao fim não ia..., já o fiz e o que me aconteceu foi que a board pura e simplesmente dobrou (n partiu felizmente) mas podes apertar até sentires que o cooler está bem fixo e n vai a nenhum lado ;)
bém, não aconselho acetona normal....
podes dar cabo do verniz isolante da CPU ou mesmo da board...

nas minhas boards e noutras nunca tive problema com a montagem dos Zalman, só numa dobrou um pouco... mas nada de sério....

não te esqueças, se levares o PC para casa de um amigo desmonta o cooler, podes partir o CPU...
o AMD XP apenas aguenta cargas de 300g....
+ se estiver a máquina quieta....
ou seja aguenta o Zalman e outros desde que não viajes com o PC..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor ReDsOuL » Sexta Jun 06, 2008 11:43

usa alcool para limpar
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício