Depois do "upgrade" que fiz ao Power4Gear (leia-se, desinstalá-lo) para o NHC consegui uma autonomia prodigiosa para um portátil como este, com uma placa gráfica dedicada.
O máximo de autonomia estimada que já tive (real foi cerca de menos 45 minutos) foi de 4:15

. Como consegui? Simples: NHC última versão, CPU com as voltagens bem afinadas (no multiplicador mínimo está quase a 0.7v), throttling para 400MHz na velocidade mínima, monitor no mínimo (mas com iluminação), PowerPlay em baixo consumo, disco em modo de poupança máxima e alguns periféricos desactivados (firewire, porta LPT e LAN; o Wireless estava a funcionar, mas com alguma poupança de energia, também). Aguentou-me uma aula de 4 horas com intervalo pelo meio, a navegar na Net, a fazer alguns downloads e coisas assim. Como ía suspendendo e tal, no fim da aula sobravam-me uns 5-10% de bateria e hibernei-o, se não ía dar bronca (o modo de hibernação automático com baixa bateria corrompe-me sempre o hyberfil.sys...).
Xaman, esse patch é o que vem corrigir o problema do driver USB 2.0 do XP que impede os CPUs de entrarem em modo de baixo consumo? Pensava que íam sair versões de BIOS para isso (pelo menos era o que diziam no Tom's Hardware...). De qualquer forma, já instalei. Andava com um "remendo" de Registry que encontrei num KB meio secreto da Microsoft, a ver se melhoro ainda mais esta autonomia. Imagino o que seria num portátil destes com gráfica integrada... Devia ir até às 5:30 sem grande esforço, quase de certeza...
Já agora, o PowerPlay está nas opções da placa grafica (clique direito no ambiente de trabalho/propriedades/definições/avançadas/tab da ATI). Quem usar drivers mais recentes (como eu, que uso os Omega baseados nos Catalyst 6.5), basta clicar com o botão direito no ambiente de trabalho e escolher "ATI Catalyst Control Center". Depois há lá uma secção dedicada ao PowerPlay.
Já agora, uma sujestão: o Power4Gear e o NHC têm muitas funções conflituantes (o NHC sobrepõe-se automaticamente). A única que o P4G tem a mais é a regulação do brilho do monitor. Pessoalmente, prefiro regular o brilho manualmente e dispensar o P4G, que é extremamente "embirrento" e às vezes crasha estupidamente, ficando a consumir 100% do CPU...
Cumps.
Miguel