ASUS A6VA -Duração da Bateria

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

ASUS A6VA -Duração da Bateria

Mensagempor cHeNo » Sexta Jun 02, 2006 13:51

Boas pessoal. Adquiri um Asus a6va ha cerca de 3 meses e estou satisfeito com ele à excepção da duração da bateria. Em modo high perfomance dura cerca de 1h30 e em batery saving 2h/ 2h30 no máximo e na melhor das hipoteses. Alguem tem este portatil e se passa o mesmo? ja de agora quem tiver me possa dizer a duração da vossa bateria? é q fico sem saber se é normal pois sei q a minha gráfica é um pouco devoradora de watts, ou se a bateria veio com defeito.

obrigado:)
cHeNo
Novato
Novato

Registado: Sexta Jun 02, 2006 13:46

continuacao

Mensagempor cHeNo » Sexta Jun 02, 2006 14:22

instalei o notebook hardware control e reparei q tenho o wear level a 11%. será disso? é q supostamente a bateria teria capacidade 3h.ate faz sentido. neste caso tendo em conta q a bateria tem 3 meses de uso e eu ate nem a descarreguei assim tantas vezes deveria reclamar nao?
cHeNo
Novato
Novato

Mensagempor BK » Sexta Jun 02, 2006 16:34

isso n é normal. O da minha namorada dura 3h e tal em battery saving...
1h30 para esse portátil n é normal. Mas ja viste se tens algum processo em background a comer recursos? Tens o ATI powerplay activado no modo de poupança de bateria kd tas a bateria?

Ve la isso tudo... caso contrario...
Reclama.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor cHeNo » Sexta Jun 02, 2006 19:49

de facto tinha o powerplay ao maximo.. nc me tinha apercebido disso. baixei e a duracao ja foi pas 3h... mais algumas dicas uteis q possam ajudar a aumentar a autonomia?

obrigado
cHeNo
Novato
Novato

Mensagempor BK » Sexta Jun 02, 2006 20:02

eheheh

vês... :)

Epa usa o menos de disco rigido possivel já que é dos componentes que consome mais. quanto à gestao do CPU, a Asus tem uma ferramenta pra isso ja... mete a luminosidade do ecrã baixinho, porque é uma coisa que come bastante tambem.

Assim de repente nao tou a ver mais nada... ah mete a desligar o ecrã passado 1min de inactividade.. e coisas assim do genero para maximizar a bateria quando nao está a ser usado.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor Chong Li » Segunda Jun 19, 2006 1:33

cHeNo Escreveu:de facto tinha o powerplay ao maximo.. nc me tinha apercebido disso. baixei e a duracao ja foi pas 3h... mais algumas dicas uteis q possam ajudar a aumentar a autonomia?

obrigado

O que é o powerplay? Onde se vê isso?

Thanks
CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!
Chong Li
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 12, 2005 14:26

Mensagempor Chong Li » Segunda Jun 19, 2006 12:02

Ok. Já descobri. Também tinha no máximo. :?
Chong Li
Novato
Novato

Mensagempor major_jb » Segunda Jun 19, 2006 21:14

Chong Li Escreveu:
cHeNo Escreveu:de facto tinha o powerplay ao maximo.. nc me tinha apercebido disso. baixei e a duracao ja foi pas 3h... mais algumas dicas uteis q possam ajudar a aumentar a autonomia?

obrigado

O que é o powerplay? Onde se vê isso?

Thanks

Estão a falar do "notebook hardware control", correcto? ou do power4gear que vem com o asus? :?

Já agora faço as mesmas perguntas:

O que é o powerplay?
Onde é que se vê/altera?

Fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor Chong Li » Segunda Jun 19, 2006 23:41

major_jb Escreveu:Estão a falar do "notebook hardware control", correcto? ou do power4gear que vem com o asus? :?

Não propriamente.
Eu tenho o NHC a controlar o processador (switching - acho que é assim que se escreve). Ou seja normalmente está nos 800 MHTZ.

O Power4gear seleccionei para poupar bateria "battery saving" (sempre que ele não estiver ligado à corrente)

major_jb Escreveu:Já agora faço as mesmas perguntas:

O que é o powerplay?
Onde é que se vê/altera?

No ícone da ATI com o botão do lado direito, escolhes a opção painel definitions (acho que é esta, estou a dizer de cor) e aparece-te o powerplay. Aquilo tem lá vários separadores. Só tens que escolher lá os mínimos.

Com estas alterações aumentei a performence da bateria em 1h! 8O
Chong Li
Novato
Novato

Mensagempor major_jb » Terça Jun 20, 2006 11:36

Obrigado Chong Li !!! :wink:

realmente axo k a bateria do meu A6va está a durar pouko e kualker dika é sempre bem-vinda...

vou instalar o NHC o mais rápido possivel e ver as configurações do PowerPlay....

fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor Xaman » Quarta Jun 21, 2006 21:36

Vai à BIOS e corre o battery calibration, para calibrares a bateria.

Saca ainda um patch para o XP:
http://www.microsoft.com/downloads/deta ... laylang=en
Xaman

A7Vc-R007H (Pentium M 1.86GHz / 1Gb DDR2 533MHz / HDD 100Gb / DVD SuperMulti / ATI X700 256Mb HyperMemory (128+128) / TV-Tuner / Webcam 1.3M)
Xaman
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 14, 2006 9:55

Mensagempor __Miguel_ » Sexta Jul 28, 2006 22:22

Depois do "upgrade" que fiz ao Power4Gear (leia-se, desinstalá-lo) para o NHC consegui uma autonomia prodigiosa para um portátil como este, com uma placa gráfica dedicada.

O máximo de autonomia estimada que já tive (real foi cerca de menos 45 minutos) foi de 4:15 8O. Como consegui? Simples: NHC última versão, CPU com as voltagens bem afinadas (no multiplicador mínimo está quase a 0.7v), throttling para 400MHz na velocidade mínima, monitor no mínimo (mas com iluminação), PowerPlay em baixo consumo, disco em modo de poupança máxima e alguns periféricos desactivados (firewire, porta LPT e LAN; o Wireless estava a funcionar, mas com alguma poupança de energia, também). Aguentou-me uma aula de 4 horas com intervalo pelo meio, a navegar na Net, a fazer alguns downloads e coisas assim. Como ía suspendendo e tal, no fim da aula sobravam-me uns 5-10% de bateria e hibernei-o, se não ía dar bronca (o modo de hibernação automático com baixa bateria corrompe-me sempre o hyberfil.sys...).

Xaman, esse patch é o que vem corrigir o problema do driver USB 2.0 do XP que impede os CPUs de entrarem em modo de baixo consumo? Pensava que íam sair versões de BIOS para isso (pelo menos era o que diziam no Tom's Hardware...). De qualquer forma, já instalei. Andava com um "remendo" de Registry que encontrei num KB meio secreto da Microsoft, a ver se melhoro ainda mais esta autonomia. Imagino o que seria num portátil destes com gráfica integrada... Devia ir até às 5:30 sem grande esforço, quase de certeza...

Já agora, o PowerPlay está nas opções da placa grafica (clique direito no ambiente de trabalho/propriedades/definições/avançadas/tab da ATI). Quem usar drivers mais recentes (como eu, que uso os Omega baseados nos Catalyst 6.5), basta clicar com o botão direito no ambiente de trabalho e escolher "ATI Catalyst Control Center". Depois há lá uma secção dedicada ao PowerPlay.

Já agora, uma sujestão: o Power4Gear e o NHC têm muitas funções conflituantes (o NHC sobrepõe-se automaticamente). A única que o P4G tem a mais é a regulação do brilho do monitor. Pessoalmente, prefiro regular o brilho manualmente e dispensar o P4G, que é extremamente "embirrento" e às vezes crasha estupidamente, ficando a consumir 100% do CPU...

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor ptrci » Terça Ago 22, 2006 14:12

Se reduzires o brilho, desligares os dispositivos que não estas a usar ( wirelless ; etc. ). A bateria aguenta mais.
ptrci
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 15, 2006 11:21

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Ago 23, 2006 9:19

Uma coisa que descobri há uns dias e que é capaz de ajudar: é possível criar um novo perfil de hardware no gestor de dispositivos e prepará-lo para ligar apenas e só os dispositivos indispensáveis no arranque (por exemplo, desactivar tudo o que é periféricos e portas, nomeadamente LAN, Wireless, Firewire, LPT, USB e drive óptica), tudo desde que não seja preciso, obviamente.

A par disso é possível diminuir o número de serviços a correr para um determinado perfil de hardware.

Os perfis de hardware são carregados no arranque, e é possível definir um tempo de espera antes de ser feita uma escolha automática (tipo 5 segundos ou coisa assim)

Já não são propriamente dicas simples, mas quem quiser experimentar pode ser que dê para tirar um pouquito mais da bateria...

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes