Matei o meu F3JP. Help? RESSUSCITADO

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Matei o meu F3JP. Help? RESSUSCITADO

Mensagempor brainX » Terça Jan 01, 2008 14:21

Basicamente o disco vinha com um esquema estranho de partições e hoje resolvi, usando o paragon partition manager, mover a partição do sistema para ocupar um espaço que estava antes desta, coisa que não conseguia fazer com o gestor do disco do Vista.

Bem, ele reiniciou, começou as ditas cujas tarefas, e quando volto ao pc basicamente está morto. Eu ligo, aparece o simbolo da Asus, tudo preto, piscam os leds do sistema, e aparece um ecrã preto com um curso branco mas onde não consigo fazer nada. Nem sequer aceder ao menu de arranque. Já experimentei usar o Asus Recovery Disc mas ele simplesmente inicia um ciclo em que aparece Asus, um ecrã preto, vai abaixo, reinicia, volta o ecrá a dizer Asus, etc.

Alguma ideia? Alem de mandar o p+ortátil para a Asus?
Editado pela última vez por brainX em Terça Jan 01, 2008 20:52, num total de 1 vez.
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor Kayn » Terça Jan 01, 2008 15:22

Bem, é preciso algum cuidado a mexer em partições.

Vamos supor um disco unico no pc.
O disco está dividido em 2 tipos: Primary e Extended.

Dentro da Primary, podes ter até 4 partições, e deverá ser aqui que queres as partições de arranque onde fica o sistema operativo. O Vista, sinceramente nao sei, mas o XP so funciona bem se a partição dele tiver alojada na Primary. Provavelmente o Vista tambem.

Na Extended, podem ficar as partições todas restantes que nao cabem no Primary e que tambem nao tem nenhuma função de arranque, como alojamento de um sistema operativo.

Essas particoes mais pequenas que se encontram no inicio das drives costumam ter software especifico do portatil, tipo particoes de recuperacao do sistema. é possivel apaga-las sem problema, desde que nao tejas a espera delas para recuperar.

Tens alguma solucoes. esquema de partições "estragado" nao é, à partida, motivo pra mandar o portatil pra traz. Isso resolve-se, num par de horas.

Por esta altura, parto do principio que ja deste como perdido os dados que tinhas la dentro. Em qualquer caso, experimenta arranjar um DVD do vista e reinstala-lo.

Embora eu prefira uma segunda solução, porque gosto de ter controlo do que tou a fazer e nao confio muito no instalador do Vista para gerir particoes:

saca uma distribuição de linux- o ubuntu, por exemplo, ou o Knoppix. A ideia é ser uma distribuição Live para poderes inicializar um sistema operativo aí a partir de um cd, independente do teu disco.

Quando tiveres isso aberto, abres o GParted. é um programa gestor de partições muito bom de linux, que tambem é muito rapido a trabalhar.

Se so queres 1 sistema operativo aí, o que eu fazia era, limpar o disco todo de particoes e criar 2 - uma no inicio para o Vista prai com uns 30Gb e o restante numa segunda partição a seguir.

Depois instalas o Vista na partição que criaste para o efeito e tá pronto.

Isto tudo pressupoe que tens um dvd do Vista. Se nao tiveres, pedes emprestado, ou sacas uma copia original da net. o vista só tem um dvd para todas as edicoes, ele faz a diferença pelo numero de série que metes. Ou seja, quando meteres o teu que está no autocolante do portatil, ficas com o Vista legal de novo.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor brainX » Terça Jan 01, 2008 16:06

Obrigado pela dica. Irei experimentar.

Ter só tenho o Recovery da Asus, é a única coisa que tenho. Mas se for preciso também se arranja.

A tal partição na verdade não estava formatada, era apenas espaço livre. Eu na altura é que o formatei e comecei a usar como mais uma unidade, ja que não conseguia integrar noutra. HOje é que resolvi tentar mover a partiçao do SO e deu nisto.

Vou tentar entao.
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor brainX » Terça Jan 01, 2008 17:10

Bem, tentei logo aceder aos ficheiros das drives a ver que tal mas dava-me um erro de que nao conseguia montar. Entao fui ao gparted tentei "Check" mas deu erro para todas as partições. Neste momento, consegui finalmente arrancar com o Recovery na opção de recuperar todo o HD e vamos ver que tal.
"No Man is a complete mistery except to himself"
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor brainX » Terça Jan 01, 2008 18:24

Bem, está ressuscitado. O Recovery funcionou desta vez.

Muito obrigado.
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Terça Jan 01, 2008 20:20

Ainda bem. Pessoalmente nao gosto do recovery. No meu caso, poe me o portatil exactamente como veio, o que pra mim é mau. Instala-me o Vista (nao quero) e toda a mer** inutil em forma de software que eles impingem a atrasar o sistema.

Mas se te safou de uma forma facil, é o que interessa :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor brainX » Terça Jan 01, 2008 20:52

Depois tive outra vez a desinstalar aquele softwarezeco da ASUS e mais algumas coisas mas paciencia... Ficou direito. Sempre dava menos trabalho do quie estar hoje a tentar arranjar uma copia do Vista...
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LMX » Sexta Jan 25, 2008 18:24

Moderador alfatek: A sua mensagem/tópico foi moderada(o) por termos considerado que o seu conteudo é desinteressante ou não está muito relacionada com este tópico.

De acordo com as nossas regras, mensagens "ocas" de interesse podem ser moderadas para não estragarem forums/tópicos bons.

Pode ler as regras no endereço:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=5831
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante