por Kayn » Terça Jan 01, 2008 15:22
Bem, é preciso algum cuidado a mexer em partições.
Vamos supor um disco unico no pc.
O disco está dividido em 2 tipos: Primary e Extended.
Dentro da Primary, podes ter até 4 partições, e deverá ser aqui que queres as partições de arranque onde fica o sistema operativo. O Vista, sinceramente nao sei, mas o XP so funciona bem se a partição dele tiver alojada na Primary. Provavelmente o Vista tambem.
Na Extended, podem ficar as partições todas restantes que nao cabem no Primary e que tambem nao tem nenhuma função de arranque, como alojamento de um sistema operativo.
Essas particoes mais pequenas que se encontram no inicio das drives costumam ter software especifico do portatil, tipo particoes de recuperacao do sistema. é possivel apaga-las sem problema, desde que nao tejas a espera delas para recuperar.
Tens alguma solucoes. esquema de partições "estragado" nao é, à partida, motivo pra mandar o portatil pra traz. Isso resolve-se, num par de horas.
Por esta altura, parto do principio que ja deste como perdido os dados que tinhas la dentro. Em qualquer caso, experimenta arranjar um DVD do vista e reinstala-lo.
Embora eu prefira uma segunda solução, porque gosto de ter controlo do que tou a fazer e nao confio muito no instalador do Vista para gerir particoes:
saca uma distribuição de linux- o ubuntu, por exemplo, ou o Knoppix. A ideia é ser uma distribuição Live para poderes inicializar um sistema operativo aí a partir de um cd, independente do teu disco.
Quando tiveres isso aberto, abres o GParted. é um programa gestor de partições muito bom de linux, que tambem é muito rapido a trabalhar.
Se so queres 1 sistema operativo aí, o que eu fazia era, limpar o disco todo de particoes e criar 2 - uma no inicio para o Vista prai com uns 30Gb e o restante numa segunda partição a seguir.
Depois instalas o Vista na partição que criaste para o efeito e tá pronto.
Isto tudo pressupoe que tens um dvd do Vista. Se nao tiveres, pedes emprestado, ou sacas uma copia original da net. o vista só tem um dvd para todas as edicoes, ele faz a diferença pelo numero de série que metes. Ou seja, quando meteres o teu que está no autocolante do portatil, ficas com o Vista legal de novo.