Moderadores: Administradores, Moderadores

TheRza Escreveu:se der para mudar o imei, como é que consegues provar que o telemovel era o teu?!?
TheRza Escreveu:pelo menos, nos telemoveis mais antigos tinha noção que após mudar o imei nao ficava "registo" nenhum do imei antigo no telemovel.
TheRza Escreveu:aliás, isso de reaveres o telemovel na maioria dos casos é passado anos e as vezes com chatices que nem compensa a maçada e as pessoas simplesmente acabam por comprar outro!

ChronicSmoker Escreveu:Simples, basta a factura de compra do telemóvel (que mesmo que contenha outro emai, contem dados suficientes para provar que o equipamento em questão é o mesmo). Mas mesmo que por acaso até nem chegue, há mais dados, como o nrº de série do telemóvel e outros códigos semelhantes. Além disso, (nos telemoveis mais recentes) mesmo que o imei tenha sido mudado há muitas formas de chegar ao ponto em que se percebe isso mesmo, que o imei foi trocado.
ChronicSmoker Escreveu:Mas, o mais importante! Tal como eu tenho que provar que o telemóvel é meu, caso o imei tenha sido mudado, tu tens também que provar que ele é teu, com o imei actual. E das duas uma, ou o imei não existe porque é falso, ou é duplicado e há alguém com forma de provar que o verdadeiro lhe pertence. Get it?
ChronicSmoker" Escreveu:E de facto até pode nem ficar, até mesmo nos telemóveis novos. Mas isso é apenas uma parte. Mesmo não havendo nenhum "registo" do imei antigo, o meu, como provas que o actual, o teu, é de facto teu?!
ChronicSmoker Escreveu:Até podes ter razão, mas repara que cada caso é um caso. Não consegues simplesmente garantir que irá ser sempre da mesma forma para todas as pessoas em todas as condições e em todos os contextos. Mas a regra, é que quando aparece o prazo está "estabelecido" para "à volta" de 1 ano.
Mas é verdade, a maioria das vezes não compensa!

TheRza Escreveu:e que códigos sao esses?!? o numero de serie do telemovel nao é o imei?!? ja agora se o imei é alterado como é que a operadora/policia consegue identificar o telemovel na rede!?!
TheRza Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
com essa é que me partiste todo!!!
a pessoa a que vais bater a porta com a policia nao tem que provar nada, tu é que tens que provar que o telemovel é teu, ponto!
imagina que a pessoa em causa comprou o telemovel na China e nao tem facturas nem caixas nem nada, vai ficar sem o telemovel só pk que tu o dizes ou nao tem como provar que é dela?!?![]()
TheRza Escreveu:entao se o imei é alterado e nao fika "vestigios" do antigo como é que provas que é teu?!? é isso que ainda nao percebi.
TheRza Escreveu:mas essa percentagem dos que aparecem, aposto que nem aos 50% chega!
TheRza Escreveu:tens que pressionar muito policias, operadoras, etc e justificar muito bem essas pressões para te fazeres ouvir e mesmo assim...
eu digo isto pk ja tive 1 colega meu que lhe foram buscar um telemovel a casa (um simples 3510 na altura) e no entanto tinha sido achado! claro que dizem que devia ter entregue na policia mais proxima, mas no caso dele fazia o mesmo, para dar a um policia qualquer prefiro ficar com ele para mim.
TheRza Escreveu:e conheço outro caso bem mais grave de um Samsung Omnia com montes de coisas importantes guardadas no telemovel para a pessoa em causa e ta até hoje a espera que apareça (ja vai mais de 1 ano), até acho que acabou por desistir da "busca"!!!

ChronicSmoker Escreveu:O imei, é como a "alternativa a" (a mais fácil possível, o modo mais simples) para identificar um telemóvel na rede, e como tal, se o mesmo é alterado ou apagado (o que são coisas diferentes mas de uma forma complexa: uma coisa é alterar-se um emai de um equipamento por outro emai de outro equipamento, outra é "apagar-se" o emai desse mesmo equipamento alterando-se o mesmo por um "emai virtual", ou seja, algo não válido e que fisicamente não exista, embora tenha à mesma que ter uma forma física, que neste caso é um nr em tudo igual a um emai real) deixa de se poder localizar esse emai na rede GSM e por conseguinte a "alternativa a" deixa de ser viável por esta via, tendo que se passar à "alternativa b".
Mas isto tudo apenas serve para dizer, que caso um emai seja alterado/apagado, apenas se perde a maneira mais fácil de localizar um telemóvel na rede GSM. Além desta, existem mais uma infinidade de maneiras de localizar o equipamento na rede GSM, e depois ainda mais outra infinidade de o identificar "noutros campos/por outras vias". Triangulação de antenas, gps, contas bancárias, etc, são apenas mais algumas maneiras pertencentes ao grupo das fáceis, para se conseguir localizar um equipamento. Logo, o emai é apenas mais uma no meio de muitas, e quando o mesmo é alterado/apagado, passa a ser completamente irrelevante. Além do mais, se tivermos em conta que quando um emai é alterado/apagado, no exacto momento antes de isso acontecer, toda a "operação" fica registada, é algo que a torna pura e simplesmente inútil![]()
Antes de se mudar/apagar o imei do telemóvel, durante a "operação" quando há esse momento, na realidade ainda o estão apenas a mudar/apagar, e como tal estão a "deixar marca" com o emai actual. E mesmo que depois com o novo, não fique qualquer registo, já deixaram um antes.
Como disse anteriormente, além do sim, existem outros códigos com as suas respectivas funções. Basta ao tirares a bateria ao telemóvel ver todos os números e letras que por lá estão marcados, e a isso ainda somar todos os outros, que estão mais "interiormente". Para piorar, patricamente cada componente tem o seu próprio código, o que faz do emai, apenas mais um "código" no meio de muitos, cada um com a sua função, e podendo serem cruzados entre sí.
Se o imei for alterado/apagado, é "óbivo" que a polícia/operadora deixa de o poder localizar na rede GSM, mas deixa apenas de poder localizar esse emai na rede. O equipamento continua a ter uma taxa de localização de 100%, com uma margem de erro de 99,9% se elevarmos tudo ao "extremo" possível.
ChronicSmoker Escreveu:Bater à porta, com a políca, de quem?! De facto, a polícia até pode em teoria ou às vezes até mesmo de facto na prática ir bater à porta de alguém, mas no processo de localização de um telemóvel isso quase (pra não dizer mesmo nunca porque por vezes realmente isso pode acontecer) nunca acontece.
Depois, quando a polícia "bate à porta" de alguém (imagina um cenário de uma rusga com mandato de busca e apreensão), a coisa funciona exactamente ao contrário... TUDO o que não proves ser teu, na dúvida é apreendido. Imagina que és revistado, e tens no bolso droga e dinheiro. Se a droga encontrada for suficiente para te acusarem de tráfico, podes ter a certeza que o dinheiro, que até era teu e ganho legalmente, também irá ser apreendido. E mais, se fores apanhado a vender essa droga, e por acaso estiveres de carro, e com um telemóvel no porta luvas, mesmo tu provando serem teus, serão automaticamente apreendidos. Agora, imagina que nem prova tinhas que eram teus (factura no caso do telemóvel, e registo de propriedade para o carro). Num cenário mais extremo, se tiveres uma casa que é mesmo tua, comprada por ti com o teu dinheiro, mas não tiveres sequer uma escritura da casa (nem em teu nome, nem mesmo em nome de outra
pessoa, simplesmente não tens escritura), embora a casa seja realmente tua, LEGALMENTE, não és o dono dela.
Logo, voltando ao nosso assunto, eu tenho que provar que o telemóvel é meu como é certo, mas tu claro que também tens, e podes ter a certeza que na dúvida, ficas sem ele mesmo que ele não me seja entregue. Se fores à china comprar um telemóvel e por isso não tiveres a factura dele, és apanhado numa rusga e ainda por cima têm uma denûncia de alguém muito parecido contigo para um telemóvel igual. Se não tiveres factura, diz adeus ao telemóvel, mesmo que não te aconteça nada como é claro até porque nem fizeste nada e o telemóvel era mesmo teu comprado por ti, simplesmente não tinhas a factura porque o compraste na china...
Além disto, mesmo que um telemóvel não seja meu, se eu for à polícia fazer queixa que tu tens um roubado, se não provares que ele é teu, é apreendido sempre, em caso de dúvida. É mau, mas é verdade, por isso é que se diz que devemos andar sempre com as facturas, porque para todos os devidos efeitos, aos olhos da lei, tudo o que possuímos mas para o qual não temos factura (ou seja, prova que o comprámos, que é de facto nosso) para todos os efeitos LEGALMENTE não é nosso. É estúpido eu sei, mas é mesmo assim.
a tua prova de nada serve.ChronicSmoker Escreveu:provo que é meu, com a factura da compra. O imei apenas o identificava na rede GSM, a factura continua a ser válida. É um bocado ambíguo, mas a verdade é que se eu apresentar a factura, mesmo o emai tendo sido mudado, se tu não apresentares a factura de compra (que é impossível, visto que fui eu que o comprei, a menos que facifiques uma...), na dúvida, o telemóvel ser-te-á apreendido, mesmo que eu acabe por não ficar com ele, se acharem que por o emai ser outro, pode não ser o mesmo telemóvel. Logo, prova-se que pode não ser o meu, sim, mas prova-se ao mesmo tempo que esse, tu não compraste.
ChronicSmoker Escreveu:Depois, tens ainda que ter em conta os contextos em que as situações acontecem. Procurar um telemóvel que foi roubado por um rapaz de 18 anos que o roubou a outro da mesma idade, dizendo "da-me o telemóvel já", sem qualquer tipo de violência/agressão, e o 2º dando-o espontaneamente, não é propriamente a mesma coisa que procurar um telemóvel que foi roubado por um homem de 35 a um miúdo de 12, dando-lhe 2 facadas e um murro para o fazer. Depois ainda à os valores em causa, os "enredos", as pessoas em causa, a quem calha o processo, etc, etc, etc. Digamos assim, a polícia só não acha os telemóveis que não quiser achar, salvo claro, raríssimas excepções. Além disso, sem a polícia, a própria operadora tem por sí só, meios mais que suficientes para localizar todo e qualquer telemóvel (e de certa maneira, até bem mais que a polícia, porque a mesma acaba sempre por estar directamente dependente da operadora) e também só não o faz se não quiser.
ChronicSmoker Escreveu:Mas o facto de ter sido achado, não quer dizer que quem ficou sem ele não pudesse ter feito queixa. Posso-te dizer, que ainda hoje mesmo me aconteceu um autêntico "milagre"! Perdi o meu n73 a semana passada ao regressar a casa à noite, nem sequer sabia onde, e hoje pura e simplesmente apareceu. E não, não me tinha esquecido dele em lado nenhum... deixei-o cair na rua, à noite, e no outro dia alguém o achou e ficou com ele. Achado não é roubado, eu também ficava com ele (se não o conseguisse indentificar, como era o caso do meu), e hoje por uma feliz e incrível conjunção de acontecimentos, factores e coincidências, o telemóvel veio-me parar novamente às mãos. Não cheguei a fazer queixa como é óbvio, porque o perdi, mas ele estava na "grey list", e como tál, embora poucas, existiam hipóteses de ele ser novamente achado, o certo é que mesmo que na prática ninguém utilizasse isso, ele era igualmente 100% recuperável. Já anteriormente como tinha dito, tive um n70 que me tinha sido roubado e que cerca de um ano depois, voltou para mim por intermédio da polícia (e adivinha? por mero acaso, o imei até tinha sito mudado, e quem o estava a usar nem sequer o estava a fazer na mesma operadora que eu...).
TheRza Escreveu:Se o "processo de recuperação" do telemóvel estiver em curso, "mais de 1 ano" não quer dizer que ele não possa vir a aparecer. Tudo depende de tudo. Quando menos ele esperar, pode ser que tenha uma surpresa, como foi o meu caso.

Voltar para PDAs, Telemoveis, Leitores MP3 e afins
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante