Mudança de Netcabo 2Mbps para Clix ADSL 16Mbps

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mudança de Netcabo 2Mbps para Clix ADSL 16Mbps

Mensagempor EspiritoLampiao » Terça Nov 08, 2005 20:21

Boas, pessoal. Andei a pesquisar aqui pelo fórum, mas não encontrei resposta completa para as minhas dúvidas, pelo que tomo a liberdade de criar este tópico por forma a vê-las esclarecidas, na medida do possível.

Actualmente sou cliente da Netcabo, tendo acesso a 2 Mbps com "happy hours" (já sou cliente há cerca de 3 anos). Recentemente o Clix chegou à minha àrea de residência, tendo eu agora cobertura de "zona Clix". Assim, e tendo em conta o serviço e o preço praticado pelo ISP, estou interessado em mudar de ISP do meu actual acesso Netcabo para acesso Clix ADSL 16Mbps.

A minha principal questão neste momento é o facto de eu morar num prédio já relativamente antigo (17 anos), com apenas uma tomada de telefone no corredor. Como tenho PC no quarto, tenho-o actualmente ligado a uma tomada da TV Cabo no meu quarto. Caso mude para Clix ADSL, necessito então de criar uma rede "wireless" que me permita ter internet no quarto e no portátil (para o efeito tenho uma placa PCMCIA US Robotics Wireless Turbo PC Card, modelo 5410).

Andei a pesquisar aqui no fórum e encontrei diversos tópicos relativos a sugestões para router/modem adsl wireless - achei bastante interessante as opções D-Link, pelas diversas opiniões favoráveis - e queria solicitar-vos ajuda na escolha então de um modem/router compatível com a norma utilizada pelo Clix (presumo que seja ADSL e ADSL 2+) que tenha bom alcance e seja estável para utilização intensiva da rede (incluindo comunicações P2P como o eMule). Tenho também de adquirir uma placa PCI/USB/Ethernet que me permita aceder à rede wireless no meu PC desktop, que está no quarto (para o portátil já tenho a placa PCMCIA acima mencionada). O router/modem ficará ligado à ficha telefónica do corredor, a uns 8 metros e uma parede de distância do meu PC desktop. Não me importo de pagar um pouco mais pelo modem/router e placa PCI, caso a qualidade (do hardware e do sinal) o justifique.

Agradeço desde já as vossas opiniões e a vossa ajuda para me esclarecer nestas questões.

Cumprimentos.
EspiritoLampiao
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 08, 2005 20:08

Mensagempor HavoC » Terça Nov 08, 2005 21:19

Bemvindo ao forum.
Aí esta uma boa questão. Pelo que sei os actuais routers/adsl modems linksys, usr9106, d-link dsl-g604t não sao adsl 2/2+ nativos. Para despachar stock, fazem um upgrade ao firmware e colocam na caixa um autocolante a dizer ADSL 2+. Um upggrade ao firmware pode aumentar essa compatibilidade mas certamente não chegam aos 16 mbit e portanto muito menos aos 24 mbit (max da adsl2). Tenho estado á espera de um feedback de alguem com 16mbit, mas praticamente ninguem tem esse serviço. Se a Novis oferece o modem usb, entao fica com esse e aguarda.. nem que estiques um cabo pela casa :roll:
Dos fabricantes 'favoritos' aqui do forum parece que a USR foi o 1º a lançar um router/modem adsl2 nativo:

http://www.usr-emea.com/products/p-broa ... 8&loc=unkg

mas não conheço nenhuma loja que o tenha. A velocidade das ligações adsl deram um passo enorme, de maneira que ainda é um pouco cedo para poder dizer algo em concreto. No entanto tambem estou curioso em saber se alguem por aqui tem clix 16 mbit em full speed e com que hardware :)
Fica bem.
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 14:53

Mensagempor EspiritoLampiao » Quarta Nov 09, 2005 11:55

Então o aconselhado será optar por um router em vez de router/modem, certo? Assim ligo o modem ADSL que o Clix me fornecer ao router e já não há espiga com essas questões do ADSL/ADSL 2+...

Após uma pequena pesquisa pelo material D-Link actualmente em comercialização em Portugal, encontrei estes dois produtos:

D-LINK WIRELESS ROUTER 54MBPS DI-624 (o Router Wireless, por cerca de 100 euros) e D-LINK WIRELESS PCI 108G DWL-G520 (a Placa PCI para o meu Desktop, por cerca de 48 euros). Alguém que tenha pode confirmar que seria uma boa escolha? Devo ter algum cuidado especial aquando da compra quer da placa quer do router, por causa das revisões? É que li algures aqui pelo fórum que é aconselhado ter o modelo DI-624 rev C, por causa do P2P... confirma-se? E posteriormente, terei de fazer "upgrade" ao firmware?
EspiritoLampiao
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Nov 09, 2005 14:07

Tens de ter cuidado , no caso do modem só possuir portas USB.
É que nunca conseguirás ligar uma porta USB ao router. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor EspiritoLampiao » Quarta Nov 09, 2005 20:41

[PT]CableGuy Escreveu:Tens de ter cuidado , no caso do modem só possuir portas USB.
É que nunca conseguirás ligar uma porta USB ao router. :roll:

O modem que o Clix comercializa por 25 euros não inclui porta ethernet? Para ligar ao router? [EDIT: já vi que sim, que tem]

Outra questão, como configuro o router e instalo drivers e firmware e isso? Tenho de ter o PC ligado fisicamente ao router ou posso fazer isso ligando via wireless ao aparelho?

Estive também a procurar e encontrei algumas opiniões interessantes e favoráveis em relação ao material da Linksys, nomeadamente o router WRT54G e o adaptador PCI WMP54G. A nível de ligações P2P são bons? Permitem-me ter o eMule ligado sem espiga ou vou ter problemas com o número elevado de ligações?

PS: Deixo abaixo um pequeno mapa que fiz com um esquema da minha casa, para que me possam dizer se conseguirei ter bom sinal no meu PC desktop (no quarto) com uma das soluções que mencionei.

Imagem
EspiritoLampiao
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sargopt » Quinta Nov 10, 2005 23:54

Muito sinceramente acho que devias ligar o desktop por cabo UTP normal e manter apenas o portatil a comunicar via wireless.
sargopt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 10, 2005 13:08

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Terça Nov 15, 2005 10:20

EspiritoLampiao Escreveu:Outra questão, como configuro o router e instalo drivers e firmware e isso? Tenho de ter o PC ligado fisicamente ao router ou posso fazer isso ligando via wireless ao aparelho?

Convém ser fisicamente, porque por algum motivo (pequeno erro na configuração, p.e.) podes ficar sem wireless.

Cumprimentos,

KrIaX.
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante