Boas, pessoal. Andei a pesquisar aqui pelo fórum, mas não encontrei resposta completa para as minhas dúvidas, pelo que tomo a liberdade de criar este tópico por forma a vê-las esclarecidas, na medida do possível.
Actualmente sou cliente da Netcabo, tendo acesso a 2 Mbps com "happy hours" (já sou cliente há cerca de 3 anos). Recentemente o Clix chegou à minha àrea de residência, tendo eu agora cobertura de "zona Clix". Assim, e tendo em conta o serviço e o preço praticado pelo ISP, estou interessado em mudar de ISP do meu actual acesso Netcabo para acesso Clix ADSL 16Mbps.
A minha principal questão neste momento é o facto de eu morar num prédio já relativamente antigo (17 anos), com apenas uma tomada de telefone no corredor. Como tenho PC no quarto, tenho-o actualmente ligado a uma tomada da TV Cabo no meu quarto. Caso mude para Clix ADSL, necessito então de criar uma rede "wireless" que me permita ter internet no quarto e no portátil (para o efeito tenho uma placa PCMCIA US Robotics Wireless Turbo PC Card, modelo 5410).
Andei a pesquisar aqui no fórum e encontrei diversos tópicos relativos a sugestões para router/modem adsl wireless - achei bastante interessante as opções D-Link, pelas diversas opiniões favoráveis - e queria solicitar-vos ajuda na escolha então de um modem/router compatível com a norma utilizada pelo Clix (presumo que seja ADSL e ADSL 2+) que tenha bom alcance e seja estável para utilização intensiva da rede (incluindo comunicações P2P como o eMule). Tenho também de adquirir uma placa PCI/USB/Ethernet que me permita aceder à rede wireless no meu PC desktop, que está no quarto (para o portátil já tenho a placa PCMCIA acima mencionada). O router/modem ficará ligado à ficha telefónica do corredor, a uns 8 metros e uma parede de distância do meu PC desktop. Não me importo de pagar um pouco mais pelo modem/router e placa PCI, caso a qualidade (do hardware e do sinal) o justifique.
Agradeço desde já as vossas opiniões e a vossa ajuda para me esclarecer nestas questões.
Cumprimentos.