Boa noite.
Quanto ao router não conheço, agora se a tua ligação é clix directo então deverias ter um router com ADSL2/2+. Penso que mesmo 2M não ser necessário a versão 2 acho que a Novis/Clix usam equipamento na central ADSL2 se é indirecto a modulação é conpativel de certeza,a maior parte dos routers usa em modo auto
3900 metros pois acho que deverias ter uma sincronia boa eu tenho 3872 com uma estabilidade aceitável a 5100 metros apesar de ser um dos únicos com ADSL na caixa á qual a minha linha está ligada.
O que pode ser? muita coisa, por exemplo: as ligações mal feitas desde a central a tua casa, não teres filtros nos telefones fax etc..., o que duvido pois já toda a gente sabe disso ou quase, o tipo de cabo e os anos que o cabo tem, tanto o da tua casa como o que vem das caixas da PT/novis/clix/etc... e por fim mas podendo haver mais, a qualidade do próprio router. Não me estou a lembrar de mais.
No meu caso quando liguei a ADSL a 21 Abril de 2005 nada se aguentava nem a 1 Mb tinha muitas perdas de sincronia e mtas vezes com sincronias baixas. Cheguei a ter 380 kbs (bits está certo) depois de telefonar umas dezenas de vezes e depois de verificarem algumas ligações
decidiram mudar o cabo (isto em Dezembro de 2005, muita luta...) que vai da caixa ou "Pot" neste caso, até ao meu BPA uma pequena protecção dos telefones e equipamento de telecomunicação, digo pequena protecção pois o meu router foi á vida na trevoada da semana passada

, mudei o cabo que vai do meu BPA até a tomada RITA do modem e neste momento tenho 3872 a 5100 metros claro que o SNR margin de dowmstrean é 5 - 6 é o limite mas em bom tempo aguenta-se, agora em dias de chuva nem por isso de todas as formas vou ver se um Draytek 2800 resolve alguma coisa dizem que é o campeão em distância e estabilidade, vamos ver...

.
Fiquem bem e até...