AVISO: Pergunta não é para principiantes...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

AVISO: Pergunta não é para principiantes...

Mensagempor Digitalfox » Sexta Jun 30, 2006 17:49

Boas.. :D

Eis o problema:

Tenho um Desktop, servidor e portatil...

O servidor e desktop ligado ao router por placas de rede de 100Mbps e o portatil por wireless..

Ontem comprei duas placas de rede Gigabit e coloquei uma no servidor e outra no desktop..

Usei um cabo cruzado..

E o quero é deixar de passar o trafego do servidor para o desktop e vice-versa pelas placas de 100Mbps para passar a usar as de Gigabit que são mt mais rapidas ( passo GB's por dia )..

Mas quero continuar a usar as de 100 Mbps para a net nos dois pc's ligados ao router, pk o router só suporta velocidades de 100Mbps ( +/- 10MB/s reais ) e se usar as de Gigabit para tranferençias entre os dois passando pelo router continuo à mesma nos 100Mbs..

Portanto o que fiz e kero alterar é só por onde vai o trafego entre o desktop e o server, continuando td o resto igual..

Peço conselhos ou sugestões do que fazer para tornar isto viável..

Especificações de Máquinas:

Desktop

P4 3.2 HT : 1GB Ram : 2 X 160GB Sata : 1 placa de rede Gigabit e uma de 100Mbps

Sistema operativo Windows XP Pro SP2 EN

Servidor

P3 1000 : 512 Ram : 120GB & 200 GB : 1 Placa de rede Gigabit e uma de 100Mbps

Sistema Operativo Windows Server 2003 SP1-R2 Enterprise EN ( Legal e Registado )

Notebook ( portatil )

P4 Mobile 3.0 : 512 Ram : 80 GB : Placa de rede wireless 54 Mbps e placa de rede 100Mbps

Sistema Operativo Windows XP SP2 PT

Router US Robotics 9106 Wireless ( Firmware 2.5 )

O titulo diz tudo, não é pergunta para principiantes visto ser dificil de fazer, mas possivél..

Peço ajuda aos mais experientes :wink:

Cumprimentos a todos.. :wink: :?

PS: As placas de Gigabit forma compradas unicamente para realizar transferençias entre o server e o desktop de forma mais rapida, é apenas essa a sua função, as de 100Mbps continuam a ligar os pc's ao router e a fornecer acesso à net..
Mas quero que deixe de passar trafego entre o server e o desktop pelas de 100Mbps..
Digitalfox
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 19, 2005 18:10

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Jun 30, 2006 19:13

Boas,

desculpa que te diga mas acho que acabaste de fazer uma asneira de todo o tamanho. E digo-te porquê, não acredito que tenhas HW que suporte a transferência maxima das placas que tinhas antes, ou seja que estejas a estrangular as placas nos 100Mb/s.

Depois para conseguires aquilo que queres vais ter que bloquear o trafego entre os pc's pela placa de rede penso que bastaria usares o mesmo gateway mas gamas de ip's diferentes.

Boa sorte com isso...
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Digitalfox » Sexta Jun 30, 2006 19:23

Mercy_PT Escreveu:Boas,

desculpa que te diga mas acho que acabaste de fazer uma asneira de todo o tamanho. E digo-te porquê, não acredito que tenhas HW que suporte a transferência maxima das placas que tinhas antes, ou seja que estejas a estrangular as placas nos 100Mb/s.

Boa sorte com isso...

As tranferençias são feitas por FTP e usa entre 9 a 10MB/s com as placas de 100Mbps.. Logo parece-me que sim estão no maximo.. :wink:
Digitalfox
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Sábado Jul 01, 2006 0:05

Entao e o router tem portas a gigabit? Pelo que percebi, na comunicaçao que pretendes a gigabit, tambem ha passagem pelo router, ou nao?
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 01, 2006 15:20

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 01, 2006 1:08

Segundo percebi queres continuar com tudo igual ao que tens, e vais ligar o servidor e o computador normal com gigabit para comunicar entre eles, usando 1Gbps em vez dos 100Mbps certo ?

Se sim, isso é facil. Eu utilizo um sistema igual, mas em vez de 1Gbps uso o cabo de firewire. Por isso só tens que fazer o que o Mercy_PT disse em cima, metes uma gama de IP, conectas ao servidor por esse IP, e envias por esse IP, automaticamente ele envia pela rede Gigabit, se quizeres enviar pelas placas 100Mbps usas o outro IP correspondente ;)

No final de contas, o que decide o trafego ir por um lado ou ir por outro é o IP ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Digitalfox » Sábado Jul 01, 2006 2:40

Speed Dragon Escreveu:Segundo percebi queres continuar com tudo igual ao que tens, e vais ligar o servidor e o computador normal com gigabit para comunicar entre eles, usando 1Gbps em vez dos 100Mbps certo ?

Se sim, isso é facil. Eu utilizo um sistema igual, mas em vez de 1Gbps uso o cabo de firewire. Por isso só tens que fazer o que o Mercy_PT disse em cima, metes uma gama de IP, conectas ao servidor por esse IP, e envias por esse IP, automaticamente ele envia pela rede Gigabit, se quizeres enviar pelas placas 100Mbps usas o outro IP correspondente ;)

No final de contas, o que decide o trafego ir por um lado ou ir por outro é o IP ;)

Sim :wink:

O router esta a funcionar com gamas de ip's 192.168.1.*** e pus as duas placas de gigabit em crossover com gamas 192.168.100.1 e 192.168.100.2 ...

Se eu desligar uma das placas de 100Mbps o windows usa so as placas de gigabit para transferençias entre o server e o desktop, mas se ligar as duas placas de 100Mbps tb, ele vai mandar através do router ou seja da prioridade às de 100Mbps para transferençias..

O problema agora é que a não ser com FTP e indicando os ip's das gigabit's não consigo dizer ao windows que não kero k o trafego passe pelo router ( ligado com placas de 100Mbps ) e sim apenas as placas gigabit quando é trafego entre o servidor e o desktop..

Espero k me estejam a compreender :?
Digitalfox
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 01, 2006 2:49

Para isso vais ter que usar sempre o IP do servidor pelas placas gigabit, caso contrário ele usará o outro IP para aceder a internet e/ou ao outro servidor. Mas o que queres transferir, ou melhor dizendo sem ser por FTP o que prentes ? Porque de qualquer das formas tens que indicar sempre o IP das gigabit tipo \\ip\
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Jul 01, 2006 14:48

E tas a enviar os dados para o servidor usando o acesso por dns ou por ip? É que usares pela resolução por dns ele vai certamente priveligiar as placas 100mb pk sao geridas por ele e associadas a rede que gere. Por ip (da placa gigabit) vai para onde disseste até pk assume que são coisas diferentes.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Digitalfox » Domingo Jul 02, 2006 17:23

Speed Dragon Escreveu:Para isso vais ter que usar sempre o IP do servidor pelas placas gigabit, caso contrário ele usará o outro IP para aceder a internet e/ou ao outro servidor. Mas o que queres transferir, ou melhor dizendo sem ser por FTP o que prentes ? Porque de qualquer das formas tens que indicar sempre o IP das gigabit tipo \\ip\

Mercy_PT Escreveu:E tas a enviar os dados para o servidor usando o acesso por dns ou por ip? É que usares pela resolução por dns ele vai certamente priveligiar as placas 100mb pk sao geridas por ele e associadas a rede que gere. Por ip (da placa gigabit) vai para onde disseste até pk assume que são coisas diferentes.

Este servidor além de ter todo o meu software, jogos, musica, videos partilhado em rede para o meu portatil ( serve de tv no quarto ) e desktop, serve tb para download's P2P, emule, torrent's, etc.. E preciso de passar os downloads para o desktop para organização e tratamento do que retiro antes da arrumação do conteudo no disco de partilha do servidor..

O router tem o DNS activo nas placas de 100Mbps, mas como as de Gigabit não estão ligadas ao router, não tem dns nas de gigabit..

As Gigabit estão configuradas desta maneira:

Server:

IP 192.168.100.1
Sub 255.255.255.0

Desktop:

IP 192.168.100.2
Sub 255.255.255.0

Não tem gateway ou DNS atribuido..

Agora não sei bem pk, o ftp server que montei não passa das transferençias de 8 a 9MB/s como se continuasse com placas a 100Mbps..

Não tou à espera de atingir os 100MB/s reais, mas pelo menos metade

E até podia o hardware do server ser fraco, mas as tranferençias do desktop para o server tb andam na mesma.. E verificando a percentagem de CPU dos dois não ta alta ( não atinge nem de perto valores altos ) e os discos são tds a 7200RPM uns sata e outros IDE (ata 133)..

Cumps.. :D
Digitalfox
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor capricorn » Segunda Jul 03, 2006 0:06

O problema está no cabo, com crossover muito dificilmente vais lá. Procura na net informação sobre os cabos a usar, penso que terá de ser CAT 5e ou CAT 6
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor Todo_Trocado » Segunda Jul 03, 2006 0:29

O cabo CAT6 é o k já esta preparado para GigaBits. ;)
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor Digitalfox » Segunda Jul 03, 2006 0:33

Todo_Trocado Escreveu:O cabo CAT6 é o k já esta preparado para GigaBits. ;)

Usei esta configuração para criar o meu cabo crossover com suporte Gigabit:

http://logout.sh/computers/net/gigabit/

Ultima configuração da página..

Pin Connector #1 Connector #2
1 white/orange white/green
2 orange green
3 white/green white/orange
4 blue white/brown
5 white/blue brown
6 green orange
7 white/brown blue
8 brown white/blue

Fiz o melhor cabo?? :?

Eu sei fazer cabos de rede e tenho alicate e fichas, assim como é obvio cabo.. Mas fiquei na duvida se seria o alinhamento certo dos fios para uma rede GIGABIT.. :?

Nos testes que realizei com software da gigabit da minha intel Pro 1000CT, deu tudo positivo e funcional, e o proprio windows detecta a rede cmo de 1Gbps.. :wink:

Mas se estiver algo mal, por favor corrijam-me.. :)

Cumps..
Digitalfox
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SkyWalker » Quinta Jul 06, 2006 14:01

A solução mais simples, e que provavelmente será a que te vai dar melhores resultados, é adquirir um switch de 5 portas 10/100/1000.
Já se encontram com valores muito interessantes (60/80€).
Se quiseres continuar a insistir na ligação directa, verifica o cabo (Um cabo a Gb utiliza os 4 pares... e é bem mais sensivel a um mau cravamento).
Faz um teste simples.
Desliga os cabos a 100Mb, e testa a velocidade a ver o que acontece...
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor Newton » Quinta Jul 06, 2006 22:05

Viva!
Para esse tipo de cabo terás de utilizar ficgas blindadas!
Newton
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 27, 2004 23:44

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante